10 curiosidades sobre o Líbano

10 curiosidades sobre o Libano

Existem milhões de brasileiros com antepassados libaneses. Mas nem todos conhecem a história.

Veja 10 curiosidades sobre o país:

1) A língua oficial é o árabe. O falado no Líbano é de difícil compreensão para os de outros países do Oriente Médio. O motivo não podia ser mais simples: a mistura de povos ajudou a criar um dialeto com fortes influências das línguas turca, francesa e inglesa.

2) O desenho no centro da bandeira libanesa representa o cedro, a árvore típica do país. A sua madeira foi largamente utilizada na antiguidade. Detalhe: o cedro é citado 75 vezes na Bíblia.

3) Beirute foi quase totalmente arrasada durante a guerra civil libanesa, que durou de 1975 a 1990. Quarteirões inteiros foram destruídos e a cidade dividida por uma linha verde que separava os bairros muçulmanos e cristãos.

4) Quase 60% dos libaneses são muçulmanos. O país, no entanto, possui uma grande diversidade religiosa: cristãos ortodoxos, coptas, drusos, católicos, judeus…

5) Pode parecer estranho para muita gente, mas não é: Istambul (Turquia), Sofia (Bulgária), Atenas (Grécia), Bagdá (Iraque),  Alexandria (Egito), Meca (Arábia Saudita) e Beirute (Líbano) fizeram parte de um único império, chamado de Império Otomano.

6) A bebida típica do país é o arak, uma espécie de bebida alcoólica de tâmaras ou uvas com anis. O arak possui alto teor de álcool e é normalmente consumido com gelo ou diluído em água.

7) 70% dos estudantes frequentem ensino particular.

8) É o décimo destino de compras mais popular do mundo.

9) Beirute é o lar da escola de Direito mais antiga do mundo.

10)O Líbano é o primeiro país do Oriente Médio que teve uma constituição.

Fontes: Sabedroiaecia, Casalibano

Interessado (a) na cultura libanesa?? Veja o livro abaixo. Versão kindle e impressa.

Os libaneses amazon

Um país pequeno e distante abriga um povo longe de ser desconhecido pelos brasileiros: os libaneses imigraram em peso para cá e trouxeram seus costumes e sua cultura. Este livro, escrito pelo historiador descendente de libaneses Murilo Meihy, mostra características, discute estereótipos e traz esse povo alegre e sofrido ainda mais perto dos brasileiros. Quem são e como vivem os libaneses? Um simples passeio pelas ruas das suas grandes cidades revela que o Líbano é uma encruzilhada cultural onde os clichês mais clássicos sobre a relação entre Oriente e Ocidente se dissolvem. As camisas de marcas famosas do Ocidente, os penteados ousados que mais parecem esculturas modernistas e as maquiagens pesadas são vistos lado a lado com véus islâmicos e correntes de ouro com pingentes em formato de cruz. Recheado de bom humor, relatos cotidianos e um panorama histórico, além de mapas e fotos, o texto mostra as raízes milenares do país, os anos de paz e de guerras, a geografia e a economia, a luta das mulheres e a diáspora. Esta obra é um convite para os brasileiros descobrirem as verdadeiras riquezas desse povo multifacetado e tão importante para a formação do Brasil.

Clique aqui para comprar o livro pela Amazon

Você também poderá gostar de:

7 CURIOSIDADES SOBRE A ESPANHA

8 HÁBITOS CURIOSOS DOS ALEMÃES

12 FATOS CURIOSOS SOBRE A FRANÇA

4 comentários em “10 curiosidades sobre o Líbano”

  1. Patricia Emilia Rodrigues De Oliveira

    Meu sonho é conhecer o Libano.Obrigado pela geografia e sobre a História do país.Gostara também de saber sobre a culinária também.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

− 7 = 2

error: Oops. Conteúdo protegido !!
Rolar para cima
Rolar para cima