Como identificar se você está sendo observado

Com osaber se você está sendo observado

Quem nunca se sentiu observado, que atire a primeira pedra.

Com evolução da tecnologia, você pode estar sendo observado sem se dar conta. Para quem não sabe o que estou falando, há relatos de anfitriões que colocam micro câmeras escondidas no apartamento/ quarto para que possam observar você no apartamento. Voyerismo? talvez, ou loucura mesmo.

Já li e ouvi vários relatos sobre apartamentos do AIRBNB, mas nao só. Há também o caso do apartamento em Porto, Portugal, alugado pelo site Booking.

O caso do apartamento do Porto – PT pelo BookingClique aqui.

Outro caso como o casal que descobriu câmera no apartamento de São Vicente- SP. Clique aqui

Mas isso não se aplica apenas a apartamentos de locação, mas você sabia que muitos motéis tem o espelho falso e que você pode estar sendo observado do outro lado “na íntegra??”

COMO IDENTIFICAR:

1) Lanterna do celular:

Desligue as luzes do ambiente e passe a lanterna vagarosamente por todo ambiente. Se uma câmera estiver escondida alí, as lentes irão refletir a luz. Bingo!

lanterna do celular

2) Lugares suspeitos:

Uma maneiras também fácil de saber se estão espiando você por meio de câmeras escondidas é checando locais suspeitos. Pequenos buracos que não parecem ter muita serventia podem ser utilizados para fazer as gravações, especialmente em banheiros e quartos, onde as pessoas costumam se trocar ou tomar banho.

Vale checar também lâmpadas, detectores de fumaça, objetos que possam parecer estranhos e onde mais seu faro apontar que possa existir algo errado.

3) Espelho falso:

Existem também câmeras escondidas em espelhos, bem ao estilo BBB. Para testar um espelho possivelmente falso, você só precisa encostar seu dedo na superfície.

Se a imagem refletir uma lacuna entre seu dedo e o reflexo, está tudo bem. Caso contrário, esse é um espelho falso e, provavelmente, estão filmando você por ele. Caso de motéis, por exemplo.

Camera por espelho

4) Aplicativos:

Uma das maneiras mais simples de se identificar câmeras escondidas é usando um aplicativo gratuito, chamado Fing. Disponível para Android e iOS, ele consegue detectar se alguma câmera IP está conectada á rede wi-fi do apartamento.

Outro aplicativo também bem prático é o Hidden Camera Detector. Escaneia o local para achar câmeras. Eu, particularmente, acho esse mais prático e fácil de usar. Android e iOS.

COMO AGIR:

Assim que encontrar a câmera, tire foto como prova, saia, entre em contato com o aplicativo/site AIRBNB. BOOKING ou outros. Guarde /imprima/ faça um print de tela da reclamação. Servirá também como prova. Vá até a delegacia mais próxima, faça um B.O. e comunique o anfitrião pelo aplicativo /site. NÃO FAÇA POR WHATSAPP OU TELEFONE. Depois não haverá provas.

De acordo com a política do sites de locação, o anfitrião deve informar EXPLICITAMENTE se há câmeras no interior do imóvel e onde estão (sendo vedada câmeras em dormitórios e banheiros). Se  não estiver comunicado na plataforma, o anfitrião pode responder processo por invasão de privacidade, danos morais e etc..

Você já passou por alguma história parecida? Comente.

Leia também:

CUIDADOS QUE VOCÊ DEVER TER COM HOSPEDAGENS

CONVERSANDO SOBRE HOSPEDAGEM

2 comentários em “Como identificar se você está sendo observado”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ 87 = 92

error: Oops. Conteúdo protegido !!
Rolar para cima
Rolar para cima