6 passos para se tornar um freelancer

6 etapas para se tornar um freelancer

Nem todo mundo está apto a trabalhar como freelancer por uma série de motivos.

Veja neste post 6 passos para se tornar um freelancer e trabalhar de onde você bem entender, na medida do possível.

PASSO 1 – CONSIDERE SE FREELANCER É PARA VOCÊ

Freelancing tem seus prós e contras, mas, em geral, você deve possuir uma mentalidade específica para ser um freelancer. Ser seu próprio patrão é ótimo se você for disciplinado e confiável . Freelancing permite que você defina sua agenda, de modo que você pode tirar um dia de folga quando quiser, mas você não será pago por esse tempo porque não existe licença remunerada.

Se você quer ser freelancer, deve manter uma rotina de trabalho diária, estar pronto para conciliar vários projetos ao mesmo tempo e buscar continuamente novos projetos para manter um fluxo constante de trabalho.

PASSO 2 – ENCONTRE UMA PLATAFORMA

A maioria dos freelancers usa plataformas freelance para encontrar trabalho . Embora recomendações e canais de mídia social como o LinkedIn também possam ser uma ótima fonte de trabalhos, sites de freelancers são populares porque permitem que você se conecte facilmente com clientes que procuram freelancers. Sempre há empregos disponíveis lá.

Além disso, a maioria dessas plataformas tem políticas e oferece proteção tanto para trabalhadores autônomos quanto para aqueles que estão contratando. Em plataformas freelance, cada projeto que você assume há um minicontrato, e você e o cliente devem cumprir seus termos.

Veja no livro abaixo passo a passo de como se tornar um Freelancer

PASSO 3 – CONSTRUA SEU PERFIL

Você não precisa preparar um currículo clássico, já que a maioria dos sites de freelancer tem um modelo predefinido que você precisa preencher com suas informações.

Reserve um tempo para criar um perfil substancial que informará os clientes em potencial sobre sua educação, habilidades, conhecimento e experiência. Você não precisa escrever um livro – seja breve e agradável. Liste suas habilidades, experiências, conquistas especiais e explique porque você é a melhor pessoa para o trabalho.

PASSO 4 – CONSTRUA SEU PORTFÓLIO

Seu perfil pode indicar que você é um astronauta, mas a menos que você carregue sua selfie da estação espacial internacional, é improvável que clientes em potencial acreditem em você. Portanto, ao criar um perfil, certifique-se de fornecer um portfólio que ilustre suas habilidades e experiência.

Se você é um iniciante no campo escolhido, reserve um tempo para criar um portfólio com exemplos de trabalhos ou simplesmente aceite vários empregos com desconto em troca de experiência.

PASSO 5 – DETERMINE SEU PREÇO

Embora seu valor / hora ou o preço do projeto dependam muito de seu conjunto de habilidades e experiência, não trabalhe por migalhas!

Se você tem apenas alguns anos de experiência, é claro, você não pode cobrar a mesma taxa que freelancers com uma década de trabalho em seu currículo. No entanto, se você eventualmente quiser transformar o freelancer em um trabalho de tempo integral, a taxa deve cobrir suas despesas mensais se você tiver um trabalho estável, não importa o quão experiente você seja.

Veja mais detalhes de como criar seu preço no livro abaixo.

Como iniciar seu negócio freelancer

PASSO 6 – ENCONTRE TRABALHO

Se você está procurando ativamente por projetos e clientes, aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a encontrá-los.

Primeiro, inscreva-se apenas para os trabalhos que você tem certeza de que pode fazer. Não faz sentido se candidatar a um projeto que você não pode concluir a tempo com resultados satisfatórios. Como freelancer, você está construindo sua reputação do zero e, especialmente no início, é de extrema importância garantir um feedback positivo.

Ao se candidatar a trabalhos, certifique-se de elaborar uma carta de apresentação relevante que explique por que você é a melhor escolha para aquele trabalho ou projeto específico. Destaque as habilidades e a experiência que são relevantes para os requisitos.

Creio que essas sejam as principais dicas para você que quer começar a trabalhar como freelancer. Mais detalhes? compre o livro aqui

Texto adaptado da revista eletrônica businesss.com

Veja o infográfico abaixo com resumo dos passos:

Gostou do post?? Compartilhe!

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 3 =

error: Oops. Conteúdo protegido !!
Rolar para cima
Rolar para cima