Como evitar golpes em trabalho pela internet

Fraudes em trabalho pela internet e trabalho em casa

O sonho da maioria das pessoas é trabalhar em casa, ao seu ritmo e ganhando um bom dinheiro.

É possível? Óbvio que sim. Tanto trabalhando para uma empresa ou tendo seu próprio negócio. Neste post aqui falo um pouco sobre as características de trabalho em casa e se você está preparado(a) para trabalhar dessa forma. E neste outro post aqui como conseguir trabalho remoto por plataformas.

Obviamente nem tudo é mar de flores. Os “maladrinhos online” estão por toda parte e não deixariam de estar também quando se trata de trabalho, pagamento e etc…

Isso é o que vamos tratar nesse post. Golpes e fraudes em trabalho pela internet, bem como evitá-los. Os famosos “scams”.

1. PROSPECÇÃO E CUIDADOS

Já bem comum em outros países, no Brasil ainda estamos conhecendo e aprendendo sobre o trabalho remoto / em casa, o trabalho de freelancer e onde conseguir trabalhos ( a prospecção). Como em qualquer outra área, há os malandros querendo tirar proveito como: não pagando seu trabalho de freelancer, roubando dados de seu cartão, acessando remotamente seu celular e outros. Veja aqui um livro completo de “Como Iniciar Seu Negócio Freelancer”

A prospecção faz parte diária do trabalho do freelancer, já que o Brasil ainda está bem atrás no que se refere ao valor pago ao freelancer então, a luta procurando trabalho, é quase que diária. Entretanto, independente da situação em que você esteja, é essencial ter cautela e não ir logo confiando em tudo aquilo que está publicado no ambiente online.

Ao longo do post veremos onde encontrar esses trabalhos.

2. COMO EVITAR GOLPES

Vamos ver algumas dicas para você não cair em golpes quando você procurar trabalho na internet:

a. CUIDADO COM PERFIS FALSOS NAS REDES SOCIAIS – Com muita facilidade, pessoas mal-intencionadas criam perfis falsos para se passarem por empresas conhecidas e divulgam vagas de emprego e trabalhos para freelancers.

Por isso, ao encontrar propostas nas redes sociais, faça uma investigação para se certificar de que aquele é o perfil oficial da empresa. Primeiro: e-mail de contato. Empresas conhecidas tem seu próprio domínio e não irão usar e-mail de Yahoo, Google e muito menos Outlook. Empresas menores até poderão usá-los, mas fique de olho. Segundo: Olhe as publicações da empresa de seu interesse nas redes sociais. Analise: frequência de publicações. uma por Mês? esqueça. Toda empresa séria sabe que publicações nas redes sociais devem ser 1, 2 ou 3 vezes por semana. Promessa de milagre, tipo “ganhe R$1.000,00 em três dias sem esforço”?? esqueça!.

b. VERIFIQUE REPUTAÇÃO DA EMPRESA – Para saber se a empresa em questão realmente existe,descubra o CNPJ, o que pode ser feito por meio de uma rápida pesquisa no Google. Então acesse o site da Receita Federal e faça uma consulta de situação cadastral usando o número do CNPJ. O comprovante que será exibido contém informações muito úteis.

No site Reclame Aqui, você pode ter uma noção de como a empresa trata o cliente. Isso dará uma indicação a respeito da importância que os clientes tem para ela .

E, se outras pessoas já tiverem sido vítimas de golpes por parte daquela empresa, muito provavelmente haverá relatos disso entre os comentários, a possível solução ou não pela empresa.

c. USE E ABUSE DAS PLATAFORMAS DE TRABALHO ONLINE – Nas plataformas de trabalho online você encontra vários tipos de trabalhos freelancers ou até contínuos. O bom que boa parte delas o pagamento e comunicação é tudo feito pela plataforma mesmo. Plataforma como Workana, Rock Content e 99Freelas são ótimas.

d. PROTEJA SEUS DADOS PESSOAIS – Muitos golpes na internet são feitos usando o que chamamos de engenharia social. ou seja, ataques baseados na persuasão, em que o golpista abusa da ingenuidade ou da confiança da vítima para conseguir
informações que o interessam como: CPF, foto de cartão de crédito, nome da mãe, data de nascimento e etc..

e. NÃO ABRA QUALQUER ARQUIVO – Há algum tempo circulou em duas plataformas a seguinte mensagem:

Arquivos podem conter vírus ou outros para roubarem seus dados. Um recurso muito útil que é explorado por hackers: as macros. A página do MalwareHunterTeam no Twitter aconselhou as pessoas que recebem arquivos desse tipo a terem um antivírus no computador e não habilitar as macros quando o programa perguntar se o usuário quer habilitá-las.

Veja neste livro “Como Iniciar Seu Negócio Freelancer”

f. UTILIZE FORMAS DE PAGAMENTOS SEGUROS – Boleto, cartão via bancos digitais ou PayPal. Cuidado com depósito em conta! Para saber o porquê veja na

g) FAÇA UM CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO – Quem contrata você de boa fé, já olhará com outros olhos. Contrato de prestação de serviço é sinônimo de profissionalismo. O contrato protege seus direitos e também o do cliente. Um contrato bem elaborado deve prever todas as situações possíveis e indicar o que vai acontecer com quem não cumprir o que foi combinado. Veja modelo de contrato e planilha financeira para freelancers.

3. RESUMO

Veja um resumo de tudo para você no infográfico abaixo !

4, CONCLUSAO

Agora que você viu como é importante alguns aspectos em trabalhar em casa ou trabalho remoto, poderá preparar-se um pouco melhor e, melhor ainda com o livro “Como Iniciar Seu Negócio Freelancer”, vendido por Amazon e Hotmart

Gostou do post? Compartilhe!

Deixe seu comentário

error: Conteúdo protegido !!
Rolar para cima