Sul da Itália é uma vasta região que contém as províncias de Abruzzo, Apulia, Basilicata, Campania, Calábria, Molise e Sicília
A Sardenha também é incluída nesta região, mas esta ilha tem menos em comum com o resto do sul da Itália e tem diferentes culturas e tradições. Esta região tem sido habitada por muitas civilizações diferentes desde a antiguidade, incluindo os gregos, romanos, etruscos, árabes, normandos e bizantinos.
Vamos dar uma olhada nos melhores lugares para visitar no sul da Itália :
1) NÁPOLES:
Nápoles é uma das maiores e mais produtivas metrópoles da Itália e responde por um grande percentual da economia dos países.
Esta cidade tem um enorme porto comercial e público e observar os vários navios porta-contentores e navios de cruzeiro que entram nas docas é certamente impressionante.
Além disso, Nápoles tem uma variedade de locais históricos, como o dominador Castelo Nuovo e as Catacumbas de San Genaro.
E mais, Nápoles está próxima das lendárias ruínas de Pompeia e Herculano, e à sombra do épico vulcão Monte Vesúvio – estes três locais são todos obrigatórios quando se visita esta região da Itália.
2) BARI
Bari é uma cidade costeira localizada a meio caminho da costa adriática do sul da Itália.
Esta cidade portuária tem um extenso porto, algumas ótimas praias e um interessante centro histórico.
O centro da cidade velha pode ser encontrado perto do porto e tem uma infinidade de ruas estreitas repletas de estruturas interessantes.
Dentro da cidade velha, você pode encontrar o impressionante Castello Svevo, a Catedral de San Sabino e a Basílica de San Nicola.
Além disso, você também pode encontrar vários museus aqui – mais notavelmente o Museu Arqueológico e o Museu Cívico de Bari.
Na parte moderna de Bari, você pode encontrar uma série de estabelecimentos de designer e restaurantes e bares de qualidade, se você preferir fazer compras e jantar.
3) COSTA AMALFITANA:
Esta região particular do sul da Itália é uma das mais belas e mundialmente renomadas.
Estendendo-se de Nápoles a Salerno, a costa de Amalfi oferece um cenário dramático, cidades deslumbrantes que abraçam as montanhas e alguns locais históricos interessantes.
Esta região protegida apresenta algumas cidades litorâneas idílicas como Amalfi, Erchie, Minori e Positano – essas cidades têm uma série de casas multicoloridas que se amontoam nas encostas e proporcionam oportunidades de fotos perfeitas.
Além disso, locais como o Villa Rufolo em Ravello oferecem vistas incomparáveis do Mar Mediterrâneo.
4) CATANZARO:
Catanzaro é uma das cidades mais importantes da Itália e está situada nas montanhas, mas se estende até a costa.
Um dos marcos mais impressionantes de Catanzaro é o Parque da Biodiversidade – este parque possui um extenso jardim botânico, um museu militar e um parque infantil.
Se você sair da cidade, você pode encontrar a linda Cascata Campanaro que é cercada por trilhas para caminhadas e algumas paisagens incríveis.
Abrangendo a torrente Fiumaerlla é a Ponte Bisantis – esta enorme ponte é uma das construções arquitetônicas mais importantes no sul da Itália e é um ótimo local.
Além de parques, pontes e paisagens naturais, Catanzaro também oferece uma grande praia na forma de Catanzaro Lido para aqueles que querem retroceder um pouco.
5) PALERMO:
Palermo é realmente a capital da ilha da Sicília e ocupa um lugar importante na história deste arquipélago do sul – serve como o centro econômico e cultural da Sicília e contém alguns dos marcos mais importantes da ilha.
A Catedral de Palermo é simplesmente deslumbrante – seus diferentes estilos arquitetônicos mostram os vários impérios e nações que conquistaram a Sicília.
O Museu Arqueológico de Palermo expande a história da cidade e das ilhas e contém alguns magníficos artefatos e relíquias que remontam à era romana.
Para mais história, você pode viajar no subsolo e visitar a Abadia e Catacumbas dos Capuchinhos – aqui você pode encontrar mais de 8000 corpos que foram preservados pelos monges que vivem aqui.
Palermo também possui alguns mercados fantásticos e muitos lugares para encontrar uma pechincha com os habitantes locais.
6) FOGGIA:
Foggia é uma cidade e comuna localizada nas proximidades do Parco Nazionale del Gargano.
Esta comuna é conhecida como o celeiro da Itália e está rodeada por terras férteis – também serve como um importante centro de transportes nesta região da Itália.
Foggia tem uma fantástica variedade de atrações e uma das mais famosas é a sua catedral; esta estrutura barroca tem um design sublime e apresenta uma arquitetura impressionante.
A Piazza Umberto Giordano fica perto da catedral e tem ótimas oportunidades de compras e é cercada por belos edifícios.
Além da arquitetura, Foggia também tem alguns parques magníficos, como o Parco Karol Wojtyla e o Parco San Felice.
Para algo diferente e fora do comum, Foggia é certamente uma das melhores opções.
7) CAPRI
Capri é uma pequena ilha ao largo da costa ocidental do sul da Itália, que fica nas proximidades da Costa Amalfitana e Nápoles.
Esta ilha bonita é um destino muito popular para passeios de um dia.
Quando você sair do barco, você ficará surpreso com o cenário fantástico deste lugar hipnotizante.
Pegue o funicular para a Piazzetta e talvez local e desfrutar de uma bebida e observar as pessoas.
Se você preferir ficar ativo, faça um passeio de barco pela ilha ou explore a fantástica rede de cavernas Blue Grotto.
Continuando o tema da aventura, você pode caminhar até o Monte Solaro, possivelmente pelas melhores vistas de toda a cidade de Capri.
Finalmente, a vida noturna em Capri é vibrante e se você gosta de festas, considere parar aqui até as primeiras horas da manhã!
8) MESSINA:
Messina é uma das cidades mais importantes da ilha da Sicília e tem uma extensa história como um importante porto no Mediterrâneo.
Esta cidade é apenas uma curta distância através do Reto de Messina para a Itália continental e tem barcos regulares que viajam para Reggio Calabria e Villa San Giovanni.
Na cidade há uma magnífica catedral e torre sineira que fica em uma praça pitoresca.
Além disso, o Museu Regional de Messina contém uma infinidade de artefatos interessantes e exibe sobre a história da área, incluindo escavações arqueológicas e obras de arte de Caravaggio.
Na área próxima, há também várias cidades costeiras, como Torre Faro, que têm praias e uma série de restaurantes e bares de praia.
9) CATÂNIA:
Catânia é a segunda maior cidade da ilha da Sicília e pode ser encontrada em sua costa leste.
Combinada com as comunas e cidades vizinhas, esta metrópole é atualmente a 7ª maior da Itália.
Dentro dos limites desta cidade movimentada, você pode encontrar uma variedade de locais históricos e atrações interessantes.
O Castelo de Ursino e a Catedral de Catânia são belas estruturas que resistiram ao teste do tempo e fornecem informações sobre a história da cidade.
Alternativamente, se você quiser viajar para mais longe, você pode ver o imenso Monte Etna, que é ativo – viagens são possíveis para ver a cratera fumegante e olhar para baixo, na ilha da Sicília, do alto.
10) ISCHIA:
Esta ilha é muito maior que Capri, e ambas ficam em cada extremidade do Golfo de Nápoles.
Ischia é uma ilha vulcânica e contém uma variedade de montanhas e terrenos rochosos.
A ilha é também o lar de uma seleção de belas praias e baías escondidas que são um ótimo lugar para relaxar e aproveitar o sol do Mediterrâneo.
Você agora pode fazer um giro pelo sul da Itália. Pronto?
Cadastre-se no blog para receber atualizações:
Erro: Formulário de contato não encontrado.