Ciudad Vieja, uma parte no centro de Montevidéu que é imprescindível visitar para quem quer conhecer a alma da cidade, história, gastronomia e povo.
Índice de conteúdo
UM POUCO DE HISTÓRIA
A Ciudad Vieja de Montevidéu tem origem em 1724, quando o governador de Buenos Aires, Bruno Mauricio de Zabala, dá início às obras das fortificações da cidade numa península da atual costa uruguaia.
Hoje em dia, localizada sobre um dos lados na Praça Independência, marca o início do bairro e Peatonal Sarandi, a qual leva ao centro do mesmo.
O que ver/ fazer. Não coloco aqui os badalados e ultra turísticos locais e sim os alternativos para uma experiência mais local.
PUERTA DE LA CIUDADELA
Conhecê-la é um momento muito importante para aqueles que curtem a história da região. Esta era a porta que dava acesso à cidade, rodeada de muralhas e protegida por 50 canhões e que foi demolida em 1829 em sua maioria. Hoje são muito poucos os pedaços que continuam m pé.
A cidade fortificada de Montevidéu, a Ciudadela, foi a responsável baluarte de resistir ao ataque dos inimigos. A única entrada era a porta e para entrar eles deviam atravessar uma ponte levadiça.
LIBRERIA MAS PURO VERSO
Um verdadeiro achado para os amantes de livros, arquitetura e história. Aproveite também e suba no café e contemple as pessoas passando pela Peatonal Sarandi. A Calçada da Fama. Como também é chamada.
Endereço: Sarandí 675.
LIBRERIA LA LUPA
Acho que foi a menor livraria que já vi, mas muito aconchegante. Fica na rua da Frente da Más Puro Verso.
Endereço: Bacacay 1318
3 CAFÉS NO BAIRRO
a) Café Brasilero: Café tradicional de Montevideú, onde Gardel passava algumas tardes. Endereço: Ituzaingó 1447.
b) Café Sin Pretensiones: Café / restaurante/ empório/ loja de antiguidades..ufa!! .80% dos produtos são de origem uruguaia. Impressão de que estamos entrando na casa da avó! Endereço: Sarandí 366
c) La Farmacia : É uma cafeteria instalada em uma antiga farmácia e preservaram sua fachada e moveis do interior. Perfeita! Endereço: Cerrito, 550.
ONDE COMER
a) La Corte Restaurant: Não é restaurante turístico badalado como Mercado del Puerto, portanto sem o “glamour turístico” para alguns, mas preço bem em conta e comida ótima. Endereço: Sarandi,586 (Plaza Matriz).
b) Toledo Bar de Tapas: Muito diferente de tudo que há em montevidéu. Cozinha enovadora, pratos pequenos (atenção), você pode pedir vinho por taças e não garrafa. Pratos bem apresentados. Basicamente frequência de locais.. Endereço: Cerrito, 499.
c) lanche “sem frescura”
Sanduíche de miga na Rostisseria 25 de Mayo. Turísitico? não. Luxo? muito menos. Preços? Ótimos. Endereço: 25 de Mayo, 655.
Comer um choripán ou pancho na rua mesmo!
PLAZA ZABALA E PLAZA MATRIZ
Um descanso, uma feira de antiguidades…