Aprenda 5 importantes gestos napolitanos – Itália

Aprenda gestos típicos de Nápoles

Gestos e Itália combinam sempre, certo? Não. errado e muito errado!!

Também tinha essa ideia quando fui para Itália, achando que veria pessoas gesticulando como um “Esperanto Italiano” com turistas o tempo todo, mas não foi bem isso. Torino, ou Turim, raramente vi pessoas gesticulando e apenas um pouco pela Ligúria. Onde realmente vi o espírito italiano da gritaria e gestos, foi Nápoles. Amor à primeira vista. Vida!

Se você não fala italiano e, mesmo que seja ultra fluente em inglês, aprenda os gestos típicos napolitanos. Eles salvam vidas… vá por mim! 🙂

A linguagem das mãos, como todo tipo de comunicação evoluída, também possui seus dialetos. Hoje, no território do antigo reino de Nápoles, você pode conhecer habitantes de várias regiões que indicam dois conceitos completamente diferentes com o mesmo gesto napolitano. Por exemplo, se você comparar o vocabulário das mãos de um napolitano com o de um calabrês ou siciliano, poderá descobrir diferenças surpreendentes, às vezes com pequenos detalhes.

Lembrando que o dialeto napolitano é bem diferente do italiano convencional. Tanto fala quanto escrita.

Vamos aos gestos:

1) Mah che vvuó

 O que você está dizendo? ”- o polegar une todos os outros dedos da mão virados para cima e o pulso oscila repetidamente em direção ao ombro. Esse gesto é dirigido a uma pessoa que fala muito, mas sem se tornar compreensível (geralmente ironicamente).
 O que você quer? ”- Muitas vezes, pode ser mais do que uma pergunta, e sim  um tom ameaçador, quase o desafio lançado a quem está observando você e, por esse motivo, é considerado provocador ou perigoso.

2) Se t’acchiappo / Mannaggia

“Se eu te pegar …” ou também “F***-se!”.. Então, tome cuidado…

3) Ma chi t’ha fatto fa ‘?

Por que você fez isso???

4) Amici per la pelle

Amigos para sempre!

5) Si n’allocco, nu ‘turzo

”Você é um tolo, um tonto!” O braço inferior está na posição vertical e bem visível, a mão gira em torno do eixo do braço. Esse gesto é voltado para pessoas que são consideradas  tolas.

Imagens gestos: Portanapoli

Você também poderá gostar de outros posts sobre Nápoles e região. Confira:

OS MELHORES BAIRROS DE NÁPOLES

5 CIDADES PITORESCAS DA COSTA DA COSTA AMALFI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

61 + = 64

error: Oops. Conteúdo protegido !!
Rolar para cima
Rolar para cima