Sempre digo que o mercado local expressa a pura essência de uma cidade.
Índice de conteúdo
INTRODUÇÃO
Se você quer conhecer o cotidiano da capital, nada melhor do que passear pelas barracas dos 8 mercados locais de Roma, absolutamente imperdíveis. É o assunto desse post.
Gosto de quando estou em uma cidade nova, passear pelos mercados e feiras. Alí se conhece muito da característica local, seu povo e peculiaridades entre um alho e outro.. 🙂
Para você que gosta de descobrir lugares característicos da cidade , reuni abaixo a lista dos 8 Mercados de Bairro Romanos para visitar pelo menos uma vez na vida.
NUOVO MERCATO ESQUILINO
O novo Mercado Esquilino, gerido por uma cooperativa que reúne retalhistas, está localizado no antigo quartel do Sani, que se pode chegar a partir de quatro entradas: Principe Amedeo, via Mamiani, via Turati, via Lamarmora (com duas opções de estacionamento: subterrâneo sob o mercado e o próximo ao hotel Radisson).
Macarrão chinês e molhos de soja, frios e carnes romenos, legumes com nomes como Tapashi e Cassua, especiarias de todos os cantos do mundo e arroz de todas as formas, tamanhos, aromas são apenas alguns dos produtos que você pode encontrar.
Endereço: Via Prncipe Amedeo, 184
MERCATO DI TESTACCIO
O mercado, ao contrário de outros em Roma, é coberto . E ao mesmo tempo ao ar livre. O recinto, protegido da chuva e do sol por painéis transparentes e um sistema de ventilação, dá a sensação de estar ao ar livre.
Dentro há 100 barracas , chamadas banchi , para venda ou aluguel para quem quiser abrir seu negócio. Nas 100 barracas há uma variedade enorme: restaurantes , wine bars, frutas, sapatarias, street food , massas para levar, pizza feita na hora, lojas de roupas, toalhas, acessórios, decoração, bares… Tudo girando ao redor de uma praça interna.
Endereço: Via Aldo Manuzio, 66b
MERCATO TUSCOLANO III
Longe dos turistas em Roma, no bairro Quadraro, O mercado coberto Tuscolano III é uma festa para os olhos, com suas 120 barracas que variam entre vários tipos (comida, claro, mas também muitos não-alimentares e serviços) é um dos mercados locais mais ricos do sul de Roma . Vale se você quiser ter uma totral experiência local.
Endereço: Viale Spartaco,45
MERCATO TRIUNFALE
O mercado Trionfale é considerado o primeiro mercado de bairro romano, certamente é o maior com suas 273 barracas e está entre os maiores da Itália e até da Europa. Inaugurado na viale Giulio Cesare no final do século XIX, foi durante anos um local de passagem para quem saía para caçar ou para fora da cidade e parava com um cavalo ou cadeira de rodas para reabastecer animais e pessoas.
Endereço: Via Andrea Doria
CAMPO DI FIORI
Um antigo mercado de flores que hoje abriga um dos mais turísticos mercados de Roma. Leima mais sobre esse mercado aqui.
Endereço: Campo de’ Fiori
MERCATO RIONALE DI MONTI
O mercado do bairro Monti, localizado na Via Baccina, é um dos mais antigos de Roma. Construído em 1933, durante o período fascista, e posteriormente restaurado em 1993, caracteriza-se por uma estrutura que o cobre inteiramente e no exterior apresenta a sua bela fachada original. Há muitos anos que é vítima de desuso, mal permanecendo aberto, mas os atuais proprietários estão fazendo um esforço considerável para relançar esta joia no centro histórico da capital. A oferta comercial, apesar da sua dimensão, é muito válida e variada. Não falta absolutamente nada, há açougue, uma peixaria, fruta e legumes, um laboratório de massas frescas e até um balcão com artesanato. O mercado Monti é um local único no seu gênero, absolutamente para ser conhecido e apreciado.
Endereço: Via Baccina
MERCATO DI SAN COSIMATO
No antigo bairro Trastevere, esse mercado é um pouco diferente do demais porque fica ao ar livre em uma praça em Trastevere. Existem algumas barracas permanentes, mas a maioria das barracas são barracas de frutas e legumes que montam algumas mesas e guarda-sóis todos os dias. Mas há uma parte coberta a qual abriga algumas barracas permanentes. Essas lojas vendem de tudo, de livros a massas, peixes e carnes.
Endereço: Piazza di S. Cosimato, 64.
MERCATO CASILINO – PIGNETO
A longa rua de pedestres que atravessa Pigneto abriga desde tempos remotos o mercado aberto Casilino, um verdadeiro ponto de referência para um bairro em grande transformação. Hoje, proprietários idosos, jovens trabalhadores e estudantes que alugam um quarto, imigrantes, famílias vivem juntos na mesma área. E o próprio mercado reflete essa diversidade. Com cerca de 12 barracas, entre elas de frutas e legumes, mas também de artesanato, toalhas e utensílio domésticos. De segunda a sábado das 6h às 14h.
Endereço: Via Pedonale de Pigneto
Qual mercado você já conhece ou gostaria de conhecer? Escreva nos comentários!
PASSEIOS
LINKS
Você também poderá gostar de:
COMO USAR O TRANSPORTE PÚBLICO EM ROMA
ORGANIZAÇÃO DE VIAGEM
Seguro viagem, acomodação, passagens, passeios e mais..Clique na imagem abaixo.