O que fazer em Itajaí – Santa Catarina

O que fazer em Itajai santa catarina

Engano quem acha que Itajaí é uma cidade sem graça e que não há nada para fazer…

Neste post vamos ver algumas coisas bem legais para fazer pela cidade vizinha da agitada Balneário Camboriú.

Conheci Itajaí na metade dos anos 80 e confesso que achava uma cidade bem sem graça, sem quase nada para fazer. Talvez porque tenha sido na época da adolescência e acostumado com Porto Alegre, onde a vida noturna, na época, fervia.

Bem diferente da agitada Balneário Camboriú, já na época, Itajaí era para quem tinha amigos e ia visitá-los, ou por questão de trabalho mesmo, pois alí encontra-se um dos portos mais importantes do país.

Itajaí, nos últimos anos, mudou e muito. Ao meu ver, para muito melhor. Qualidade de vida, gastronomia, moradia, diversão, educação e todo mais. Para quem se interessa ler pela história da cidade, um link bem interessante aqui.

Abaixo, alguns locais legais para visitar na cidade:

1 – CENTRO HISTÓRICO

O centro histórico da cidade é pequeno podendo percorrer a pé. Inclui parte da Av. Marcos Konder , Rua Lauro Muller e o calçadão (Rua Hercílio Luz). Nesta parte da cidade estão algumas construções mais antigas com traços do século passado.

a – IGREJA MATRIZ DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO

Na praça principal do centro, encontramos a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, a qual foi inaugurada em 1955. Erguida no estilo arquitetônico neogótico e românico, é sem dúvida a construção mais bonita da cidade. No interior encontramos obras de artistas italianos. Você poderá ler mais sobre a igreja aqui.

b – PALÁCIO MARCOS KONDER

Atravessando a rua, do outro lado da igreja, temos os Palácio Marcos Konder, ou Museu Histórico de Itajaí. Prédio com mais de 100 anos e que hoje abriga um museu que conta a história de Itajaí através de cerca de 2000 peças em exposição.. O museu é gratuito. Aproveite a semana dos museus, de 17 a 22.05, e veja a programação online aqui

c – CASA DIDE BRANDÃO

A Casa da Cultura Dide Brandão foi inaugurada em 1982, onde então funcionava a Escola Básica Victor Meirelles, cedido pelo Governo do Estado de Santa Catarina, a Casa nasceu com o objetivo de elevar o nível intelectual da comunidade, por meio de vivência cultural constante; oportunizar ocasiões de ensino-aprendizagem estético e propiciar o desenvolvimento do seu senso crítico através do ensino de diversas linguagens artístico-culturais, por meio de cursos, oficinas e espetáculos.

A Casa da Cultura mantém sala de leitura, biblioteca, salas de aula, de estudo, auditório e galerias, onde são mostradas diversas formas de atividades artísticas, dando espaço para artistas locais e de outras regiões.
A instituição oferece cursos de Dança (Ballet e jazz) de Música (Violão, Guitarra, Bateria, Gaita de Boca, Violino, Coral, Técnica Vocal, Teclado, Piano) Cênicas (Teatro e Clown) e Plásticas (Desenho, Pintura em tela e Cerâmica).

Endereço: R. Hercílio Luz, 655 – Centro

d – IGREJA DA IMACULADA CONCEIÇÃO (IGREJA VELHA)

Seguindo pela Rua Hercílio luz em direção ao rio, encontramos uma pracinha bem ao estilo cidade do interior com uma igreja simpática. Ela foi construída em 1824, entretanto ficou fechada entre os anos de 2013 e 2018 devido ao desabamento de seu teto. reaberta em 2018, a edificação é patrimônio histórico de Itajaí e do estado de Santa Catarina.

e – PRAÇA DO MARCO ZERO DE ITAJAÍ

Na praça em frente à igreja velha, encontramos o marco zero da cidade. Tudo começou por alí. Mercadorias que vinham de outros locais passavam pela praça. Caminhe e sente pela praça para apreciar o ar de cidade do interior e o rio Itajaí.

f – CASA BURGHARDT

Construída no ano de 1902, com projeto do arquiteto alemão Reinhold Roenick, a pedido do proprietário Harry Hundt; este, imigrante alemão e negociante.
A casa foi construída no mais exemplar estilo arquitetônico eclético que adapta elementos germânicos às condições do meio-ambiente e dos costumes brasileiros. Foi uma maneira típica de construção adotada pelos imigrantes alemães os seus descendentes no final do século passado e começo do Século XX.
Assim, a CASA BURGHARDT tem as características das construções alemães em estilo hanseático e obedece a um projeto arquitetônico que atendeu às necessidades do proprietário – o comércio – e à situação de localização da construção – à margem do rio Itajaí-açu, por onde transitam os navios que demandam ao Porto de Itajaí. Daí o fato de a construção ter como que duas fachadas: a principal, para a rua Lauro Müller e uma secundária, para o rio Itajaí-açu.
Na bela construção , em 1902, o proprietário Harry Hundt instalou seu comércio de secos, molhados e armarinhos, no térreo; e sua residência, no primeiro andar.
Com o falecimento de Harry Hundt, sua viúva, Mathilde Bauer Hundt, continuou as a atividades comerciais do marido. Com “Hundt”, em alemão, quer dizer “cachorro”, a viúva Hundt passou a ser chamada pelos itajaienses de origem luso-brasileira de “Dona Cachorrinha”. Apelido com que ela não se simpatizava muito, mas que acabou por aceitar.
Após contrair novo casamento com Nicolau Burghardt, Dona Cachorrinha passou a utilizar o sobrenome do seu segundo marido e sua residência comercial passou a ser conhecida como “Casa Burghardt”. Nome com o qual até hoje é identificada a histórica construção.

Hoje funciona uma galeria de arte no local com exposições diversas.

Endereço: R. Lauro Muller, 53 – Centro

g – MERCADO PÚBLICO

Inaugurado em 1º de Janeiro de 1917, destinou-se à venda a varejo de gêneros secos e molhados. Em 1936, após um incêndio, foi modificado externamente, demolindo-se os frontões e adaptando-se sua arquitetura ao art-déco, então em voga.

Hoje, espaço de tradições populares, lugar comum onde convergem as tradições e os festejos populares como o Carnaval, Festivais de Música e Teatro.
Lugar ideal para encontrar o artesanato da região, além de petiscos e pratos típicos para serem saboreados  no pátio interno do mercado e do lado externo também.

Ótimo para happy hours e confraternização com os amigos no fim do dia. Realiza encontros culturais e shows musicais.

Veja o que está acontecendo no mercado na página do FACEBOOK

Endereço: Rua Félix Busso Asseburg, 25

h – MERCADO DO PEIXE

Sempre movimentado, o Mercado do Peixe tem como principal atração a venda do pescado fresco direto ao consumidor.

Localizado ao lado do Mercado Velho, também é possível encontrar lojas de produtos naturais, ervas e restaurantes.

2 – SHOPPING ITAJAÍ

Para quem gosta de shopping, Itajaí tem um também com várias lojas e praça de alimentação.

Veja o site do shopping aqui.

Endereço: Samuel Heusi, 234.

3- AVENIDA BEIRA RIO

A Baía Afonso Wippel, ou popularmente conhecida como Avenida Beira Rio, é diariamente visitada pela população itajaiense e pelos turistas como local de caminhada, navegação, ciclismo e atividades náuticas. Ao longo da avenida encontramos vários restaurantes e dos mais variados, mas isso é assunto para outro post.

4 – ITAJAÍ CRIATIVA – RESIDÊNCIA ARTÍSTICA

Instalada na antiga Casa Almeida e Voight, construída em 1928 e tombada como patrimônio histórico, a Itajaí Criativa – residência artística ocupa um espaço de 200m², distribuído em quatro ambientes fluídos e com poucas divisórias.

* Hall, com espaço para exposições;

* Escritório;

* Espaço para produção e formação;

* Sala ampla para apresentações, reuniões, recitais com capacidade para    60 pessoas.

Além de ser a sede da Téspis Cia. de Teatro, o espaço está aberto para utilização de parceiros e interessados e as propostas passam por análise de uma comissão curadora. Visite o site aqui

Endereço: Rua Dr. Pedro Ferreira, 222- Centro

5 – TEATRO MUNICIPAL DE ITAJAÍ

O Teatro Municipal de Itajaí, foi inaugurado no ano de 2004 e desde então possui uma programação constante de produções locais, estaduais, nacionais e internacionais. Com uma estrutura moderna e climatizada, possui acessibilidade e tem a capacidade de receber 515 pessoas, sendo 505 poltronas e 10 cadeirantes. 

Veja agenda aqui.

Endereço: R. Gregório Chaves, 110 – Fazenda,

6 – MIRANTE DO MORRO DA CRUZ

No alto do Morro da Cruz fica localizado um mirante para apreciação de uma vista paradisíaca de praticamente toda cidade, dele é possível visualizar a entrada de navios comerciais e turísticos, do Porto de Itajaí e Navegantes (cidade vizinha), de boa parte da área urbana e das praias.

E você, já conhece Itajaí? O que achou da cidade?

Veja também:

ONDE COMER, BEBER E FICAR EM ITAJAÍ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

32 − 27 =

error: Oops. Conteúdo protegido !!
Rolar para cima
Rolar para cima