30 coisas para ver e fazer em Pomerode – SC

Pomerode. Conheça a cidade mais alemã do Brasil!

Vamos conhecer um pouco dessa cidade. A sua história, que fazer, onde comer e onde ficar.

HISTÓRIA

A Colonização de Pomerode teve início em 1861, quando as primeiras famílias vindas da Pomerânia receberam seus lotes de terra. Essas famílias foram trazidas para o Brasil por intermédio do Dr. Hermann Blumenau, o principal responsável pela colonização da região. A demarcação desses lotes foi uma estratégia de estabelecer uma ligação terrestre com a Colônia de Dona Francisca, na região de Joinville, possibilitando assim o incremento do comércio entre as duas colônias.

As regiões de imigração costumavam receber o nome da localidade de onde eram provenientes seus colonizadores. Assim, o nome Pomerode deriva de Pomerânia (Pommern), região do norte da Alemanha, junto ao Mar Báltico.

O Governo de Getúlio Vargas, preocupado com a influência do Nazismo na região de colonização germânica no sul do país, proibiu qualquer manifestação da cultura alemã na época da ditadura. A língua alemã foi proibida nas escolas, igrejas e em público, e as sociedades culturais e de atiradores, que existiam desde 1890, foram fechadas. O isolamento de Pomerode levou à formação de uma sociedade conservadora, onde era comum, até a década de cinquenta, que adultos não falassem português e que as crianças aprendessem a língua nacional na escola, falando apenas alemão em casa.

A vida política de Pomerode iniciou-se oficialmente em 1934, com a instalação do Distrito de Rio do Testo, subordinado a Blumenau. Em 1958, o Município de Pomerode foi desmembrado de Blumenau, e em 21 de Janeiro de 1959 ocorreu emancipação político-administrativa do município.

As casas coloniais foram edificadas em enxaimel, técnica construtiva na qual a madeira assume função estrutural, sendo a alvenaria empregada apenas para o fechamento dos vãos, sem função estrutural, apresentando como característica arquitetônica comum a grande inclinação dos telhados. Uma belíssima paisagem confere a Pomerode características que a diferenciam das cidades do Vale do Itajaí. As principais unidades de interesse de preservação concentram-se ao longo da Rua XV de Novembro, Rua dos Atiradores, Rua Hermann Weege, Rua Testo Alto e Rua Progresso.

Fonte: Portal Pomerode Online.

O QUE VER / FAZER – FESTAS
1 – OSTERFEST

A festa que celebra os costumes de Páscoa dos imigrantes alemães. Cor e alegria em atrações como a Osterbaum ( a maior árvore de Páscoa do mundo), a Ostermark ( a feira de Páscoa), a pintura de ovos e apresentação de grupos folclóricos. Saiba mais sobre a festa e datas aqui.

2 – FESTA POMERANA

Santa Catarina é o estado de festas germânicas e claro, Pomerode não poderia ficar de fora.

Criada em 1984, a Festa Pomerana tem como atrações desfiles, apresentações de grupos folclóricos e bandas regionais, muito chopp e muita, mas muita comida regional. O evento acontece geralmente em janeiro. veja mais detalhes aqui.

3 – STAMMTISCH

O Stammtisch é uma tradição das cidades colonizadas pelos alemães. O termo é formado da junção das palavras “stamm”, que significa tronco e “tisch”, que significa mesa. Ou seja, numa tradução fiel “mesa de tronco”. Uma versão passada de geração para geração conta que o termo começou a ser usado na Idade Média com lenhadores bávaro que cortavam a primeira árvore de uma nova área de extração de madeiras na altura de uma mesa e de galhos mais grosso os bancos.  Era ao redor desta mesa improvisada que faziam as refeições e, ao final do trabalho diário, relaxavam, conversavam, cultivavam a amizade e celebravam a vida. Esse é o costume resgatado todos os anos em Pomerode. Geralmente acontece em fevereiro.

4 – SCHORNSTEIN FESTIVAL

A festa que já conquistou Pomerode, promovida pela cervejaria Schorntein, acontece a céu aberto, em junho, em frente ao parque fabril da empresa pomerodense.

O festival traz opções gastronômicas, música ao vivo, muita cerveja e competições.

O QUE VER / FAZER – MUSEUS
1 – MUSEU DO AUTOMÓVEL

O Museu do Automóvel possui um acervo com mais de 30 carros entre os grande clássicos dos Anos Dourados. Cadillac, Ford, Mercury, Chevrolet entre outras marcas das décadas de 40 à 70.

O museu conta com uma loja de souvenirs também. SITE.

Endereço: Rua Hermann Weege, 544

2 – MUSEU POMERANO

O Museu Pomerano revela fragmentos dos mais variados tipos e tamanhos que, em conjunto,se encaixam na tentativa de reconstruir parte da história do município a partir da chegada dos imigrantes europeus, no século XIX. São peças de couro, tecido, madeira, vidro, metal ou porcelana, sendo a maior parte do acervo adquirida do colecionador Egon Tiedt que, desde 1982,expunha os objetos em um museu particular. Agora, sob a tutela do novo Centro Cultural de Pomerode – FCP,as peças integram o primeiro museu pomerodense restritamente ligado à iniciativa pública.O museu é o primeiro espaço do novo Centro Cultural de Pomerode.O complexo ainda inclui biblioteca, salas de música, dança e um teatro semi-arena,entre outros ambientes.

Endereço: Rua Hermann Weege, 111 – Centro

3 – CASA DO ESCULTOR ERVIN CURT THEICHMANN

Abriga inúmeras obras do escultor homônimo. São diversas peças talhadas em madeira,cujo principal motivo são figuras do cotidiano, como lavradores, pescadores, operários,peões e cavalos. Também encontram-se em exposição pinturas a óleo, aquarelas emoldes em barro e porcelana feitos pelo artista.Natural de Kiel, norte da Alemanha, Teichmann chegou ao Brasil ainda criança, em 1914.Faleceu em 1992, aos 85 anos.

Endereço: Rua 15 de Novembro, ao lado do Portal Turístico Sul – Centro

4 – MUSEU DO MARCENEIRO – BEHLING

O Museu do Marceneiro conta a história dos Móveis Behling, empresa familiar que atua em Pomerode desde a década de 1950. O espaço contrasta passado e presente, com a exibição de uma roda d’água e equipamentos utilizados desde a época em que a indústria era apenas uma marcenaria.

No local, também é possível adquirir os produtos que a empresa atualmente fabrica, sendo principalmente utensílios para casa e cozinha.

Endereço: Rua Alfredo Hoge, 523 – Centro

5 – MUSEU DO IMIGRANTE CARL WEEGE

O Museu Casa do Imigrante é parte do patrimônio deixado pelo imigrante pomerano Carl Weege,que se fixou em Pomerode na região onde hoje se localiza o bairro Pomerode Fundos.Reconstruído com autêntica construção enxaimel e decoração típica da colonização alemã,o local conta com a exposição de móveis antigos, roda d’água, rancho com moenda de cana de açúcar,prédio da atafona (moinho de fubá de milho) e a Praça Lauro Guenther.

Endereço: Rua Leopoldo Blaese, 11 – Pomerode Fundos

6 – MEMORIAL ARTHUR SCHMIDT

Junta à Fábrica de Porcelana Schmidt, um local para preservar a memória dos 70 anos de existência que se misturam com a história da porcelana no Brasil. esse é o objetivo do Memorial Arthur Schmidt.

São peças antigas que representam as épocas vividas no Brasil.

Endereço: Rua Luiz Abry – Centro.

O QUE VER / FAZER – GERAL
1 – ROTA DA LINGUIÇA

O projeto busca, a partir da iguaria tradicional do Vale do Itajaí, divulgar empresas ligadas ao turismo, gastronomia e lazer.

O roteiro inclui 22 fabricas de defumadores e 60 empresas, entre confeitarias, hotéis, restaurantes, museu do automóvel, cascata e atrações para crianças e passa pelas cidades de Gaspar, Blumenau, Pomerode, Indaial e Timbó.

A rota é gratuita e autoguiada. Isso quer dizer que o visitante escolhe como percorrer, se de carro, bicicleta ou a pé. No primeiro ponto, o turista recebe um passaporte e vai carimbando nos estabelecimentos que for visitando.

Veja a rota detalhada por cidade no site aqui.

Com a pandemia e algumas fábricas fechadas para visitação, foi montado um local no centro de Pomerode onde você pode ter acesso a vários produtos. Endereço: Rua 15 de Novembro, 228.

2 – PASSEIO DE POMMERNZUG

Que tal dar um passeio pelo centro histórico em um trenzinho com música alemã?

Aconselho a pegar no fim de semana na parte da tarde, quando a animação é garantida!

Sai do lado da rodoviária de Pomerode, bem no centro, e percorre todo centro histórico e mais uma área residencial.

Para mais informações, veja no site deles aqui.

3 – JEEP TOUR

Passeios panorâmicos guiados a bordo do “BRUTTUS”, viatura original do Exército Brasileiro e do buggy vintage “XOKLENG”, são uma verdadeira imersão no Cotidiano da “Cidade mais alemã do Brasil”, na Cultura e Tradição preservadas em exuberantes paisagens, nos seus quase 160 anos de História.Para os amantes de adrenalina, levamos o visitante ao “Morro da Turquia”, mirante natural com 586 metros de altitude e vista panorâmica de Pomerode. Mais informações aqui.

4 – PASSEIO POMERANO

O Passeio Pomerano é um estilo shopping aberto onde você encontra várias lojas de artesanato e souvenirs, cafés, pizzaria e food trucks. Fica bem no centro . FACEBOOK / INSTAGRAM .

Endereço: Hermann Weege, 160

5 – TEATRO MUNICIPAL

O Teatro Municipal foi inaugurado em 2009, seguindo a arquitetura industrial do seu entorno, onde está o “Complexo Weege”, um dos mais importantes complexos industriais do Vale do Itajaí.

O auditório traz o nome de Rodolfo Siewert, cidadão pomerodense com forte influência cultural na sua época. O Espaço Cultural homenageia Hermann Gerhrmann, alemão empreendedor, proprietário do Hotel Oasis que foi sinônimo de requinte na cidade nos anos 50.

A praça Cultural foi denominada Marlene Dietrich, em referência a uma das maiores artistas alemãs.

Endereço: Rua Hermann Weege, 111

6 – PASSEIO DE CHARRETE

Disposto a viver uma experiência única em Pomerode?

Conhecer as ruas centrais a bordo de uma charrete é viajar no passado, percorrendo o presente e vislumbrando o futuro. As charretes representam parte importante da história da colonização da cidade. Para sentir a nostalgia dos imigrantes em fazer uso desses carros, programe-se.

A área de embarque fica em frente ao Zôo Pomerode sábados e domingos, das 9h às 17h.

7 – ROTA DO IMIGRANTE

Um passeio único pela área rural onde você terá contato com locais e produtores artesanais de doces, geleias e outros produtos da região. Veja mais detalhes aqui.

8 – ROTA DO ENXAIMEL

Uma bela herança dos imigrantes alemães, a construção enxaimel, a qual consiste em estruturas de madeira que são construídas sem nenhum prego ou parafuso, apenas com encaixes.

Aprecie a bela paisagem, conheça como viviam os imigrantes, experimente pratos típicos alemães e adquira produtos localmente produzidos.

Também é possível se hospedar em uma casa enxaimel histórica!

Veja no site aqui uma lista de locais para você visitar na rota.

Informe-se no seu hotel ou pousada quem faz o passeio.

9 – VILA ENCANTADA

Um pouco de Pomerode para crianças.

O Parque Vila Encantada oferece aos moradores e turistas uma opção de lazer, turismo e diversão em família! Piratas, dinossauros e insetos gigantes. O ambiente curioso e encantador, que une a pré-história ao mundo moderno por meio de materiais interativos, foi inaugurado em outubro de 2013. O projeto Vila Encantada, que já virou sensação, foi criado com o objetivo de reunir a família em um lugar que misturasse lazer e educação.

O parque temático concentra mais de 20 atrações divididas em vilas, em um espaço de cinco mil metros quadrados, localizado ao lado do Zoo Pomerode. Dinossauros que pesam cerca de quatro toneladas e têm mais de cinco metros de altura, e árvores nativas podem ser encontrados no local com placas explicativas e curiosidades. A área externa de lazer, com brinquedos de aventura e com água, prometem fazer a alegria da criançada. SITE.

Endereço:  Rua Hermann Weege, 204

10 – ZOOLÓGICO

Se existe um passeio capaz de deixar crianças e adultos encantados é uma visita a um zoológico, onde é possível encontrar animais selvagens ou pouco vistos na natureza a pouco metros de distância. Viver essa experiência é possível no Zoo Pomerode. Aberto desde 1932, é o zoológico mais antigo de Santa Catarina e o terceiro do Brasil com 45 mil metros quadrados de área e mais de 1.040 animais de 240 espécies. 

Endereço: Rua Hermann Weege, 180

11 – PORTAL TURÍSTICO SUL

Símbolo da cidade, o Portal Turístico foi construído para dar boas vindas a todos que visitam Pomerode. Em suas instalações funcionam a base administrativa da Secretaria de Turismo e o Centro de Informações Turísticas. Além de conhecer mais sobre o município, no Portal Sul é possível tirar fotos usando trajes típicos alemães e comprar artesanato local.

Logo atrás do Portal, você encontra a Praça do Coreto. Ideal para andar e apreciar o entorno.

12 – CERVEJARIA SCHORNSTEIN

Fábrica e loja da cerveja pomerana Schornstein. Você poderá assistir a fabricação da cerveja, bem como comprar cervejas e souvenirs. Endereço: Rua Hermann Weege, 160, Centro.

ONDE COMER

Pomerode tem comida alemã como carro chefe, mas não é só isso. Churrasco, hamburguer, food park, churrasco, pizza, comida italiana e etc.. Confira alguns locais onde comer. Locais que fui e gostei.

1 – ESSEN PARK – Uma Praça com vários food trucks. Desde pizzas, hamburguers, carne, pastel e claro, cerveja! Ideal para quem quer comer algo à noite. Funciona de quarta a domingo . INSTAGRAM / FACEBOOK

2 – SABOR DO SUL – Buffet a kilo para almoço com carnes grelhadas. FACEBOOK

3 – RESTAURANTE SCHROEDER – Local simples e tradicional na cidade com buffet livre para almoço a preço justo. R$ 24,00 em julho-21. TRIPADVISOR.

4 – PASSEIO POMERANO – Bem turístico com preços turísticos, mas com cafés, pizzas e almoços bem bons.

5 – RISTORANTE FUNICULI FUNICULA – Restaurante italiano com rodízio de massas e a la carte. SITE

6 – RESTAURANTE POMERODE – O mais tradicional da cidade. Eisbein e marreco com recheio! SITE

7 – TORTEN PARADIES – Café colonial, confeitaria alemã, almoço e sorvetes artesanais. Vais perder?? SITE

8 – MON CHERI – Pratos inspirados na cozinha romena. INSTAGRAM / FACEBOOK

9 – SHORNSTEIN KNEIPE – Local ideal para apreciar pratos típicos da cozinha alemã, cervejas e chopps. SITE

10 – WUNDERWALD – Cozinha italiana e alemã. SITE

11 –CURRYWURST POMERODE – Os pratos são elaborados com produtos locais como: Linguiça Blumenau Flambada, Hambúrguer de Leberkäse (bolo de carne alemão), Linguiça Caracol na chapa, Hackepeter e o prato principal, Currywurst, as famosas salsichas brancas ao molho de tomate com condimento curry e fritas. Possui ainda petiscos, lanches, saladas e sobremesas. Serve cervejas e chopes artesanais produzidos na cidade pela Zinke Bier. Endereço: Rua Testo Alto, 2065 – Testo Alto (Rota Enxaimel)

12 – OH MY BREAD – Padaria artesanal, cafés, pizzas romanas. INSTAGRAM / FACEBOOK

ONDE FICAR

Pousadas mais simples, mais sofisticadas, hotéis ou você pode optar por ficar em algum hotel em Blumenau. Só escolher.

A pousada que fiquei foi a Max Pousada. Bem no centro e fácil de andar pela cidade. Simples, mas com ótimo café da manhã e boa internet para trabalho.

Clique sobre o nome da pousada para obter mais informações. Você será direcionado ao site Booking.

1 – MAX POUSADA

2 – POUSADA OMA HELGA

3 – HOSTEL DINA & SUITES

4 – GARTEN CHALÉS

5 – RECANTO POMERANO

6 – HOTEL SCHROEDER

Agora você já tem um roteiro completo para sua visita a Pomerode.

Você também poderá gostar de:

14 COISAS PARA VER E FAZER EM TIMBÓ – SC

O QUE CONHECER, ONDE COMER E FICAR EM BLUMENAU

Assista ao vídeo de Pomerode e inscreva-se no canal!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

− 7 = 1

error: Oops. Conteúdo protegido !!
Rolar para cima
Rolar para cima