O boêmio bairro Santa Tereza – BH

Conheça o bairro Santa Tereza em BH

O bairro Santa Tereza é um desses lugares onde permanecem algumas tradições e onde aflora cultura em amplitude, como a boemia dos bares e restaurantes.

Localizado na ZL da cidade, nesse post vamos conhecer um pouco do bairro, sua história e que fazer por alí.

1 – INTRODUÇÃO

Santa Tereza é um lugar onde as pessoas ainda conservam o hábito de dar bom dia, boa noite e oferecer ajuda, quando alguém está em apuros e até mesmo sentar no banco da praça ou na porta da rua e trocar um dedo de prosa. Por falar em praça, as cinco existentes no bairro Santa Tereza são pontos de encontro dos moradores e visitantes.

Carinhosamente chamado Santé, quase uma referência ao seu pulsar de “mineiridade”, que corta a “compridez” das palavras, é um bairro que ultrapassa fronteiras por meio de seus moradores, suas praças e manifestações.

2 – HISTÓRIA

O bairro Santa Tereza teve sua ocupação iniciada pelos imigrantes, principalmente italianos, portugueses e espanhóis que vieram trabalhar na construção da nova capital de Minas Gerais, Belo Horizonte. Inclusive muitos dos moradores são descendentes desses imigrantes, pois uma das características de seus habitantes é continuar vivendo no local.

Ainda é possível encontrar imóveis do início do século XX, que guardam suas características arquitetônicas, como por exemplo o prédio do cinema e do bar Bolão.

3 – CARACTERÍSTICA

Embora os local boêmia mais conhecida da cidade seja o bairro Savassi, Santa tereza tem características peculiares. A pura mineiridade, o “dedo de prosa” e a simplicidade. Então, se você vem ao bairro a procura de locais d moda e gourmetizações, sinto decepcionar.

4 – LOCALIZAÇÃO

Região Leste de Belo Horizonte. Como uma ilha, o bairro Santa Tereza está rodeado pelas avenidas Silviano Brandão, Contorno e Andradas, importantes vias de tráfego de veículos.

Tem como vizinhos os bairros Sagrada Família, Horto, Pompéia, Santa Efigênia e Floresta e a 15 minutos do centro da cidade.

5 – BARES DA REGIÃO

Que os belo-horizontinos e os barzinhos têm um caso de amor digno de um filme romântico, todo mundo já sabe. Mas os bares do Bairro Santa Tereza estão em um lugar especial do coração de cada morador da capital. Um dos maiores redutos boêmios da capital, o bairro mistura o tradicional e o moderno em suas calçadas mais que aconchegantes. Vamos ver alguns:

5.1 – BOLÃO

Conhecido como um dos melhores fins de noite de BH, o Bolão tem fama e tradição. Afinal, são cinco décadas de boêmia na região de Santa Tereza. E o grande astro da noite é o espaguete à bolonhesa. Outra opção que faz sucesso com os fregueses é o Rochedão, um PF com arroz, feijão (simples ou tropeiro), carne (de boi, frango ou porco), ovo, batatas fritas e macarrão.

5.2 – PARADA DO CARDOSO

Um dos mais conhecidos estabelecimentos do boêmio bairro de Santa Tereza, a Pizzaria Parada do Cardoso funciona em uma charmosa casa de dois andares. O espaço, embora simples, é aconchegante e confortável. Além das massas, que também são uma ótima escolha, o cardápio reúne tira-gostos típicos da cozinha mineira.

5.3 – BAR DO ORLANDO

Na ativa desde 1919, o bar foi inaugurado originalmente como uma loja de artigos de pesca, já que na época da fundação ainda era possível tirar traíras e lambaris do Rio Arrudas, ali pertinho. Hoje, as prateleiras acomodam itens de mercearia, como sabão em pó e enlatados. O menu oferece porções de batatas fritas, linguiças e espetinho de frango. 

5.4 – TARBERNA SANTÊ

O Santê é um local bem a cara da região mais boêmia da cidade. Com um cardápio de dar água na boca, as opções vão de delícias, como o famoso e tradicional pão de queijo recheado, hambúrguer vegano, até a costelinha suína. Para beber, o local oferece uma carta de coquetéis com drinques bem elaborados.

5.5 – BAR DO MUSEU CLUBE DA ESQUINA

A música é o que faz desse bar a cara do Santa Tereza. Com uma programação musical variada, a casa recebe de terça a sábado, artistas variados com repertório influenciado pelo Clube da Esquina e MPB. No cardápio, destaque para carne de sol com manteiga de garrafa, filet com fritas, bolinho de abóbora com recheio de carne seca.

5.6 – BARTIQUIM

Tradicional bar da região do Santa Tereza, aberto desde 2002, o Bartiquim conta com aquele clima gostoso de mesas ao ar livre espalhadas pela calçada para você degustar ótimos pratos da culinária mineira, tudo preparado pelo próprio dono que faz questão de participar da produção. Para acompanhar você pode escolher cervejas artesanais, industriais ou até mesmo apreciar um bom vinho.

5.7 – BAR DA GABI

Este bar aposta em trazer você para um ambiente acolhedor, um “quintalzin” de uma casa no meio do Santa Tereza. Possui uma decoração diferenciada, com cadeiras de praia e fliperamas.

O Bar da Gabi conta com mesas ao ar livre espalhadas por um lindo quintal e também mesas na calçada. Para o entretenimento da turma, o bar tem música ao vivo, fliperama e uma cartela variada de drinks e shots.

5.8 – BIROSCAS2

Excelente bistrô localizado no Santê com uma linda decoração e varanda para a praça. O Biroscas2 conta com uma cozinha aberta, piano de armário e uma ótima comida brasileira. A ideia do estabelecimento é fazer com que você se sinta em casa, que tenha aquelas boas lembranças de casa de vó. É possível realizar reservas e degustar um bom vinho. Falando em vinho a casa conta com algumas noites de open wine, vale a pena consultar.

5.9 – FUNDOS DA FLORESTA

Um bar temático que promete te levar para uma experiência do mundo encantado de fadas, bruxas, duendes e gnomos. Com uma decoração fora do comum, o bar apresenta uma proposta bem diferente. Possui apresentações de músicas ao vivo, variando de estilos entre rock, pop, flashback e mais. Deguste uma boa cerveja artesanal ou industrial para viver a experiência que só o Fundos da Floresta pode te proporcional.

5.10 – MERCADO DA BOCA

A oferta da casa é oferecer uma experiência gastronômica em uma das regiões mais boêmias da cidade. No Mercado da Boca de Santa Tereza, você irá encontrar restaurantes como Beco, Lolita Bubble Gin, Rotisseria Central e Santa Pizza. Lá você vai poder experimentar drinks, cervejas artesanais variadas, vinhos e deliciosos pratos.

Já conhece alguns desse bares? O que achou?

PASSEIOS

PASSAGENS

HOTEL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

62 − = 55

error: Oops. Conteúdo protegido !!
Rolar para cima
Rolar para cima