O que conhecer, onde comer e ficar em Blumenau

Talvez você conheça Blumenau pela tão famosa Oktoberfest, mas a cidade oferece mais do que isso.

É o que vamos ver nesse post. O que fazer na cidade além da Oktoberfest.

O QUE FAZER E VER

Blumenau foi colonizada basicamente por alemães então, você verá várias construções ao estilo alemão e cultura também.

Historicamente falando, as atrações ficam mais na área central, podendo ser facilmente feito à pé.

1 – PRAÇA HERCÍLIO LUZ

A praça, localizada no início da Rua XV, é um dos locais de convivência mais antigos da cidade. Hoje abriga jardins e árvores centenárias além do  monumento Voluntários da Pátria, que representa os soldados em luta na Guerra do Paraguai (1865/1870) e 2ª Guerra Mundial (1939/1945), o Museu da Cerveja também está alí, o monumento em homenagem aos 50 anos de fundação do município e aos seus primeiros 17 imigrantes, encontramos o restaurante Thapyoca que conta com uma mini cervejaria, onde o turista pode saborear pratos típicos alemães com uma bela vista panorâmica da curva do Rio Itajaí-Açu. Nos fundos da praça encontra-se o Porto Fluvial de Blumenau, que foi durante muitos anos, o local de embarque e desembarque de pessoas e mercadorias com destino ao litoral.

2 – FUNDAÇÃO CULTURAL

Concebida pelo fundador da Cidade, Hermann Bruno Otto Blumenau, para ser o centro administrativo da colônia, abrigando posteriormente a Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores, o prédo da Fundação Cultural de Blumenau tem formato neogótico.

Nos programas desenvolvidos pela Fundação estão festivais, mostras, fóruns, palestras, exposições, editoriais, empréstimos de acervo e acontecimentos para os mais diversos públicos.

Endereço: Rua XV de Novembro, 161, Centro

3 – MAUSOLÉU DR. BLUMENAU

É no Mausoléu Dr. Blumenau, inaugurado em 1974, que estão depositados os restos mortais do fundador da cidade, Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau (1819-1899), e de seus familiares. O Mausoléu é mantido pela Fundação Cultural de Blumenau e, além de contar sobre a fundação da cidade, também recebe exposições regularmente no seu espaço.

Endereço: Rua XV de Novembro, 161 | Centro

4 – CEMITÉRIO DOS GATOS

Edith, sobrinha neta do fundador da cidade,era uma mulher avançada para sua época.após ter estudado na Alemanha,voltou à cidade para cuidar de seus irmão doentes. Do constante contato com o público, seus hábitos passaram a ser entre livros, animais, e foi assim até fim dos seus dias.

Edith tinha grande afeto pelos gatos. Ao morrerem, os felinos eram enterrados com direito a funeral e cortejo fúnebre. Com o passar do tempo, o local acabou se tornando atração turística, o cemitério dos gatos.

Endereço: Alameda Duque de Caxias, 64 (Rua das Palmeiras) – Centro

5 – MUSEU DA FAMÍLIA COLONIAL

Este museu preserva um acervo de 6.200 peças. São pertences do fundador de Blumenau, de colonizadores e de suas famílias. Móveis, vestimentas, acessórios, utensílios domésticos e maquinários históricos e bem conservados. Nos fundos do complexo do Museu está o horto florestal, onde ainda se encontra árvores plantadas pelo fundador da cidade e o Cemitério dos Gatos.

Endereço: Alameda Duque de Caxias, 64 (Rua das Palmeiras) – Centro

6 – RUAS DAS PALMEIRAS

Alameda Duque de Caxias (Rua das Palmeiras)

Foi a primeira rua planejada da colônia. Denominada pelo imigrantes “Boulevard Wendenburg”. As primeiras palmeiras imperiais da colônia foram plantadas em 1876, no centro da avenida.

7 – AVENIDA BEIRA RIO

A Av. Presidente Castelo Branco, mais conhecida por Av. Beira Rio, faz parte do dia a dia dos blumenauenses. Andar de bicicleta, caminhar, correr no final de tarde apreciando o pòr do sol e o rio.Por que não fazer igual?

8 – RUA XV DE NOVEMBRO

É a rua do comércio da cidade. várias lojas, escritórios, cafés e bares, além de algumas construções históricas. Aos domingos ela fecha para carro e torna-se a rua do lazer, com aluguel de bicicletas. Mas atenção que todo comércio fecha!

Ao longo da rua você encontra a catedral e o prédio da Havan em estilo alemão.

9 – RUA CURT HERING

A Curt Hering é o encontro dos blumenauenses no final de semana. Vários bares e restaurantes ao longo da rua. Alguns com música ao vivo.

10. CALÇADÃO BRUECKHEIMER

O primeiro calçadão da cidade de Blumenau. Local bem legal para beber algo, comer, encontrar amigos ou simplesmente sentar em um dos bancos.

Endereço: R. Cap. Euclídes de Castro, 43-81

11 – CATEDRAL SÃO PAULO

Catedral São Paulo Apóstolo, com arquitetura moderna, foi construída com pedras de granito vermelho e com vitrais que produzem um efeito muito característico na iluminação interna. É quase impossível não ficar maravilhado com a iluminação. Na parte ao fundo, atrás do altar,  se vê uma rosácea, rodeada por outros vitrais menores (A rosácea é um ornamento usado no seu auge em catedrais durante o período gótico).

Endereço: Rua Xv de Novembro, 955

12 – TEATRO CARLOS GOMES

Obra concluída em 15 de novembro de 1939 e, ao longo do tempo, várias lendas (ou verdades), acercam o local.Uma delas é que a fachada do prédio é uma réplica do quepe militar de Hitler.. Lenda ou não, saiba que alguns arquitetos vinham diretamente da Alemanha para acompanhar as obras.As lendas diziam também que o prédio seria a Sede do 3º Reich na América Latina, se Hitler ganhasse a guerra e que, a sacadinha no topo do prédio, seria para o discurso de Hitler à população.

Atualmente, tem capacidade para um público de 760 pessoas, destacando-se os três foyers em estilo art déco – um abaixo da entrada, outro acima e o terceiro nas galerias -, com piso em pastilhas e escadarias em mármore. O teatro dispõe de dez camarins (cinco individuais), distribuídos em quatro pavimentos. Mais sobre o teatro, aqui.

Endereço: R. XV de Novembro, 1181 – Centro

13 – PREFEITURA DE BLUMENAU

Em janeiro de 1980, tiveram início as obras de construção da nova Prefeitura, no local onde funcionava a sede da Estação Ferroviária. O prédio foi inaugurado em 02 de setembro de 1982 com 10.500m². Seu estilo enxaimel foi inspirado nas antigas casas do período colonial. É uma das maiores e mais modernas prefeituras do estado e um dos prédios mais fotografados.

Em frente ao prédio você também encontra o letreiro “Eu amo Blumenau” e a locomotiva Macuca. Primeira locomotiva de Blumenau. Importada da Alemanha em 1908, chegou ao Brasil a bordo do Vapor Klobenz que também trazia oitocentas toneladas de material para a Estrada de Ferro Santa Catarina. O apelido “Macuca” foi dado devido à semelhança com a ave macuco, pois o apito lembrava seu pio e o ruído da descarga de sua caldeira.

Endereço: Praça Victor Konder

14 – MEMORIAL AOS IMIGRANTES

Construído em 1900, o monumento é uma homenagem aos primeiros dezessete imigrantes que chegaram ao que é hoje a cidade de Blumenau. Como forma de registro histórico, todos eles tem seus nomes gravados no monumento que foi entalhado por colono da cidade. É apenas um monumento, mas nas suas caminhadas pela beira Rio, por que não passar por la? Fica logo após o prédio da Prefeitura.

15 – VILA GERMÂNICA

Acho que este é o local onde a maioria dos turistas conhece.

As casinhas em estilo germânico que reproduzem vilas do interior da Alemanha fazem do Parque Vila Germânica.É um local que fica aberto 7 dias da semana independente de ter eventos ou não. Alí você encontra lojas com produtos inspirados na Alemanha, lojas de presentes e lembranças, comidas, doces e tudo para você se vestir adequadamente para próxima Oktoberfest.

Além das lojas, o local possui restaurantes com comida típica alemã, cafés, confeitarias e locais de cerveja e chopp. SITE.

Endereço: R. Alberto Stein, 199

16 – PARQUE RAMIRO RUEDIGER

Bem perto da Vila Germânica temos esse parque onde boa parte dos blumenauenses vão nos finas de semana.

Com uma área total de 40 mil m², o Parque oferece diversas opções de lazer, como lago com 4 mil m² e deck, pista para corrida e caminhada, com cerca de 700 metros de extensão, ciclovia, bosque, playground, lanchonete, quadra poliesportiva, vôlei de areia, quadra de tênis e segurança 24 horas.

Endereço: Rua Alberto Stein, 416 – Velha 

17 – MUSEU HERING

A marca Hering já é bem conhecida por nós brasileiros. A marca foi fundada por dois irmãos de Santa Catarina, em 1880, e vem sido gerenciada pela família Hering desde então. Para contar e celebrar essa história, foi fundado o Museu Hering .

O local é uma casa construída no século XIX, em estilo eixamel, trazido pela imigração alemã ao Brasil e o local mostra a história da Hering: exposição de objetos e maquinários usados pela empresa durante os anos, fotografias, documentos e indumentárias. SITE.

Endereço: R. Hermann Hering, 1740 – Bom Retiro

18 – PARQUE SÃO FRANCISCO DE ASSIS

Bem no centro da cidade, o parque é rico em flora e fauna. Em prol da educação ambiental, o local contém trilhas que possibilitam caminhas, onde se pode desfrutar dos recursos naturais. São quatro trajetos diferentes, sendo eles: Caminho das Águas, Caminho do Tucano, Caminho da Cutia e Caminho do Tatu.

Importante: Leve repelente!

Endereço: R. Ingo Hering, 390 – Centro

ONDE COMER

Blumenau, além da comida típica alemã, traz também as mais variadas cozinhas e ótimos cafés. Aqui, apenas alguns deles:

1 – DAILY CAFÉ

Cafés com fatias de tortas e doces caseiros, mais pães de queijo e omeletes, em espaço tranquilo e acolhedor. Endereço: R. Paul Hering, 35 – Centro. FACEBOOK

2 – THAPYOKA

Restaurante e micro cervejaria com buffet, práticos típicos. Local bem turístico. Endereço: Rua, R. XV de Novembro, 160 – Centro. SITE.

3 – VILA GERMANICA

Cerveja, pratos típicos, cafés…Você escolhe! Endereço: R. Alberto Stein, 199 – Velha.SITE

4 – WUNDERWALD

O restaurante, na estrada que liga Blumenau a Pomerode, funciona em uma autêntica casa enxaimel e serve o melhor da comida alemã na região. Endereço: Rua 15 de Novembro, 8444. SITE.

5 – SABOR IMPERIAL

Para fugir um pouco da culinária alemã, mas sem escapar de boa variedade de pratos. Ótimo self service. Endereço: Ângelo Dias, 251. SITE.

6 – PER TUTTI

Pertutti é um restaurante com buffet self service com muitas variedade. Desde carne, comida japonesa, cuacuz marroquino. Vale muito a pena. Endereço: Rua Amadeu da Luz, 40 – Centro. SITE

7 – CALÇADÃO BRUECKHEIMER

Local com vários cafés, pizzas e comida despretensiosa. Endereço: R. Cap. Euclídes de Castro, 43-81 – Centro

8 – CAFEHAUS GLORIA

Essa é clássica na cidade. Famosa pelo seu café colonial. Junto ao Hotel Gloria. Impossível nao sair de lá rolando! Endereço: Rua 7 de Setembro , 954. INSTAGRAM

9 – CERVEJARIA MAD DWARF

Espaço é amplo e bem arejado, com o aconchego de uma fogueira na área externa para as noites mais frias, aquecedores na área coberta, além de mantas nas mesas. 20 torneiras de chopes artesanais, pet friendly e comida de boteco. Endereço: Rua Uruguay ,111 – Ponta Aguda.

10 – SENHORA FARINHA GARDEN

Uma confeitaria dentro de uma floricultura . Doces e salgados de comer rezando!. Endereço: Rua Coelho Neto, 32 – Centro. INSTAGRAM

11 – CURRYS COFFEE AND TEA

Cafés e chás especiais, natureza e tranquilidade e até uma lareira para os dias mais frios. Fica dentro de um espaço de terapias holísticas. Endereço: Rua pedro Silva, 60. INSTAGRAM

12 – SPOT COFFEE

Um café ao estilo dos de NY, mas que tem a melhor coxinha e o melhor pão de queijo de Blumenau. Servem também vinhos e espumantes. Possui também uma loja onde vendem velas, chás e cerâmicas. Endereço: Alameda Rio branco, 477. INSTAGRAM.

13 – MORTADELLA RISTORANTE

O local serve uma das melhores pizzas da cidade e, no almoço, um cardápio com carnes selecionadas para quem gosta de um bom assado. Endereço: Av. Martin Luther, 1001. SITE

ONDE FICAR

O local mais interessante para ficar na cidade é o centro pelo fato de estar mais próximo das atrações e também para poder locomover-se pela cidade.

Algumas indicações de hotéis pela região. Clique sobre o nome do hotel para ser levado (a) à pagina do Booking para descrições e preços.

1 – HOTEL GLÓRIA

2 – IBIS BUDGET

3 – SLAVIERO ESSENTIAL

4 – HOTEL BLUMENHOF

5 – HOTEL HERMANN

6 – HOTEL HIMMELBLAU

Gostou do post? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

− 3 = 3

error: Oops. Conteúdo protegido !!
Rolar para cima
Rolar para cima