Conheça o Parque Municipal da Lagoa do Peri

Parque municipal da lagoa do peri

Localizada no sul da ilha de Florianópolis, o parque possui uma lenda…

INTRODUÇÃO

Dizem os locais que Peri foi um índio que apaixonou-se por uma bruxa. A Conceição. Como castigo, ele ficou aprisionado neste local da lagoa, já que o romance era proibido.

Deixando um pouco a lenda de lado, é fato que a Lagoa do Peri é a maior lagoa totalmente de água doce potável da costa catarinense, com cinco quilômetros quadrados de espelho d’água. É também, o maior manancial de água potável da Ilha. No verão, a lagoa costuma ser bastante frequentada por banhistas que buscam um local mais calmo.

O Parque Municipal da Lagoa do Peri é um dos principais ecossistemas em estágio de preservação e regeneração da Mata Atlântica original. É berçário de animais típicos, como a Lontra e o Macaco-prego. E até aves ameaçadas são encontradas, como é o caso da Gralha-azul.

LAZER

A praia da lagoa, as trilhas, os banheiros, a sede do parque, o bar e lanchonete, parque infantil com escorregadores, gangorras, balanços e outros brinquedos infantis, o estacionamento e o posto salva-vidas fazem parte da área de lazer.

Um dos pontos onde a vegetação está mais preservada na Ilha, junto com alguns morros da Costa da Lagoa, é mais utilizada em caso de pesquisas. Mas também um bom lugar para observar pássaros, alguns deles até ameaçados de extinção.

RESERVA BIOLÓGICA

PAISAGEM CULTURAL

É na paisagem cultural que o visitante tem a oportunidade de conhecer engenho de farinha e de cana-de açúcar.

Esportes náuticos: No local, especialmente na temporada (Dezembro a março), há barracas que alugam stand up, caiaque, boia e pedalinho. Para os mais aventureiros há trips (passeios em grupo) de stand-up passando por belas paisagens de natureza preservada da Lagoa do Peri, com direito a banho de cachoeira.

Endereço: Rod. Francisco Thomaz dos Santos, 3150 – Morro das Pedras, Florianópolis.

E você, já conhece a Lagoa do Peri? O que achou?

LINKS

Você também poderá gostar de:

O QUE FAZER EM SANTO ANTONIO DE LISBOA- FLORIPA

O QUE FAZER ME RIBEIRÃO DA ILHA – FLORIPA

PASSEIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

75 − 65 =

error: Oops. Conteúdo protegido !!
Rolar para cima
Rolar para cima