O Que São Soft Skills No Home Office

soft skills no home office

Resoluções para ano. Ser freelancer? independência? continuar trabalhando para uma empresa?

Seja qual for sua decisão, saiba que hoje em dia as soft skills estão em alta. Mas o que são soft skills? como desenvolvê-los? Isto que veremos neste post.

Para entendermos o que são soft skills, vamos entender outro termo. As hard skills

Índice de conteúdo

1. HARD SKILLS

As hard skills são habilidades profissionais que podem ser mensuradas de alguma forma e são facilmente identificáveis, seja pela apresentação de um diploma , pela proficiência em uma língua estrangeira ou uma participação em cursos técnicos oi workshops.

Elas constam no currículo de qualquer candidato. Obviamente, as hard skills mais relevantes dependem do tipo de trabalho que você desenvolverá e como exemplo de hard skills temos o conhecimento de uma língua estrangeira, graduação, pós, mestrado, cursos técnicos, habilidades ligadas à informática e outros.

2. SOFT SKILLS

A automatização do trabalho exigiu (e continua exigindo) dos profissionais o desenvolvimento de outras habilidades além das hard skills mencionadas anteriormente. São as soft skills, cada vez mais exigidas no mercado.

As soft skills são habilidades relacionadas a interações pessoais e comportamento humano. Podemos citar como exemplos a inteligência emocional e gerenciamento de crises. De acordo com um estudo feito pelo LinkedIn, empresas têm procurado cada vez mais por profissionais que trazem um equilíbrio entre conhecimentos técnicos/teóricos e os pessoais.

Nessa configuração do trabalho – homeoffice – considero como essenciais as seguintes soft skills:

2.1. CRIATIVIDADE – para identificar formas inovadoras de desenvolver o mesmo trabalho agora de maneira remota.

2.2. COMUNICAÇÃO – para respeitar sua vez de falar, ouvir o outro com atenção e interesse e se fazer entender.

2.3. INTELIGÊNCIA EMOCIONAL – para se relacionar de forma positiva consigo mesmo e com o outro, uma vez que os estados emocionais estão fortemente abalados pelo isolamento social.

2.4. AUTOGESTÃO – para fazer o que precisa ser feito sem que alguém mande e equilibrar vida pessoal e profissional.

2.5. ADAPTABILIDADE – para se adaptar mais rapidamente às mudanças.

Quer ler mais sobre as soft skills? Veja o livro abaixo:

Mais do que dominar habilidades técnicas, livro inédito no Brasil destaca que profissionais do futuro serão selecionados pelo comportamento. Você sabia que a revolução digital transformou as relações humanas até mesmo profissionalmente? Um estudo recente realizado pela IBM em 50 países, com 5.800 executivos, corrobora com a afirmativa e aponta que, os próximos três anos, mais de 120 milhões de profissionais deverão se recapacitar para trabalhar nesses modernos ambientes digitais. Ao contrário do que pode parecer, o maior desafio está na ausência de habilidades comportamentais por parte dos candidatos. Mas que Soft Skills tem a ver com essa nova realidade? Tudo!

Você poderá gostar também de:

COMO APROVEITAR SEU CICLO DE ENERGIA NATURAL

PROFISSIONAL HOME OFFICE – QUAL SEU TIPO

Gostou do post? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 8 =

error: Oops. Conteúdo protegido !!
Rolar para cima
Rolar para cima