Comida local – Calábria – Itália

cOMIDAS TÍPICAS DA CALÁBRIA

Quer comer bem na Itália? vá para o sul! Quer saber o por quê? leia o post até o final.

Fiz de norte a sul da Itália e, obviamente o norte é bonito, mais desenvolvido, povo nem tão tão bem educado, preços mais altos e a comida não era bem aquilo o que eu esperava de “fartura” como o exemplo que eu tinha na minha casa (mãe neta de siciliano / calabrês).

Pegando vôo de Gênova para Catânia Sicília, já senti a diferença em comida logo no aeroporto em Catânia. Mais simples, mas com real sabor italiano. Mais tarde, visitando Calábria, a mesma sensação. Comida simples, farta e extremamente saborosa com tempero único. Acho que a simpatia do povo também ajuda bastante na preparação do alimento. Acredito nisso.

Você pode ler um pouco da comida típica da Sicília aqui e comida de rua na Sicília aqui. Este post é dedicado à comida calabresa e seus ingredientes .

Vamos ver comidas mais tradicionais da região da Calábria.

Foto: Taste Atlas

1) Purgatorio alla Calabrese

Dá pra dizer que é um sanduíche vegetariano especial, porque é muito bom!! O sanduíche é preparado com óleo de oliva, tomate, manjericão, berinjela, batata e pimenta.

Os ingredientes são cozidos até ficarem bem macios e o “purgatório” vai dentro do pão.

No passado os trabalhadores rurais costumavam levar este sanduicihe para o campo.

2) Morzello

Morzello é um típico prato italiano da região de Catanzaro, na Calábria. O prato na região é chamado de morzeddhu.

Feito com tripas e miúdos de bezerro, tomate, pimentão, louro e pimenta. Os ingredientes cozidos por umas duas horas e colocados dentro de um pão em forma de meia lua chamado pitta. Muito bom!!

3) Parmigiana alla Calabrese

O prato à parmigiana é conhecido em toda Itália, mas na Calábria ele tem um gosto de preparação bem diferente e melhor ao meu ver. Na Calábria, dependendo da região, é preparado com várias camadas de fatias berinjela frita ou grelhada, molho de tomate, manjericão, queijo pecorino, Mozarela e provola, além da famosa cebola roxa da Calábria, a cipolla di Tropea!

4) Pasta & Alici

Também conhecida como pasta con la mollica alla Calabrese, ou no dialeto, pasta ca muddicata é um prato tradicional de massa, anchovas e migalhas de pão.

A forma de preparar e os ingredientes são bem simples. Migalhas de pão, espaguete, azeite de oliva, pepperoncini ( a pimenta calabresa), e tomates picados.

5) Zippuli

Também chamado de zeplee ou zippuile, é um aperitivo bem comum na Calábria o qual é preparado com uma massa feita de farinha, água, fermento, batata cozida e sal. Adiciona-se também anchovas, ou queijo com tomate, ou o famoso salame local. O ‘nduja.”

PRODUTOS TÍPICOS DA CALÁBRIA

1) Nduja

Salame de porco curado com textura de patê típico da Calábria.

2) Caciocavallo Silano

Um dos queijos mais antigos e tradicionais da Calábria. Com textura firme, feito de leite de vaca e levemente salgado.

3) Salsiccia di Calabria

Salsiccia di Calabria é feita de porco, bacon, sal, pimenta e semente de funcho. Você encontra em três versões: bianca (sem pimenta), dolce (mais suave) e piccante (muito apimentada!!)

Você já experimentou algumas delas?

Você poderá gostar também de:

10 LUGARES PARA VISITAR NO SUL DA ITÁLIA

COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE IR À CALÁBRIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ 23 = 24

error: Oops. Conteúdo protegido !!
Rolar para cima
Rolar para cima