Enquanto estiver em Roma, notará que nem todos os seus restaurantes são verdadeiramente “romanos”.
Infelizmente, muitos restaurantes atendem aos turistas, servindo comida “italiana” que não é fresca, sazonal ou mesmo romana!
Então, o que é comida romana? Aqui estão algumas das comidas de Roma e da região do Lazio para você saber:
1) BRUSCHETTA:
Há controvérsias. Uns dizem que foi criado na Toscana, outros em Roma. De qualquer forma, hoje a bruschetta é um item básico no menu da maioria dos restaurantes romanos. Um prato muito simples, diz-se que surgiu quando os fabricantes de azeite do século XV tostavam seu pão sobre uma fogueira que costumavam manter quente no inverno e depois testavam seu próprio azeite. Hoje, a receita é praticamente a mesma: um bom pão, esfregado com apenas um pouco de alho ( não é pão de alho … que não existe na Itália!) E coberto com azeite de oliva. Uma das variedades mais populares, é claro, é a bruschetta al pomodoro (com tomate).
2) PECORINO ROMANO:
A resposta de Lazio ao parmigiano-reggiano, pecorino, é um queijo feito com leite de ovelha (o nome vem de pecora, que significa “ovelha”). Duro, salgado e delicioso, o pecorino protegido por D.O.P., é o ingrediente de muitos pratos de massa romana.
3) PORCHETTA:
Não apenas uma comida da Úmbria e da Toscana , a porchetta também é servida em Roma; é a carne de porco jovem e recheado com ervas. É servido em um panino na hora do almoço ou como uma opção antipasto no jantar.
4) CARCIOFI ALLA GIUDIA:
Alcachofras são populares na Itália. Em Roma, existem duas maneiras clássicas de cozinhá-los. Dessa forma, significando “alcachofras judaicas”, é uma receita da antiga comunidade judaica de Roma; envolve fritar alcachofras até ficarem crocantes..
5) CARCIOFI ALLA ROMANA:
Aqui, as alcachofras são cozidas lentamente, tornando-as amanteigadas e macias. Mesmo se você não gosta de alcachofras, tente um desses dois tipos.
6) FIORI DI ZUCCA:
Estas são as “flores de abobrinha” e aparecem na cozinha romana de todas as formas diferentes; algumas massas vão até incorporá-las. A maneira mais popular (e tradicional), no entanto, é no menu fritti como um antipasto frito ou acompanhamento. É quando eles serão recheados com queijo mussarela, geralmente uma anchova ou duas, e fritos.
7) PUNTARELLE:
Outro acompanhamento romano típico ou antipasto que deve ser servido (e comido!) somente quando estiver na estação: de novembro a fevereiro. Estes brotos crocantes de chicória verde são servidos como salada, temperados com azeite, vinagre, anchovas e alho.
8) PASTA E CETI:
Macarrão com grão de bico. Uma receita muito antiga, simples e deliciosa. Não só isso, mas também é nutritivo! Leguminosas são freqüentemente conhecidas como a carne dos pobres, e essa massa não era diferente. Uma dose saudável de carboidratos e proteínas em um prato simples e barato!
9) PASTA CACIO E PEPE:
Uma das massas romanas “sagradas”, é uma massa servida com queijo pecorino ralado , pimenta do reino e misturada com sua própria água de cozimento. É simples, mas surpreendentemente delicioso. Pense nisso como um macarrão picante e queijo!
10) PASTA ALL´AMATRICIANA:
Massa com molho de guanciale (bacon naõ defumado), tomate, um pouco de pimenta vermelha, um pouco de vinho e pecorino. É nomeado após Amatrice, a cidade de Lazio que se diz ter inventado o prato. E enquanto o molho pode ter um pouco de alho, a maioria desaprova a existência de cebolas.
11) PASTA ALLA CARBONARA:
A carbonara romana adequada é feita de guanciale ( bacon não defumado) em cubos , ovos e parmesão ou pecorino … e é isso.
12) RIGATONI CON PAJATA:
Um macarrão com pajata. O que é pajata? Bem, é o intestino de um cordeiro ou bezerro desmamado (leia-se: alimentado com leite). Esses intestinos são limpos e esfolados, é claro, mas o leite parcialmente digerido, chamado “chyme”, é deixado dentro. Quando cozido, torna-se espesso e cremoso. Geralmente é servido em pequenos tubos com molho de tomate com macarrão. E, embora tudo isso possa parecer nojento, acredite: é muito bom. Aliás, esse é um dos muitos pratos “cucina povera” de Roma , comida criada a partir de miudezas por pessoas que não podiam pagar por mais nada.
13) SALTIMBOCCA ALLA ROMANA:
Vitela envolvida em prosciutto crudo e sálvia e frita rapidamente. Tão terno e saboroso, o nome literalmente significa “pula-na-boca” no dialeto romano.
14) INVOLTINI ALLA ROMANA:
Rolos de carne recheados com cenoura e aipo e servidos em molho de tomate.
Ja conhecia algumas ou todas?
Você poderá gosta tb:
5 DESTINOS ALTERNATIVOS EM LAZIO
Cadastre-se no blog para receber atualizações:
Erro: Formulário de contato não encontrado.