Locais “secretos” de São Paulo para conhecer

São Paulo é uma cidade imensa com uma surpresa em cada esquina.

Difícil conhecer todos os locais e saber de tudo o que acontece na cidade. Coloco aqui alguns locais não conhecidos para que você, paulistano ou não, tenha mais uma opção, se ainda não conhece:

1) EMPANADAS CAMINITO:

Sim. è uma cópia fiel da arquitetura do bairro portenho, Caminito. Os donos são uruguaios, mas que viveram na Argentina por 20 anos e trazendo a SP receita fiel de empanadas. Com mesas no interior e na calçada, serve otimas empanadas. Alí você também encontra as cervejas Norteña e Quilmes, além de vinhos e café.

Endereço: Alameda dos Indígenas, 83 – Planalto Paulista

2) UMA MERCEARIA COM 120 ANOS:

Casa Godinho, a mercearia do centro de São Paulo com prateleiras originais em imbuia, uma balança de prata para pesar os frios e frutas, temperos a granel e produtos embrulhados em  papel, como antigamente.

O bacalhau é um item famoso à venda na Casa Godinho desde muito tempo, o autêntico bacalhau norueguês é sempre encontrado por lá. Também encontramos muitos outros itens dentre secos e molhados, os lanches são deliciosos, e há opção de comprar salgadinhos para festa.

Endereço: Endereço: Rua Líbero Badaró, 340

3) PARQUE BUENOS AIRES:

Um local querido pelos moradores de Higienópolis. Um espaço verde em meio ao caos urbano. O parque ocupa uma área de 25.000m² no quarteirão formado pelas ruas Bahia, Piauí, Alagoas e Avenida Angélica. Famoso pela suas áreas verdes e estátuas ao longo do caminho, vegetação exuberante e o “cachorródromo”. Espaço cercado onde os pets podem ficar livres e socializar. Fora desta área, devem abdar na coleira.

Endereço: Avenida Angélica, s/nº (altura do nº 1500) – Higienópolis

4) A CASA DAS CALDEIRAS:

Local construído em 1920 para abrigar as caldeiras que forneciam energia para as indústrias Matarazzo. Hoje, impossível passar pelo bairro Água branca e não notá-las.

Atualmente a Casa das Caldeiras ganhou um novo propósito, além de ser palco de shows, festas privadas, eventos sociais, artísticos, culturais e institucionais, ela abriga diversos outros projetos que promovem ocupação do espaço e gera cultura para a sociedade. Clique aqui para visitar o site e ver programação.

Endereço: Av. Francisco Matarazzo, 2000 – Água Branca

5) UM BAR ESCONDIDO EM MOEMA:

Trazendo um pouco este conceito de bar escondido, como o Floreria Atlântico em Buenos Aires, o bar Câmara Fria fica em cima do badalado Bar original. Você precisa passar pelo bar original e perguntar ao garçom como chegar no Cãmara Fria. Bar à meia luz com cervejas artesanais e decoração rústica. Vale conhecer.

Endereço: R. Graúna, 137 – Moema.

6) VISITA MONITORADA AO METRÔ DE SP:

Isso mesmo!! O Metrô abre suas portas para que as pessoas conheçam os bastidores de tudo o que acontece por trás deste sistema.

As visitas são voltadas para a comunidade técnica, setores acadêmicos, empresas, representantes de governo, instituições, escolas, grupos e público em geral. O local da visita depende do roteiro escolhido que pode contemplar várias áreas do Metrô, tais como: Pátio de Manutenção, Estações, Áreas Internas e Centro de Controle Operacional – CCO.

Os interessados poderão se inscrever no site do Metrô, preenchendo o formulário eletrônico com até 60 dias de antecedência. Clique aqui para ver programação e formulário.

7) MUSEU DA PESSOA:

Você já parou para pensar que a sua história de vida é única, e também no quanto a história de outras pessoas pode nos influenciar, nos mostrar caminhos, ou mesmo nos expor à fatos ou momentos que sequer havíamos imaginado?

Assista o vídeo:

Endereço: Endereço: Rua Natingui, 1100 – Vila Madalena

8) VISITA GUIADA NO CEMITÉRIO DA CONSOLAÇÃO:

Várias personalidades da vida paulistana estão enterradas alí e o cemitério é um local de arte a céu aberto devido a arquitetura de seus túmulos. O cearense Popó comanda a visita há anos e mostrando cada local e contando a história.

Entrada gratuita e mais informações aqui

Horário das visitas monitoradas: as terças e sextas-feiras, das 14 às 15:30 horas.

Você pode fazer uma visita auto guiada também, baixando o aplicativo aqui

Endereço: End: Rua da Consolação, 1660 − Consolação

9) JANTAR ÀS CEGAS:

“O essencial é invisível aos olhos”

O Ateliê é especializado no que eles chamam de eventos sensoriais, onde as pessoas não veem a comida, todos do ambiente ficam vendados, para que assim, não existam preconceitos com a comida e o ambiente. O evento pode ser fechado para sua empresa ou grupo, ou você pode participar de ocupações em restaurantes, salões, na casa de alguém, basta agendar.

Endereço: Ateliê no Escuro – Vila Madalena
Telefone: 11 9 8330-5099
www.atelienoescuro.com.br

10) MUSEU DA POLÍCIA CIVIL / MUSEU DO CRIME:

Museu que tem em seu acervo o Crime da Mala, Chico Picadinho, Bandido da Luz Vermelha, a história completa do Maníaco do Parque e tem mais muita coisa catalogada.

O Museu do Crime foi criado em 1930 para reunir objetos apreendidos e documentos que formam os inquéritos policiais, quando devolvidos pela justiça e eram usados como material didático de aulas na primeira Escola de Polícia de São Paulo. Foi aberto ao público em 1952, com exposição de painéis didáticos que mostram a participação da Polícia Civil no combate ao crime de São Paulo ao longo da história.

Endereço: Praça Professor Reynaldo Porchat, 219 – Butantã – São Paulo

Horário: De terça a sexta-feira, das 13h às 17h

11) TÚNEL  ROTA:

A sede do Exército Tobias de Aguiar, localizada na Avenida Tiradentes, é muito mais que um centro militar baseado em São Paulo. Construída na década de 1890, a sede esconde túneis sob seus prédios que foram usados ​​por soldados na Revolução de 1924. Mais tarde, na década de 1960, diz-se que os túneis continham aqueles que estavam sendo interrogados pela ditadura militar que governava o Brasil há mais de 20 anos. Os túneis – que tinham quase 3 km de comprimento – foram demolidos com a chegada do sistema de metrô a essa parte da cidade, mas 100m permaneceram e foram transformados em um museu único, com fotos e pôsteres traçando sua história. A atmosfera, no entanto, permanece úmida, e os visitantes devem chegar sabendo que podem encontrar morcegos e teias de aranha gigantes. A visita é às sextas-feiras e somente com agendamento pelo telefone 3327-7062.

Endereço: Av Tiradentes, 400 – Luz

12) CRIPTA DA CATEDRAL DE SÃO PAULO – SÉ:

Além dos belos vitrais da Catedral Metropolitana de São Paulo , localizados no centro da cidade, os visitantes também podem ver a cripta da Catedral embaixo da capela principal da igreja. Localizada onde passa a linha imaginária do Trópico de Capricórnio, a cripta é tão impressionante quanto o piso acima, com piso de mármore e tetos em arco. Há 16 bispos enterrados aqui, além do líder indígena Tibiriça , que ajudou os portugueses a se instalarem em São Paulo. As visitas ocorrem de terça a domingo, das 9h às 17h.

Endereço: Praça da Sé S/N

Você também poderá gostar de:

CONHEÇA OS MIRANTES DO CENTRO DE SP

10 LOCAIS DIFERENTES PARA VISITAR NO CENTRO DE SP

MOOCA – O BAIRRO MAIS TRADICIONAL DE SÃO PAULO

Cadastre-se no blog e receba atualizações:

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

68 − = 59

error: Oops. Conteúdo protegido !!
Rolar para cima
Rolar para cima