O que fazer em Santo Antônio de Lisboa – Floripa

Um bairro todo especial, a 15 KM do centro do centro, que tem história, ótimos restaurantes e uma bela vista.

Neste post vamos ver um pouco sobre o bairro Santo Antônio de Lisboa.Sua história, o que fazer e onde comer.

HISTÓRIA

Antigamente o bairro era chamado de Freguesia de Nossa Senhora das Necessidades e foi uma das portas de entradas de imigrantes açorianos na região. O local também já foi porto e posto de alfândega, recebendo comerciantes e embarcações estrangeiras.

Percebe-se nitidamente a influência açoriana na arquitetura local com suas casas coloridas (também presentes no Ribeirão da Ilha), e na culinária.

Na parte central do centro histórico está a Praça Roldão da Rocha Pires, que ainda conserva, numa área bloqueada para o trânsito de veículos, a primeira rua calçada do Estado de Santa Catarina, construída em homenagem à visita de Dom Pedro II à freguesia de Sto Antônio de Lisboa em 21 de outubro de 1845.

O QUE FAZER

Bem no lado esquerdo do bairro encontra-se a Igreja Nossa Senhora das Necessidades, também chamada de Igrejinha de Santo Antônio de Lisboa. A Igreja foi construída entre 1750 e 1756 e é uma das mais belas construções religiosas de origem portuguesa no litoral catarinense. Para saber mais, veja o site da igreja aqui.

Logo à frente da igreja encontramos a Praça Getúlio Vargas, onde há um parquinhos para crianças e quiosques com água de coco, crepes, e algum artesanato. É nesta área que acontece, uma vez por ano, a Festa do Divino Espírito Santo, um festejo da igreja católica que também é herança da cultura açoriana e que acontece em todos os distritos de Florianópolis. A Festa do Divino é celebrada na freguesia de Sto Antônio desde o ano 1754.

Seguindo pela Rua Cônego Serpa, o que deverá ser feito a pé para visitar os locais, você encontra o Atelier Santo de Casa bem na esquina em uma casa típica, que vende obras e peças de artistas locais. FACEBOOK.

Logo mais à frente a Casa Açoriana. Um espaço de arte que vale muito visitar. Desde 1985. Galeria de Arte e Artesanato com referência cultural, criada pelo artista plástico e crítico de arte João Otávio Neves Filho, JANGA. FACEBOOK / INSTAGRAM.

É ao longo dessa rua que encontramos boa parte das casas açorianas coloridas. Entre elas bares, restaurantes, casas particulares e um pouco mais à frente encontramos a Praça Roldão Rocha Pires. Além de ser a primeira rua calçada do estado e possuir um ótimo café e lojas, alí acontece a Feira das Alfaias todos sábado e domingos a partir das 15h. Artesanatos, plantas, discos, quadros, vintage, renda de bilro, luminárias e todo mais.

A praia de Santo Antônio não é usada para banhos, ficar sentado o dia inteiro tomando sol. É praticamente usada por pescadores e, no fim de semana, mesas e cadeiras dos bares vão para areia. Ao longo da orla você encontrará vários bares. Vale apreciar o magnífico pôr do sol.

HOTEIS EM FLORIPA
ONDE COMER

Na Praça Roldão Rocha Pires você encontra o Café da Praça. os finais de semana fica lotado devido à Feira das Alfaias. No café você encontra doces portugueses, bolos, tortas e salgados.

O Santo Appetito traz comida de qualidade, bem como o atendimento nota 10, além de contar com o jardim mais charmoso de Santo Antonio. Rua Cônego Serpa, 30.

No mesmo endereço, a Nau Catarineta oferece um café e centro cultural. Vale muito conhecer! INSTAGRAM.

Para os mais descolado, que gostam de ver e serem vistos, o Almafi cumpre seu dever. Com bela vista para praia, local bem decorado e comida ao estilo cara, mas porções não muito satisfatórias, digamos assim. Não espere muito do atendimento. BEM devagar. Ver e ser visto, lembram?? :). Endereço: XV de Novembro, 18. INSTAGRAM

O Marisqueira de Sintra é um restaurante Português Referência da culinária caseira portuguesa em Florianópolis. Servido também no deck à beira mar com linda vista. Endereço: Rua XV de Novembro, 147.

O Freguesia Oyster Bar traz sequência de ostras e pode também ser servido no deck à beira mar. Rua XV de Novembro, 179.

ONDE FICAR

Veja onde ficar em Florianópolis. Hotéis, pousadas, hostels e apartamentos, Clique na imagem abaixo e você será levado (a) ao site booking.

HOTEIS EM FLORIPA

Gostou do post? Compartilhe

Você também poderá gostar de:

O QUE FAZER EM RIBEIRÃO DA ILHA – FLORIANÓPOLIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

− 4 = 1

error: Oops. Conteúdo protegido !!
Rolar para cima
Rolar para cima