8 fatos incríveis sobre Pompeia – Itália

Curisoidades sobre pompeia italia

Uma das áreas arqueológicas mais famosas do mundo, mesmo depois deste tempo todo, não se sabe tudo ainda sobre o local.

Localizava-se na baía de Nápoles, a mais ou menos 240 kilometros da capital ocidental da época, Roma.

Pompeia foi completamente soterrada pela erupção do Vesúvio no ano 79 DC.

Vamos a 8 fatos desta incrível cidade perdida:

1) A cidade na época servia como destino turísticos onde os romanos tiravam férias e também foi um importante centro comercial.

2) Os habitantes de Pompeia, na época do desastre, não sabiam que o Vesúvio era um vulcão, uma vez que ele não entrava em erupção há mais de mil anos. Achavam que era apenas um monte.

3) A cidade tinha como principal economia o comércio e turistas romanos. Além disso, vários bordeis. Durante as escavações, os arqueólogos descobriram 25 bordéis espalhados por toda a cidade.

4) Em meados do século I, Pompeia era uma rota comercial pulsante. Nela se instalavam comerciantes de todo o Mediterrâneo. Assim, especialistas afirmam que, a partir de análises dos restos mortais, a cidade tinha uma diversidade étnica impressionante.

5) Os banhos públicos eram famosos por todo império.

6) À medida que as cinzas foram caindo no dia da erupção do vulcão, entupiam o ar e dificultando a respiração. As pessoas inalaram uma mistura de dióxido de carbono quente, sulfete de hidrogênio, cloreto de hidrogênio e dióxido de enxofre que queimavam o sistema respiratório.

7) Durante as explorações em Pompeia, os arqueólogos identificaram os restos mortais de dois meninos gêmeos. Mortos pela erupção do vulcão, as crianças apresentaram indícios de sífilis congênita no esmalte de seus dentes. Prova de que não foi Colombo o responsável pela disseminação da doença na Europa. Muito pelo contrário, os gêmeos provaram que a sífilis existia no continente há mais de mil anos antes do retorno das Grandes Embarcações

8) Em meados de 1860, Giuseppe Fiorelli assumiu as escavações e decidiu estudar os restos humanos lá encontrados. Por culpa de erupção, no entanto, restaram apenas moldes ocos formados pelas cinzas.

A fim de recriar os corpos dos antigos moradores de Pompeia, o cientista decidiu por despejar gesso por dentro das cascas de cinzas. Assim, descobriu-se que o moldes não estavam ocos, mas repletos de ossos que, ao contrário dos tecidos orgânicos, não se deterioraram com o tempo.

Estas são algumas das curiosidades sobre a cidade de Pompeia. Para saber mais e ler a história fascinante do local, veja o livro recomendado abaixo:

O livro que reúne tudo o que é preciso para que o leitor se sinta guiado ao longo de uma viagem pelas ruas e casas da verdadeira Pompeia Durante muito tempo, Pompeia foi uma próspera cidade do Império Romano, até ser devastada, em 79 d.C., por uma das maiores erupções do Vesúvio de que se tem notícia. Ao longo dos anos que se seguiram, e ainda hoje, questões sobre seus habitantes e o estilo de vida que levavam até o fatídico dia em que a cidade sucumbiu à fúria do vulcão povoam a mente de estudiosos e leigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ 42 = 43

error: Oops. Conteúdo protegido !!
Rolar para cima
Rolar para cima