Ristorante, Trattoria e Osteria…Qual a Diferença?

RISTORANTE, OSTERIA, TRATTORIA, QUAL A DIFERENÇA?

Não importa qual cidade da Itália você escolha, você pode ficar confuso com os nomes de lugares para comer.

Podem colocar Ristorante em Roma , Trattoria em Veneza ou Osteria em Milão, sem falar no “Tavola Calda”, “Rosticceria”, “Girarrosto”, “Taverna”, etc…. Qual é a diferença? Vamos ver nesse post.

1-RISTORANTE

Começamos com o que deveria ser o mais formal. Um “Ristorante” é em teoria um local com serviço completo, mesas bem decoradas, garçons profissionais, sommelier e um cardápio extenso e muitas vezes com pratos mais elaborados que uma simples massa à bolonhesa à nonna. As refeições normalmente neste tipo de estabelecimento consistem em três pratos ou mais. Claro que tudo isso se reflete no preço…e Como!

2-TRATTORIA

A Trattoria é um estabelecimento mais informal. O tradicional restaurante familiar com várias gerações na cozinha e servindo uma clientela fiel. É o local típico que encontramos em qualquer rua e que nos conquista pelo seu ambiente descontraído onde pode experimentar a mais típica cozinha italiana, ou seja, a melhor!

Em teoria é mais barato que o Ristorante, mas ainda assim você deve ficar atento aos preços se não quiser gastar muito, já que alguns restaurantes adotam o nome Trattoria para “soar” mais tradicional. Geralmente em área turística.

3-OSTERIA

Osteria é aquele lugar antigo, de ambiente rústico, onde são servidos apenas três ou quatro pratos do dia, anunciados numa placa na entrada. Isto seria algo como Um Pub na Inglaterra ou uma Tasca em Portugal. A comida é típica e despretensiosa. Este tipo de local também pode ter o nome de Hostaria ou Taverna na Itália, dependendo da região.

4-TAVOLA CALDA

A Tavola Calda é um local que serve refeições simples ou petiscos. Tal como um panini, uma comida pronta ou um café, é o tipo de local onde se pede algo rápido e se come no bar ou numa mesa informal antes de continuar o dia. Para quem procura economia, uma comida mais caseira, mas saborosa..esse é o local.

5-ROSTICCERIA E GIRARROSTO

Nesses locais, geralmente pequenos e informais, você pode comprar frangos assados ​​e especialidades de fast food como croquetes de arroz (supplì), flor de abobrinha recheada e frita (fiori di zucca) e pizza al taglio (pizza em fatias). É o típico local onde se pede algo simples para levar e comer no hotel ou apartamento onde está hospedado.

6-MESCITA, FIASCHETERRIA OU ENOTECA

Locais onde o protagonista é o vinho. Alguns servem tapas simples, sanduíches ou até pratos de massa.

Qual seu preferido?

7-LINKS

8 mercados de Roma para você se apaixonar
Comidas romanas que você deve experimentar
Comida local – Calábria – Itália
5 aperitivos imperdíveis em Turim – Piemonte- Itália
As melhores comidas de rua em Palermo – Sicília

8-PASSEIO

9-ORGANIZAÇÃO VIAGENS

oRGANIZAÇÕ DE VIAGEM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 1 =

error: Oops. Conteúdo protegido !!
Rolar para cima