15 Curiosidades Sobre o Japão – Bem interessante

15 curiosidades sobre o japão

Você sabia que a taxa de alfabetização do Japão é quase 100% e que as crianças são responsáveis pela limpeza das salas de aulas?

Veja 10 curiosidades sobre este maravilhoso país:

1) Infelizmente, o Japão está entre os 20 países com maiores taxas de suicídio do mundo. Uma das formas mais comuns é se jogar no trilho do trem. Quando isso acontece, os serviços de transporte anunciam o atraso em japonês para os passageiros e, posteriormente, cobram uma “taxa de interrupção” da família do falecido pelo atraso de algumas horas causado nos horários dos trens ou metrôs.

2) No Japão, 90% dos celulares são a prova d’água para que as pessoas possam usá-los no banho. O vício em aparelhos celulares e em tecnologia no geral é um assunto muito sério no Japão.

3) No Japão é permitido dormir no trabalho, uma vez que trabalhar muito não só é normal como admirável. O sono é um sinal de exaustão por excesso de trabalho, o que no país é considerado dedicação e trabalho duro, duas coisas muito importantes na cultura nacional. Portanto, o cochilo no trabalho (chamado de inemuri) é até bem-visto no mundo empresarial japonês.

4) A pontualidade não é percebida apenas nos horários dos trens no Japão; na verdade, ela faz parte intrínseca da vida dos japoneses e só é refletida em seus meios de transporte.

5) Há quatro sistemas de escrita diferentes no Japão: Kanji, de ideogramas de origem chinesa; Katakana e Hiragana, silabários japoneses; e romaji, a escrita da língua japonesa em caracteres do alfabeto latino.

6) No Japão, as chances de ser morto por uma arma é a mesma de um americano morrer atingido por um raio. O número de crimes no Japão caiu de 2,85 milhões em 2002 para 915.111 em 2017 no país todo, graças às medidas do governo para aumentar o número de polícias em serviço e ampliar o sistema de câmeras de segurança.

7) O Tsukiji, em Tóquio, é o maior mercado de peixe do mundo. Além de ser o maior atacadista de peixes e frutos do mar internacionalmente, ele também é famoso pelo seu leilão de sardinhas.

8) Há mais de 70 sabores de Fanta no Japão, desde sabores menos peculiares, como abacaxi, laranja com Coca-Cola, pêssego, ponche de frutas, maçã verde e morango, até outros bem “diferentes”, inclusive grapefruit, lichia, kiwi, fruta misteriosa, hip hop, ameixa-japonesa (sumomo) e Vitamina-C.

9) Carne de cavalo crua é popular no Japão. Em japonês, ela é chamada de sakura ou sakuraninki, que significa “carne de flor de cerejeira” por causa da sua cor rosada. Normalmente, ela é servida crua como sashimis

10) Na cultura do Japão, contato físico, em geral, não é corriqueiro como é no Brasil, por exemplo. Por causa disso, dar as mãos, no Japão, é um ato considerado íntimo e, quando feito em público (especialmente entre uma mulher e um homem), pode ser bastante ofensivo para pessoas mais conservadoras.

11) No momento de pagar uma compra no Japão, o dinheiro não é entregue diretamente nas mãos do atendente, mas em uma bandeja. Isso é feito para manter a higiene e, também, para evitar a possibilidade de haver contato físico.

12) É comum, para um japonês, usar máscara cirúrgica quando está resfriado ou gripado, além de espirrar na dobra do cotovelo, em vez de espirrar nas mãos. Ambas atitudes são tomadas para evitar transmitir o resfriado ou gripe a alguém próximo.

Japanese tourists walking in the countryside. The woman is wearing a protective mask.

13) Além de prezar pelo respeito, os japoneses prezam muito pela higiene. Por essa razão, em toda casa ou apartamento, há uma área denominada genkan, para que as pessoas deixem os sapatos que estavam usando na rua e coloquem pantufas ou chinelos, que serão usados apenas dentro da casa.
Na ida ao banheiro também há mudanças: deve-se trocar a pantufa por um sapato especial, utilizado apenas no banheiro, para evitar possíveis contaminações.

14) Nas escolas japonesas, os próprios alunos são responsáveis por realizar a limpeza do ambiente. Isso é feito para estimular que os alunos desenvolvam o respeito pelos ambientes em que vivem.

15) A taxa de desemprego no Japão é inferior a 4%.

Fonte: Japão em foco.

Interessado na cultura e no país? veja o livro abaixo:

Os japoneses amazon

É grande a tentação de ficar nos estereótipos quando se trata de japoneses. São disciplinados e limpos segundo alguns, silenciosos e desconfiados segundo outros. E, para quase todos, um povo obstinado, respeitoso dos seus ancestrais e herdeiro da lealdade dos samurais. No entanto, existe um outro lado do mundo oriental que desperta grande curiosidade. É verdade que a indústria japonesa nada cria, apenas copia? E por que será que os japoneses gostam de tirar tantas fotos e andar sempre em grupo? E as mulheres, seriam ainda gueixas submissas e dependentes? O objetivo deste livro é mostrar de onde vêm essas imagens cristalizadas, a partir de um olhar sobre a história, desde a formação, passando pelo mito do milagre japonês e chegando até o Japão pop de hoje. É sobre esse povo fascinante que se debruça a historiadora e antropóloga Célia Sakurai neste livro surpreendente e revelador. Leia mais

Você poderá gostar de:

12 CURIOSIDADES SOBRE A FRANÇA

10 CURIOSIDADES SOBRE O LÍBANO

7 CURIOSIDADES SOBRE A ESPANHA

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

75 − 70 =

error: Oops. Conteúdo protegido !!
Rolar para cima
Rolar para cima