5 lugares para Fado em Lisboa

Quem vai a Lisboa, geralmente quer ir a um local com Fado, mesmo que apenas uma vez.

Nesse post vamos ver 5 locais pela cidade para você apreciar o Fado. Tanto o “vadio” quanto o mais aristrocático.

O Fado é um estilo e música portuguesa . O Fado, para um português, é mais do que música. Por isso, para eles, é que é tão emocionante e arrepiante relembrar Amália cantando ou ouvir Mariza, nos dias de hoje. 

Lembrando que FUIPORAIBLOG tem um Clube de Membros. Veja mais clicando na imagem abaixo:

Clube de membros fuiporaiblog

ORIGEM

Surgiu em contexto popular na Lisboa oitocentista, quando, de forma espontânea e nas mais diversas ocasiões e lugares, se começava a cantar.

Os temas eram essencialmente do quotidiano, de emergência urbana. O fado surgiu, então, nos seus primórdios, associado a contextos sociai

CENSURA DE 1927

Como todas as áreas artísticas, o Fado também sofreu mutações da sua forma original aquando da censura, depois do golpe de maio de 1926.

Não apenas as letras podiam ser censuradas, mas também a apresentação dos intérpretes ou os espaços estavam sujeitos a novas regras.

O Fado, que até então era criado essencialmente, de improviso, passou, nesta altura, a ter uma rede de intérpretes, letristas, compositores e instrumentistas dedicada e que atuavam em diferentes espaços para um público cada vez maior. À medida que o tempo foi passando, começou a criar raíz a tendência de ouvir fado nos locais específicos para o propósito, “as casas de fado”. Estas começaram a aparecer com mais evidência em Lisboa, no Bairro alto, a partir dos anos 30.

O FADO DEPOIS DE 25 DE ABRIL DE 1974

A ditadura salazarista e a sua censura colocaram o Fado numa posição não merecedora que só foi restaurada com a implementação do Estado democrático em 1974. A partir desse ano, o Fado deixa de ser motivo de debate, pois torna-se consensual a sua importância e significado. 

FADO VADIO

O que é afinal o Fado Vadio? O fado vadio é o fado que não é feito para fins comerciais. É o fado cantado por fadistas e não fadistas, o que interessa é sentir o que se canta. É aquele fado que não tem programa, organizado por restaurantes e casas de fado um pouco por todo o lado, nos mais diferentes horários, e onde qualquer um pode cantar.

OS 5 LOCAIS

TASCA DO CHICO

Este pequeno e intimista bar/restaurante (com localizações no Bairro Alto e Alfama) é um local para desfrutar do fado num ambiente informal e de convívio. O ambiente acolhedor e pouco iluminado é propício para experimentar as melodias sentidas, trazidas por cantores que circulam dentro e fora de diferentes restaurantes de fado. Além de ser conhecido pelo fado vadio,também conhecido pelo bacalhau, cardo verde e bife à portuguesa.

Endereço: Rua dos Remédios, 83

MESA DE FRADES

Não há restaurante de fado na cidade que possa rivalizar com a beleza da Mesa de Frades. Localizada numa antiga capela do século XVIII, onde as paredes e o chão são revestidos com autênticos azulejos, a sala íntima acomoda apenas um punhado, por isso não deixe de reservar com antecedência. A atmosfera à luz de velas é acolhedora e convidativa.

Endereço – Rua dos Remédios, 139

BAIUCA

A Baiuca é uma das casas mais ligadas ao fado vadio tradicional. O fado é vadio e a porta está sempre aberta. Bem no coração de Alfama, com um ambiente e uma atmosfera inigualável, tal como manda a tradição, copo de vinho, alfama cheia de vida, e fadistas uns atrás dos outros, quase a fazerem fila para contar.

Endereço: Rua de S. Miguel, 20

SENHOR VINHO

O Senhor Vinho deve o seu prestígio à sua carismática proprietária, a famosa fadista Maria da Fé. É de longe o restaurante de fado mais elegante da cidade, e a qualidade da comida condiz com a decoração bem equipada e o atendimento personalizado.

Endereço: Rua do Meio à Lapa, 18

CLUBE DE FADO

Aqui está uma versão de luxo de um restaurante de fado, e tudo se encaixa nisso, desde a decoração ao serviço, desde a comida ao tipo de fado que se canta. Na verdade você vai ouvir uma versão aristocrática do fado, ao contrário do fado de ruavadio ) que é trazido até você na maioria dos locais de fado.

Endereço: Rua de São João da Praça, 86

Conhece mais algum local interessante para indicar? Escreva nos comentários.

CLUBE DE MEMBROS

Conheça o clube de membros FUIPORAIBLOG clicando na imagem abaixo:

Clube de membros fuiporaiblog

LINKS

O QUE FAZER NO BAIRRO DA GRAÇA

MOURARIA – UM BAIRRO TÍPICO LISBOETA

10 LOCAIS PARA VISITAR EM CASCAIS

PASSEIOS

1 comentário em “5 lugares para Fado em Lisboa”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

48 − = 45

error: Oops. Conteúdo protegido !!
Rolar para cima
Rolar para cima