Visite o Parque Estadual do Rio Vermelho – Floripa

Parque Estadual do Rio Vermelho

O parque abrange uma extensa área de vegetação nativa e de animais, além de ser um ótimo espaço para a realização de pesquisas científicas.

Local não muito popular entre os turistas, mas de uma beleza natural única, localiza-se no Rio Vermelho, caminho para a Barra da Lagoa. É sobre o parque Estadual do Rio Vermelho que será esse post.

LOCALIZAÇÃO

O Parque Estadual do Rio Vermelho em Florianópolis possui uma área de 1.532 hectares. Em seus limites estão a faixa litorânea que vai do Morro das Aranhas à Barra da Lagoa. Faz fronteira com o distrito de São João do Rio Vermelho, Lagoa da Conceição, praia do Moçambique e o distrito da Barra da Lagoa.

O endereço do parque, na Rodovia João Gualberto.

HOTEIS EM FLORIPA
HISTÓRIA

O Parque Estadual do Rio Vermelho foi criado em 2007 e seu objetivo é preservar a fauna e flora, mantendo o equilíbrio do complexo hídrico local. Além de promover estudos científicos, pesquisas e conscientizar os visitantes.

Desde 1962, a região do Parque foi um espaço de experimentação de espécies adaptadas para a proteção da orla marítima. Portanto, podemos observar espécies exóticas como pinus, eucalipto, casuarina, acácias, entre outras. Atualmente, sabe-se que essas espécies exóticas são, em certa medida, danosas ao ecossistema da área do Parque. Para a sua remoção, estudos estão sendo realizados para a restauração e recuperação do solo.

Outro ponto importante de preservação está no subsolo da região do Parque Estadual do Rio Vermelho. O aquífero Ingleses-Rio Vermelho é o que abastece o lado norte da Ilha de Santa Catarina.

ESTRUTURA

O centro para visitação conta com banheiros e lanchonete, além de uma área para receber alunos de escolas públicas e particulares.

O parque é uma unidade de conservação ambiental e, por isso, dispõe de área de manutenção e hospital para o tratamento de animais debilitados.

Há, também, um centro de tratamento de triagem de espécies silvestres, batalhão da polícia militar ambiental, centro de monitoramento de praias, quartel dos bombeiros e uma estação de tratamento de esgoto.

AS TRILHAS

No parque você encontrará duas trilhas que são feitos passeios guiados. São elas: Trilha Sensorial e Trilha Ecológica.

1 – TRILHA SENSORIAL

Localizada às margens da Lagoa da Conceição, a Trilha Sensorial foi desenvolvida pela equipe Ecopaerve com o objetivo de oferecer ao visitante uma experiência sensorial, através das plantas nativas e medicinais da região. Tendo os olhos vendados, o visitante é guiado ao longo do pequeno percurso desta trilha (100 m), que tem como objetivo aguçar principalmente os estímulos de tato, olfato e audição.

A experiência vivenciada permite a conexão com a natureza e o desenvolvimento de memórias sensoriais.

A trilha é realizada aos finais de semana mediante agendamento de pequenos grupos.

2 – TRILHA ECOLÓGICA

A Trilha Ecológica do Rio Vermelho é um passeio guiado de educação ambiental. No trajeto de 1.300 metros, estão dispostos recintos com animais silvestres vítimas de tráfico, maus tratos ou criação em cativeiro, que são resgatados pela Polícia Militar Ambiental ou recebidos no Parque.

Após serem tratados pelo CETAS, os animais são encaminhados para soltura ou ficam nos viveiros da Trilha para que visitantes e moradores da Ilha conheçam o trabalho realizado no Parque e a história do animais recebidos.

A trilha tem duração de 45min à 1h, dependendo do envolvimento do grupo.

As saídas são feitas a cada 30 min, das 09h às 16h, de terça-feira a domingo. Certifique-se dos horários em época de pandemia, antes de ir. Agende visita aqui.

E você, já conhece o parque? O que achou?

HOTEIS EM FLORIPA

Você poderá gostar também de:

PARQUE DA LAGOA DO PERI – FLORIPA

O QUE FAZER EM SANTO ANTONIO DE LISBOA

4 comentários em “Visite o Parque Estadual do Rio Vermelho – Floripa”

  1. Muito boa sua matéria, parabens. Conheço esse parque e gosto muito.
    Nesse parque tem ainda a opção de fazer travessia de barco para a costa da lagoa, outro lugar fascinante na ilha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

− 2 = 7

error: Oops. Conteúdo protegido !!
Rolar para cima
Rolar para cima