Cuidados que você deve ter nas suas viagens

Cuidados que você deve ter nas suas viagens

As suas tão sonhadas e merecidas viagens merecem cuidados especias para você não ter problemas e nem dores de cabeça.

INTRODUÇÃO

Os principais problemas em viagens de quem vai por conta própria são: Vôos, seguro viagem, bagagem, acomodação, remédios e dinheiro.

Vamos ver cada um destes problemas e como solucioná-los.

VOOS

Cada um escolhe o voo de acordo com sua preferência, empresa aérea, horário, número de escalas, duração, classe, preço e etc.., mas aconselho, na hora da compra, com essa confusão toda de cobrança de bagagem e assento, procurar sites ou locais que você compre TUDO às claras e que possa lhe atender com m humano do outro lado da linha, caso você procure esclarecer dúvidas. Não existe coisa mais irritante do que estes atendimentos eletrônicos, não é mesmo?

Eu, particularmente, uso ou site da empresa aérea, ou Submarino Viagens, Passagens Promo e Viajanet. Neles, posso escolher número de escalas e com ou sem bagagem despachada. Preço final sem dor de cabeça.

Outra parte bem importante, além da compra da passagem é a escolha de seu assento, para não correr o risco de chegar ao seu destino de voo longo com o joelho na orelha…sim..por que as empresas aéreas acreditam que todos estão diminuindo de tamanho..só pode! 🙂

O site SeatGuru ajuda você a escolher os melhores assentos, mesmo na econômica. Legal, né?

SEGURO VIAGEM

Para viagens ao exterior, é importante e até obrigatório em alguns países, ter um seguro viagem, mas cuidado na hora da escolha. Contrate os que tem cobertura COVID, problemas dentários, repatriação, um seguro de no mínimo U$ 30.000,00 em casos médicos e que atenda você por Whatsapp. Ninguém é maluco de ligar do exterior para o Brasil e ficar pendurado com musiquinha, não é mesmo???

Outra coisa importante é contratar o seguro viagem o qual você não precisará desembolsar 1 centavo na sua viagem e que cubra custos de medicação também. Importante saber que você precisa guardar notas de compra em farmácias para ser reembolsado.

Nas minhas viagens sempre uso o Seguro Promo, o qual traz, dentro do que preciso, várias empresas a escolher.

Para nômades digitais, ou para quem ficará viajando por meses, aconselho o Safety Wing.

BAGAGEM

Assunto bem complexo, ainda mais com a novela bagagens despachadas e etc…

A primeira delas, quando você arrumar suas malas, coloque bem no topo, antes de fechar, um papel escrito com seu nome completo, destino de origem e de chegada, empresa aérea, numero do voo e seu Whatsapp. Não esqueça de colocar o código do Pais de seu número de celular…por exemplo: Brasil + 55. As empresas aéreas procuram sempre alguma informação sua quando mala é perdida.

Outra coisa bem importante é o fato que sua mala despachada é pesada, certo? Então, se roubarem algo de sua mala, o peso muda, certo? E você tem o peso de sua mala no embarque, cero? Errado! Nem sempre. Aconteceu comigo uma vez com a Latam, em Congonhas. A atendente disse que não iria peso da da mala despachada no cartão de embarque, mas que no sistema, fica registrado peso. Não aceitei, pois na hora de precisar tal informação o sistema “cai”, não é mesmo? Portanto, exija o peso de sua mala por escrito!! Seu direito como consumidor. Porque se você não tiver, provar que bacon não é pipoca, complica.

Já ouviu falar no golpe da cesárea?? Malas com zíper são facilmente abertas sem você perceber que alguém abriu. Com uma caneta ou qualquer objeto pontiagudo abrir o zíper, furtar coisas valiosas de sua mala, fechar o zíper normalmente e ninguém notou nada. Por isso o peso é importante. Entendeu? Solucione este problema com um bom cadeado ou até aqueles cabos de prender bicicleta resolvem.

ACOMODAÇÃO

Sou do tipo de pessoa que detesta hotéis, a não ser por uma noite..maioria das vezes uso apartamento por temporada pela liberdade e facilidade de fazer as coisas sem deixar um rim. Comer e lavar roupa, por exemplo.

O site mais popular para aluguel de temporada é o AIRBNB, o qual possibilita você alugar um apto inteiro só seu , ou apenas um dormitório na casa de alguém. O Airbnb, ao longo dos anos, tem mudado bastante. Ao meu ver, ficou mais comercial e quebrou um pouco a ideia de “conexão” com moradores locais. A partir daí surgiu muito local ruim, mal cuidado, estilo agência “não estou nem aí pra você”. Por outro lado, coisas boas também, mas fique atento. Dou dicas de como escolher melhor seu local para ficar por AIRBNB aqui.

Outro site ótimo para aluguel por temporada é o WIMDU, o qual funciona principalmente para Europa.

Infelizmente, no Brasil ainda é fraco, mas um local para encontrar aptos de temporada, para quem mais de 50 anos de idade é o Freebird. Conheça mais.

Outra dica importante é saber de como proteger-se se “câmeras ocultas” em seu apartamento ou dormitório. Explico melhor aqui.

REMÉDIOS

Outro item bem importante. Uns remédios “salva vidas” nas suas viagens são sempre bem-vindos. Aquele remédio para diarreia, um probiótico, algo pra gripe..Lembre-se que sua dieta muda do normal e sua imunidade também poderá ser afetada. Então, uns remédios nunca serão demais.

Se você usa remédios contínuos, interessante é pedir a receita com os nomes genéricos / princípios ativos e posologia para seu médico. Alguns países perguntam se você está entrando com medicações no país. O Chile é um exemplo. E, se eles pedirem a receita e você não tiver, perderá a medicação.

Não despache remédios na sua mala. Leve consigo na mala de mão.

DINHEIRO

No Brasil, sabemos que é extremamente inseguro andar com dinheiro vivo em carteiras, bolsos, malas e etc. Não que no exterior seja igual, mas roubos existem também. Procure levar para sua viagem um pouco em dinheiro e um pouco em cartão (se for viagem internacional). Cartão de crédito e Visa Money já eram devido ao IOF. Hoje, já existe a possibilidade do cartão de débito Wise.

Em caso de sair com dinheiro, use um money belt ( aquelas pochetes finas que vão na cintura por dentro da camisa / calça. Evite mochilas, carteiras e dinheiro no bolso de trás.

Com essas 6 dicas, tenho certeza que você viajará seguro / a!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

89 − 87 =

error: Oops. Conteúdo protegido !!
Rolar para cima
Rolar para cima