Passeio com a linha circular turismo – SP

Circular turismo SP

Quem me conhece, sabe que não gosto muito destes passeios turísticos…

Prefiro muito mais fazer por minha conta à visitar o que os outros querem que eu visite e a seu tempo, mas domingo de feriado, dia ensolarado, resolvi fazer exatamente isso….deixar me levar pelo o que eles querem me mostrar, e embarquei no bus, com saída inicial na Praça da República, às 15h. Eles tem vários horários..aos domingos e feriados, saídas às 10h, 12h, 15h e 17h10 e de segunda à sexta às 9h, 11h20 e 14h10 e aos sábados: às 8h, 10h30 e 13h30.

Chegando na Praça, percebi que o famoso ônibus vermelho de dois andares e aberto não estava. No lugar, estava um “normal” fechado. Motorista comentou que o de dois andares estava parado por motivos de problemas no motor.. 🙁

Mesmo assim, eu e mais 8 passageiros começamos a jornada.

Preço: R$ 40,00 e você tem 24 horas para usar, ou seja, se decide para num local de visita do ônibus e decide ficar, pode pegar o próximo e assim por diante. Tendo 24 para terminar o trajeto com este valor.

Mapa em mãos, aúdio em português, Inglês e espanhol  contando histórias dos locais por onde vai passando.

As paradas e locais a visitar seguem:

1) REPÚBLICA:

Praça da República, em frente à Central de Informação Turística
A Praça da República, originalmente chamada de Largo dos Curros era, no século XIX, palco de rodeios e touradas. Cenário de grandes manifestações políticas que mudaram a história do país, abriga edifícios históricos, belas esculturas, um coreto e o edifício da antiga Escola Normal Caetano de Campos. Aos domingos, acontece a mais tradicional Feira de Artes e Artesanatos da cidade, que reúne centenas de barracas. É possível encontrar uma infinidade de objetos antigos, pequenas obras de arte, joias, bijuterias, além de comidas.

Locais a visitar pela redondeza: Terraço Itália, COPAN, Praça Rooslvelt, Igreja da Consolação e Biblioteca Mário de Andrade.

Você poderá ler sobre os mirantes do centro de São Paulo CLICANDO AQUI.

2) PACAEMBÚ:

O Estádio Paulo Machado de Carvalho, mais conhecido como Pacaembu, está intimamente ligado à história do futebol no país. Inaugurado em 1940, foi considerado o mais moderno estádio sul-americano. Foi palco de seis partidas da Copa do Mundo de 1950. Embaixo de suas arquibancadas está o Museu do Futebol, com um acervo multimídia que preserva os principais e mais importantes momentos do futebol nacional. Os fatos são relacionados ao contexto histórico do país e do mundo, apresentando o esporte como uma das mais reconhecidas manifestações culturais do povo brasileiro.

O que visitar nas proximidades: Parque Buenos Aires, Museu de Arte Brasileira e Cemitério do Araçá

3) PAULISTA- MASP – CASA DAS ROSAS:

A Av. Paulista é um centro financeiro e cultural. Por lá passam milhares de pessoas por dia, o clima de pressa e trabalho durante a semana torna-se festivo e descontraído aos finais de semana. Antigo lar da elite paulistana, ainda é possível observar exemplares arquitetônicos da época, como a Casa das Rosas. Em meio aos prédios, está a tranquilidade do Parque Trianon e muita cultura no MASP (Museu de Arte de São Paulo).

Obs: Aos domingos o ônibus não passa no trajeto pelo motivo da Paulista estar fechada para carrros

O que visitar pela área: Centro Cultural FIESP, Itau Cultural, MASP,Parque Trianon

4) IBIRAPUERA:

O Parque Ibirapuera é um dos locais mais frequentados pelos paulistanos. É um mundo verde cheio de opções de lazer e esportes, e um convite a experimentar uma São Paulo diferente: passear pelo gramado, ouvir o canto dos pássaros, sentir o ar fresco e a energia que emana da natureza. Tem projeto paisagístico de Otávio Augusto Teixeira Mendes e edificações de Oscar Niemeyer, que abrigam o Auditório Ibirapuera, o pavilhão da Bienal, o Museu Afro Brasil, o MAM e a OCA. Próximo dele está o Museu de Arte Contemporânea – MAC, com obras de artistas como Picasso, Matisse, Miró, Kandinsky e Modigliani.

5) CENTRO CULTURAL SP:

Foi um dos primeiros espaços culturais multidisciplinares do país. Estudantes, pesquisadores, amantes das artes e famílias buscam nele experiências que estimulem as ideias e os sentidos. Oferece exposições, espetáculos de teatro, dança e música, eventos voltados à literatura e à poesia, exibição de filmes, programação infantil, oficinas, debates e palestras. Destaque para a Biblioteca Louis Braille, que dispõe de mais de seis mil títulos em braille e audiolivros, e para a excepcional acessibilidade da edificação e das atividades realizadas.

Atrativos próximos: Catedral Nossa Senhora do Paraíso, Catedral Ortodoxa, Igreja de Santa Generosa.

6) LIBERDADE:

Chamado de Largo da Forca, a Praça da Liberdade era, até a década de 1870, o local onde eram realizados enforcamentos de condenados à morte.  O bairro oriental começou a ganhar suas características de hoje com a instalação de imigrantes japoneses em 1912, que vinham do interior do estado por não se adaptarem às condições críticas das lavouras. O bairro retrata a cultura e a tradição dos imigrantes japoneses nas ruas decoradas com lanternas e com o grande pórtico (Torii), no Museu da Imigração Japonesa, nas lojas e restaurantes orientais. Nos finais de semana, acontece a tradicional Feira Gastronômica e de Artesanatos. Para saber mais sobre o bairro da Liberdade, CLIQUE AQUI.

Atrativos próximos

Capela dos Aflitos, Catedral Metodista de São Paulo, Igreja Santa Cruz da Alma dos Enforcados, Museu da Imigração Japonesa, Templo Budista Busshinji.

7) PATEO DO COLLEGIO:

A partir da construção de uma pequena cabana onde se reuniam os jesuítas, entre eles José de Anchieta e Manoel da Nóbrega, empenhados em catequizar os nativos, formou-se São Paulo, hoje uma das maiores metrópoles do mundo. O Pateo do Collegio é o local onde foi realizada a cerimônia oficial da fundação da cidade em 25 de janeiro de 1554. A atual construção é uma réplica daquela que foi construída inicialmente e abriga o Museu Anchieta e a Igreja São José de Anchieta.

Atrativos próximos

Beco do Pinto, Caixa Cultural, Capela do Menino Jesus e Santa Luzia, Catedral da Sé, Casa Nº 1, Centro Cultural Banco do Brasil, Convento São Francisco, Edifício Altino Arantes, Edifício Martinelli, Edifício Matarazzo, Espaço BM&F Bovespa, Igreja da Ordem Terceira do Carmo, Igreja de Santo Antônio, Igreja de São Gonçalo, Igreja Nossa Senhora da Boa Morte, Conjunto Franciscano, Mosteiro de São Bento, Museu do Tribunal de Justiça, Solar da Marquesa de Santos.

8) THEATRO MUNICIPAL:

Projetado por Cláudio Rossi e Domiziano Rossi, o Theatro Municipal foi aberto ao público em 1911, inaugurado com a apresentação da ópera Hamlet, de Ambroise Thomas, para ilustres convidados. Construído nos moldes de grandes teatros como a Ópera de Paris para atender à elite paulista, o Theatro foi palco da Semana de Arte Moderna de 1922, ev ento que mudou parâmetros na arte e na literatura brasileiras. Atualmente recebe diversas óperas, balés e demais espetáculos de música e dança. Oferece visitas guiadas gratuitas.

Atrativos próximos

Edifício Mackenzie, Galeria do Rock, Galeria Olido, Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, Praça das Artes.

A experiência foi bem legal.  Ter visto tudo isso de dentro do ônibus com olhar de turista. Outras vezes já havia feito mesmo trajeto, mas por conta e indo de metrô, a pé e sem uma explicação profissional sobre os locais.

Veja experiências e passeios por São Paulo. Clique na imagem:

Cadastre-se no blog para receber atualizações:

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 3 =

error: Oops. Conteúdo protegido !!
Rolar para cima
Rolar para cima