Expatriado, viajante por período longo ou turista. Qual a diferença?

Tudo que você precisa saber para ser um expatriado

Viajamos por diversas razões e propósitos. Alguns nomes diferentes foram criados, mas no fundo, todos querem viajar.

Vamos conhecer aqui a diferença entre um expatriado, um viajante por longo período e um turista.

1) EXPATRIADO – EXPAT

Um expatriado é alguém que escolhe um país diferente do seu de origem para viver.

O termo expatriação não é novo, está presente na sociedade há milhares de anos. A mobilidade já era praticada por nossos antecessores. Os romanos tinham encarregados para viajar pelos quatro cantos do império e verificar se as províncias trabalhavam de acordo com a lei e se honravam com o pagamento de impostos.

Hoje, o significado de expatriado, não necessariamente e somente está ligado ao trabalho e vida profissional. Você pode ser um nômade digital e ser expatriado. Você pode ser aposentado e ser um expatriado, ou simplesmente decidir trabalhar e viver em outro país quando você tem a opção legal de trabalhar no país escolhido e, por último, trabalhar para uma empresa onde tenha matriz ou filial em outro país.

Mas, o que realmente busca um expatriado? Geralmente uma melhor qualidade de vida. Isso inclui segurança, boa educação para si  ou filhos e etc..

PREPARAÇÃO PARA SER UM EXPATRIADO:

Independente de como você vai morar me outro país (nômade digital / transferência empresa / aposentado / trabalho), você precisa ter em mente algumas coisas antes de sair do seu país:

a) Viajar pelo menos por algumas semanas para o destino escolhido para ter uma ideia real de custo de vida, a vida do dia a dia. Esqueça os locais turísticos ou programas turísticos. Ande de transporte público, vá ao mercado, coma fora, procure conhecer gente local e frequentar locais da cidade onde nativos frequentam, não turistas. Só assim você terá uma ideia real. Uma coisa é visitar como turista e outra é viver o local.

b) Idioma. O mínimo de conhecimento do idioma é crucial e até uma questão de respeito aos locais. Obviamente que você não precisa falar como um nativo nem dominar o idioma, mas o suficiente para não não passar ridículo. Vai profissionalmente? Então seu domínio do idioma tem que ser ótimo! É uma preparação em inglês que você precisa? Clique aqui e saiba mais.

c) Viabilidade econômica. Não sendo transferência pela empresa, você precisará ter uma ideia sólida e real do seu dinheiro e qual o poder de compra dele lá fora. Uma vez o país e cidade escolhido, faça uma pesquisa profunda de preços (aluguel ou compra de imóveis, plano de saúde, taxas de transferência do seu dinheiro, se for o caso (lembre-se que o Brasil cobra uma taxa de retirada de aposentadoria do Brasil para levar para outro país),bairro onde vai morar e etc..Um site que pode dar uma ideia de preços num geral é o site EXPATISTAN. Nele você escolhe a cidade que quer ir comparada co ma sua. No final ele traz a diferença em Porcentagem. Por exemplo. Londres esta num total 158% mais cara que São Paulo.

Tratarei mais a fundo sobre como ser um expatriado em outro post .

2) VIAJANTE POR PERÍODO LONGO

O termo “por longo tempo” é bem relativo e depende de pessoa para pessoa bem como objetivo da viagem, alguns consideram 40 dias, outros 3 meses e outros 1 ou 2 anos, mas o que realmente importa é a liberdade e seu objetivo atingido.

No Brasil, infelizmente não temos a cultura de viajantes de longo tempo, a burocracia local também impede bastante  e obviamente a parte financeira, mas alguns conseguem. Quem são eles?

1) Aposentados ( que não dependeram exclusivamente da aposentadoria do governo . O INSS;

2) Pessoas que podem fazer seu trabalho  independente de onde estejam no mundo;

3) Aventureiros;

4) Pessoas por sede de conhecimento de nova cultura, novo ritmo de vida, conhecer pessoas e ideias novas. Sim..me encaixo perfeitamente nessa!! 🙂

 DICAS PARA UM VIAJANTE POR LONGO PERÍODO:

1) A mais importante delas. Seja AVENTUREIRO (A), pois nem tudo correrá redondamente perfeito na viagem. Seu voo pode atrasar, aquele ônibus planejado entre uma cidade e outra não existe mais, você pode não gostar da comida local. o apto que você escolheu tem muito barulho ao redor etc..DESAPEGUE-SE. Você é do tipo que todo fim de semana precisa estar com família, parentes, amigos senão entra em depressão? Tenho algumas dúvidas se esse tipo de viajante será você.

2) PARE DE COMPRAR COISAS. Se você quer viajar para outra cidade/ país e ficar lá por algum tempo, pare de gastar dinheiro com coisas desnecessárias. Seja mais minimalista. Comore o útil / necessário e seja feliz!

3) TENHA UM PLANO. Como Zig Ziglar comentou: “Você não pode atingir um alvo se você não o vê, você não pode ver um alvo que não possui”.

Você alcança uma meta elaborando um plano com várias etapas que ajudam a alcançar essa meta. Depois de ter o plano, execute-o, claro! Você ja tem o plano que é viajar por um longo período. O alvo está alí. Agora é so alcançá-lo.

Ao criar seu plano você precisa ter em mente:

a) Quanto tempo ficará no local?

b) Onde ficará na cidade

c) Custo de vida dessa cidade / país

d) Vai com animal de estimação? Precisa saber se o local que vai ficar aceita animais de estimação

e) Dinheiro..quanto e como levar. Usar cartão de crédito vale a pena? Sua conta brasileira é habilitada para saque no exterior?

f) Vai trabalhar por lá? como? no que?

Mas o que procura o viajante por longo período? Geralmente uma nova cultura, uma experiência em outro local.

Mais sobre Viajante por longo período em outro post.

4) O TURISTA

Geralmente o turista viaja por poucos dias e já sai para sua viagem com praticamente tudo planejado. Passagens, hotéis reservados, passeios e a lista de recomendação de amigos de locais e restaurantes para visitar bem como a lista dos locais mais frequentados que aparecem no Trip Advisor com boa avaliação.

E você..deseja ser ou é um expat , um viajante por longo período ou um turista?

Olhem só esse livro que legal!

Quem nunca sonhou em viver a vida sem destino? Viajar, desfrutando da liberdade de poder estar onde e com quem quisesse a cada instante, procurando extrair o máximo de cada dia? Para Mayke Moraes, este sonho era uma promessa de vida que precisava ser cumprida. Inquieto, encontrou a paz na turbulência de cada canto do mundo que visitava, com suas cores, cheiros e expressões únicas. Corajosamente, o jovem embarcou numa viagem que o levou a 54 destinos absolutamente distintos entre si. Desvendando novas culturas, alcançou aspectos da vida que passam despercebido para quem nunca sai do lugar. O livro conta aventuras, paixões, emocionantes descobertas, relances de autoconhecimento, flertes com a espiritualidade. Tudo isso faz dele um relato maior do que um guia de viagem ou um manual para quem gosta de botar o pé na estrada: trata-se de um livro para quem curte viver. E viver intensamente, respirando novos ares sem medo do que o amanhã pode trazer. Sem medo de se entregar com paixão ao agora. Sem medo de encarar tudo que o destino pode trazer.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

− 1 = 3

error: Oops. Conteúdo protegido !!
Rolar para cima
Rolar para cima