Mouraria – Um bairro tipicamente lisboeta

Bairro Mouraria lisboa

Embora seja um bairro tipicamente Lisboeta, é também o bairro mais multicultural da cidade.

Neste post, vamos ver o que visitar e onde comer no bairro.

CURIOSIDADES DO BAIRRO

1 – Os mouros viveram no bairro logo após a conquista de lisboa até meados de 1497, quando foram expulsos juntamente com os judeus.

2 – A maioria da população estrangeira é de Bangladesh, sendo os restantes imigrantes de chineses, indianos, paquistaneses e moçambicanos.

3 – Berço do Fado. Aqui moraram Severa, que se apaixonou por um conde e levou a música do povo aos salões aristocratas. Outros grandes nomes ligados ao Fado viveram no bairro, como Mariza, que cresceu nessas ruas antes de chegar aos grandes palcos do mundo.

O QUE VER / FAZER NO BAIRRO

1) A VIDA PORTUGUESA

A segunda loja “A Vida Portuguesa” é maior do que a original no Chiado, e inclui peças para a casa, sempre genuinamente portuguesas.

Viaje no tempo e leve um produto tradicional português como lembrança.
Lisboetas nostálgicos, ou simplesmente com bom gosto, procuram aqui os sabonetes ou as conservas que costumavam encontrar na casa da avó, também atraídos pelas embalagens “retro”.

Endereço: Largo do Intendente, 23

A vida portuguesa lisboa

2) VIÚVA LAMEGO

Uma das mais belas fachadas em azulejo na cidade. Fundada neste espaço em 1849, a fábrica de azulejos e cerâmicas Viúva Lamego encontra-se agora em Sintra, mas mantém aqui a loja com a sua fachada emblemática.

Endereço: Largo do Intendente,25

3) CASA DA SEVERA

A casa onde viveu a primeira grande fadista, Maria Severa, foi restaurada e é agora um pequeno centro cultural dedicado ao Fado, com atuações ao vivo e um restaurante. Site

Endereço: Rua das Gáveas 51

4) IGREJA DE SÃO CRISTÓVAO

Segundo relatos, a igreja está quase sempre fechada, mas vale a visita à escadaria em frente (as Escadinhas de São Cristóvão), para admirar um mural dedicado ao Fado.

Endereço: Largo de São Cristóvão s/n

5) LARGO DO INTENDENTE

Zona de prostituição e área de estacionamento de caminhões durante anos, este largo foi reabilitado em 2012 e passou novamente a ser um espaço convidativo. Vários edifícios foram recuperados. Vale uma caminhada por ele.

6) PRAÇA MARTIM MONIZ

Esta praça, com vista para o castelo, é onde se cruza o maior número de etnias na cidade. É o centro de uma mini “Chinatown” e um terminal do famoso eléctrico 28.

7) ROOFTOP BAR

Sempre que o tempo  permitir, este bar no terraço do Hotel Mundial encontra-se aberto das 18h30 à meia-noite (para hóspedes e público em geral). Situa-se no nono andar e oferece uma vista magnífica da cidade, desde o Castelo até à Baixa e o Tejo.
Além dos cocktails, aqui também se apresentam noites de jazz.

Endereço: Praça Martim Moniz, 2

8) TOPO

Um dos terraços da moda, virado para o castelo. Um pequeno centro comercial ocupado por lojas de várias etnias, abriu o sexto piso para um bar e restaurante com vista para o castelo. O acesso ao espaço, que foi usado como armazém, é feito por um pequeno elevador.
No terraço estão estruturas em madeira que servem de mesas e de assentos para petiscar, enquanto a sala interior apresenta um longo balcão onde são servidas refeições (de cozinha portuguesa e internacional). Também há vista para o castelo nesta sala, através da fachada envidraçada.

Endereço: Praça Martim Moniz (Centro Comercial do Martim Moniz)

ONDE COMER

1) CANTINA BALDACCRA

É o italiano com preços mais acessíveis de Lisboa, um espaço pouco iluminado e nada pretensioso onde se servem massas e bifes.

Endereço: R. das Farinhas 1

2) CERVEJARIA RAMIRO

Famosa pelo marisco fresco (vindo das águas frias do norte da península ibérica), esta é das mais concorridas cervejarias e marisqueiras de Lisboa. Aberta há mais de meio século, atrai todo o tipo de clientes não só pela qualidade do marisco, mas também pelo seu ambiente autêntico.

Endereço: Av Almirante reis, 1

3) TENTAÇÕES DE GOA

Um dos indianos favoritos da cidade. Até já foi premiado pela sua cozinha indo-portuguesa que é apresentada num interior lembrando Goa, a antiga colônia portuguesa na Índia.

Endereço: R. de São Pedro Mártir 23

Agora você já pode visitar o bairro Mouraria com tranquilidade. Conte depois como foi.

LINKS

Você poderá gostar também de:

AS MELHORES VISTAS DE LISBOA PARA APRECIAR A CIDADE

8 BAIRROS SUBESTIMADOS DE LISBOA PARA VOCÊ CONHECER

LX FACTORY LISBOA

LIVROS

PASSEIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

− 9 = 1

error: Oops. Conteúdo protegido !!
Rolar para cima
Rolar para cima