Plaza de Mayo a Plaza del Congreso – Parte I

Plaza de Mayo Buenos Aires

Este circuito pelos núcleos históricos de Buenos Aires está dividido em 3 partes.

EXPERIÊNCIAS POR BUENOS AIRES

A primeira engloba a Plaza de Mayo e seus arredores, a segunda a Av de Mayo em sua totalidade, uma referência à tradição espanhola na cidade e a terceira parte engloba a Plaza del Congreso.

PRIMEIRA PARTE – PLAZA DE MAYO – O QUE VER:

Núcleo de grandes concentrações populares, esta praça foi cenário de importantes episódios históricos. o primeiro passo foi a independência em 1810, a explosão popular do peronismo em 1945, Las Madres de la Plaza de Mayo, entre outros.

Plaza de mayo

1) O CABILDO:

A construção atual data de 1940, quando foi restaurada em estilo colonial. O Cabildo foi autoridade máxima desde 1580 até 1921 e segue sendo referência histórica de onde se deu o primeiro passo à independência em 1810. Seu museu conserva a memória da época em elementos cotidianos, artísticos e mobiliário.

Endereço: Bolívar, 65.

Visitas para o público em geral: terças, quartas e sextas, às 15h30. Quintas 15h30 e 17h.

Sábados, domingos e feriados: 11h, 12h30, 14h00, 15h30 e 16h45.

Idioma: Espanhol

2) CATEDRAL METROPOLITANA:

O templo católico mais importante de Buenos Aires foi reconstruído umas seis vezes desde 1580. Sua história azarada acumula incêndios e demolições que a destruíram completamente. Desde 1880 a Catedral abriga em um mausoléu os restos do General  José de San Martin, herói máximo da independência. Mais infos aqui

Endereço: San Martín 27

3) PIRÂMIDE MAYO:

Em 1811, para o primeiro aniversário da Revolução de Mayo, ergueu-se um monumento de concreto branco que está no meio da praça.

EXPERIÊNCIAS POR BUENOS AIRES

4) ESTÁTUA DE BELGRANO:

Inaugurada em 1873, a figura equestre do general Manuel Belgrano é obra do escultor francês Albert Carrier-Belleuse. O general Manuel Belgrano (1770-1820) nasceu e morreu no bairro de Monserrat e foi advogado, militar e um dos políticos mais importantes no processo de independência nacional. Influenciado pela ideologia liberal da Revolução Francesa, ele elaborou um projeto econômico para a Argentina que enfatizava a produção agrícola e contemplava o crescimento da manufatura. Em 1810, Belgrano ingressou na Primeira Diretoria (o governo crioulo formado como resultado da Revolução de Maio). Dois anos depois, em 1812, ele criou a Bandeira Nacional às margens do rio Paraná, na cidade de Rosário.

Endereço:  Av Hipólito Yrigoyen e Balcarce

5) BANCO DE LA NACIÓN:

Exemplo da arquitetura monumental de entreguerras, a sede central do Banco já funcionou no endereço, entre 1857 e 1888, o Teatro Colón. Visite no endereço o Museu Histórico e Numismático, um reservatório de documentos, notas, uma importante coleção numismática, móveis e diferentes elementos que compuseram a atividade bancária e a história de nossa país em que são realizadas visitas guiadas.

Banco de la nacion

6) CASA DO GOVERNO – CASA ROSADA:

Casa Rosada é a sede do Poder Executivo , onde exerce as suas funções o Presidente da República.

Muito importante: para visitar a Casa Rosada deve pedir permissão, com pelo menos 15 dias de antecedência. Livre.

La Casa Rosada tem visitas guiadas gratuitas para aqueles que querem conhecer a sua história e arquitetura. Durante as visitas os guias turísticos são os granadeiros. O passeio inclui os principais setores da Casa do Governo, como Salão de Patriotas Latinoamericanos, Pátio das Palmeiras, Salão das MulhEres Argentinas, Varanda para a Plaza de Mayo, Escritório Presidencial…

Duração da visita: 60 minutos.

Entrada gratuita.

As visitas são solicitadas pelo menos 15 dias de antecedência no site da Casa Rosada. Os visitantes devem chegar 20 minutos antes do tempo da visita a entrada da rua Balcarce 50 com um documento de identidade (cedula ou passaporte) ea confirmação da visita impressa ou em telefone celular.

Dias e horários: As visitas são aos sábados, domingos e feriados das 10:00 às 18:00 hs.

As visitas podem ser canceladas ou alteradas por razões de agenda.

Website para marcar uma visita: https://visitas.casarosada.gob.ar

CASA ROSADA

7) LEGISLATURA DE LA CIUDAD:

A Legislatura da Cidade de Buenos Aires é o Poder Legislativo da Cidade de Buenos Aires. Está composta por sessenta deputados, eleitos por voto direto no acumulativo segundo a Lei ou Método d’Hondt. Cada deputado dura quatro anos em suas funções, e a Legislatura se renova por metades cada dois anos. Possível fazer uma visita guiada. Clique aqui para saber mais.

Endereço: Perú 160.

8) RELÓGIO DA SIEMENS:

No alto do edifício da empresa Siemens, na Av Roca esquina Bolívar, duas figuras de bronze formam parte do grande relógio. Com movimentos mecânicos batem no sino para indicar cada hora.

Você poderá gostar também de:

PARTE II

EXPERIÊNCIAS POR BUENOS AIRES

Cadastre-se no blog e receba atualizações:

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 1 =

error: Oops. Conteúdo protegido !!
Rolar para cima
Rolar para cima