12 Curiosidades sobre a França – Saiba mais

fatos e curiosidades sobre a frança

Um país que valoriza a sua cultura e valores; o principal destino turístico do mundo.

O país preserva a sua cultura com afinco e tem o maior número de vencedores do Prêmio Nobel de Literatura do que qualquer outro país.

Vamos ver alguns fatos e curiosidades sobre o país:

1) A França é o destino turístico mais popular do mundo: mais de 82.000 pessoas visitam o país todos os anos.

2) “Liberdade, Igualdade, Fraternidade” (Liberté, Égualitié, Fraternité) é o lema nacional da França, criado na época da Revolução (1789-1799) e acrescentado às constituições de 1946 e 1958. Você o encontrará em moedas, selos postais e logos do governo.

Reims

3) Na frança, em casos excepcionais, é permitido por lei casar com alguém morto, desde que possa provar que a pessoa tinha intenção de se casar com você quando vivo.

4) A França foi o primeiro país do mundo a proibir os mercados a jogar fora ou destruir os produtos não vendidos. Desde fevereiro de 2016, estes estabelecimentos devem doar tudo o que restou para bancos de alimentos e instituições de caridade.

Marselha

5) Desde 1634, a Academia Francesa (Académie Française) tenta preservar a língua francesa banindo (sem muito sucesso) palavras estrangeiras como bloghashtagparkingemail e weekend.

6) Alguns dos escritores e pensadores mais famosos do mundo eram franceses: Descartes, Pascal, Voltaire, Baudelaire, Flaubert, Sartre, Camus, entre outros.

7) A França produz quase um bilhão de toneladas de queijo por ano de quase 1.200 variedades diferentes.

Lyon

8) A França tem a maior taxa de natalidade da Europa.

9) O francês foi o idioma oficial da Inglaterra por aproximadamente 300 anos, entre 1066 e 1362.

10) Havia apenas um sinal de PARE (ARRÊT) em toda a cidade de Paris até 2012. Hoje em dia, ele não existe mais.

Toulouse

11) Concursos de beleza para crianças são ilegais na França.

12) Há mais de 100 pianos espalhados por estações de trem na França.

Fonte: Rough Guides, Folha de São Paulo, Lonely Planet.

Interessado na França e no povo francês? Veja o livro abaixo:

Os franceses amazon

França …terra de pães, queijos e vinhos maravilhosos, mas também de paradoxos, a França convive com imagens contraditórias a seu respeito. é verdade que os franceses fizeram a revolução da “liberdade, igualdade e fraternidade” – base da democracia moderna; sua História, contudo, registra discriminação contra diversas minorias. A excelência dos seus perfumes parece se contrapor à idéia de que o banho não passa de um mal esporadicamente necessário. Paris é a cidade mais visitada do mundo, mas seus habitantes parecem detestar turistas. O culto à comida é quase uma idolatria nacional, a manteiga é usada por toneladas, mas os franceses não engordam, nem têm altas taxas de colesterol. Quem são, afinal, esses franceses? Descendentes belicosos de Asterix, grosseirões bigodudos ou um povo refinado de degustadores de boa comida, boa bebida e cultura de alto nível? Neste livro sedutor, o cientista social Ricardo Corrêa Coelho desvenda o caráter, os valores, o modo de vida dos franceses e sua relação com seus vizinhos e visitantes. Leitura agradável e reveladora. Clique aqui para comprar.

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

81 − 78 =

error: Oops. Conteúdo protegido !!
Rolar para cima
Rolar para cima