Algumas profissões para nômades digitais

Trabalhos para nômades digitais

Este post vai tratar sobre algumas profissões ideais para quem quer ser um nômade digital.

Ganhar dinheiro enquanto viaja e sem necessidade de estar preso a um local. Sonho?

Não. Não mais..

A pandemia mostrou, principalmente a nós brasileiros, que não é necessário você estar presente presencialmente o tempo inteiro para um trabalho ser bem feito e concluído, certo? Que você pode viver em outro cidade e ainda assim continuar seu trabalho.

Vimos várias vantagens e obviamente desvantagens desse estilo de trabalho, mas inegável que é bem mais prático. Veja aqui a matéria que saiu no Estadão sobre o assunto.

Nomadismo digital é um termo usado para descrever quem trabalha remotamente através da internet e aproveita isso pra ter um estilo de vida nômade, ou seja, sem base fixa. As possibilidades de áreas de trabalho são bem variadas.

Veja algumas das funções que você pode exercer pra trabalhar sem endereço fixo:

1 – REDAÇÃO

É possível trabalhar online produzindo textos para blogs, newsletters e outras ferramentas de marketing de conteúdoproduzir conteúdo publicitário para mídias off-line e digitais; escrever textos técnicos para indústrias específicas; produzir guias e e-books; escrever artigos para sites, jornais e revistas e muito mais.

Caso você seja novo no ramo, sugiro fazer cursos para iniciar como os da RockContent e Hubspot.

2 – TRADUÇÃO

Para quem leva jeito com idiomas, uma possibilidade é se especializar em tradução. Nesse caso, alguns diferenciais são a fluência em idiomas com oferta mais reduzida em relação a outros mais populares (como inglês e espanhol) e o domínio de vocabulário técnico de áreas específicas como direito, medicina e tecnologia.

É importante lembrar, no entanto, que não basta ser proficiente em um idioma estrangeiro para ser um bom tradutorRecomenda-se fazer capacitações na área e aprender a utilizar softwares específicos, por exemplo.

3 – DESIGN

Outra profissão muito comum entre nômades digitais é a de designer gráfico ou ilustrador.

Esses profissionais podem exercer várias tarefascomo criação de logomarcas, diagramação de materiais como ebooks e revistas, criação de peças gráficas para redes sociais, design de layout de sites ou interfaces de aplicativos, design de cartões de visita e materiais de divulgação para pequenas empresas e empreendedores, criação de ilustrações para revistas e livros, entre outras.

Também é possível investir na produção de produtos próprios, desde fazer ilustrações para sites de bancos de imagens a criar quadros ou camisetas para venda online, por exemplo, ou empreender em ramos como moda ou decoração.

Se você tem talento com artes visuais e habilidade ou disposição para aprender a usar os softwares adequadosvale a pena investir nessa carreira como nômade digital.

4 – LOJAS ONLINE

Que tal abrir uma loja virtual? É cada vez mais comum fazer compras pela internet, e muitas empresas já não têm loja física. Existem várias plataformas de e-commerce que podem ser usadas pra vender seus produtos, como a Woocommerce, por exemplo, e toda a divulgação pode ser feita online.

Caso você tenha produtos próprios e esteja sempre na estrada, precisará desenvolver uma logística pra enviar os itens aos clientes. Mas isso pode ser resolvido com um funcionário ou equipe contratados pra cuidar do estoque e entrega, por exemplo.

5 – INFOPRODUTOS

Infoprodutos são produtos vendidos pela internet como: cursos, e-books, congressos e etc..

Se você domina um assunto, pode criar seu próprio e-book e por à venda na internet na Amazon ou Hotmart, por exemplo.

Pode criar um curso online e colocá-lo em plataformas online à venda e com acesso ao mundo todo.

6 – AULAS ONLINE

Tem conhecimentos específicos em alguma área com boa demanda e didática pra dar aulas? Além de gravar videoaulas e disponibilizá-las online, você pode dar aulas virtuais usando softwares como Google Classroom, Zoom , Skype e outros.

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

7 – DESENVOLVIMENTO WEB

Programadores, desenvolvedores de software e webdesigners são profissionais em alta atualmente. Essas profissões costumam ter muitas vagas para trabalho remoto e, para quem tem bastante conhecimento e experiência, é relativamente fácil encontrar trabalhos bem remunerados.

BÔNUS IMPORTANTE:

1 – LIVRO 1 – Uma das principais preocupações de nômades digitais é o trabalho e produtividade enquanto viaja. Este livro aqui ajudará você a ter uma organização perfeita e rápida para que você possa, produzir e aproveitar a sua viagem ao mesmo tempo.

2 – LIVRO 2 – Quer ser freelancer e não sabe por onde começar? Este livro aqui ensina passo a passo e locais onde você poderá conseguir trabalho de freelancer.

Você também poderá gostar de:

NOMADISMO DIGITAL – O QUE É ISTO?

7 ETAPAS PARA TORNAR-SE UM NÔMADE DIGITAL

6 PASSOS PARA SE TORNAR UM FREELANCER

.

Deixe seu comentário

error: Conteúdo protegido !!
Rolar para cima