Falando de cinema, literatura e artes em Curitiba

Cinemateca de Curitiba

Além das salas de exibições em shoppings, Curitiba possui bons locais de exibições de filmes alternativos e espaços de arte.

Hoteis em Curitiba

Eu, sendo uma pessoa que entro em shopping somente em extrema necessidade, fiquei bem feliz em saber que a cultura pela cidade anda longe das portas de um.

Vamos ver alguns locais os quais podemos assistir a um bom filme alternativo, apreciar arte, conhecer e encontrar pessoas.

1 ) CINEMATECA DE CURITIBA:

Além de uma programação de filmes nacionais e internacionais durante a semana, o local também  tem uma exposição permanente de objetos antigos utilizado nas filmagens externas e internas e também equipamentos de projeção dos filmes.Além disso, oferece cursos sobre cinema.

Endereço: Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco,

Cinemateca de Curitiba

2) CINE PASSEIO:

O Cine Passeio é o mais novo espaço cultural da cidade. Em um prédio histórico do centro, traz 2 salas ( Luz e Ritz), de exibições no estilo cinema clássico fora de shopping, uma terceira sala com Passeio On Demand (streaming), o Estúdio Valêncio Xavier com aulas e palestras , uma cafeteria no térreo e um ótimo terraço no último andar  para as noites de verão.

Endereço: R. Riachuelo, 410 – Centro

Cine passeio

3) CASA DE LEITURA MIGUEL DE CERVANTES:

A Casa Miguel de Cervantes é um espaço de leitura que disponibiliza diversos serviços culturais e literários, como empréstimos de livros, rodas de leitura, oficinas de criação literária, oficinas de contação de histórias, laboratório de leitura e contação de histórias.
O cadastro para empréstimo de livros é realizado mediante apresentação de comprovante de endereço, RG e autorização dos pais, quando menor de 15 (quinze) anos. Além disso, no local, Praça de Espanha, nos finais de semana sempre acontece algo cultural. Uma feira, um show..

Endereço: Rua Dr. Carlos de Carvalho, 1238, Praça da Espanha – Bigorrilho

Casa de Cultura Miguel Cervantes

4) BONDINHO DA LEITURA

Inicialmente, um bondinho literalmente no meio do calçadão da Rua XV, abrigava crianças enquanto os pais realizavam compras ou outras atividades na região central da cidade, depois virou centro de informações turísticas e, desde 2010, após uma revitalização, o espaço ganhou a denominação de “Bondinho da Leitura”. Há no local um acervo literário com mais de 2.500 obras que estão disponíveis para empréstimo gratuito e sem burocracia. Basta apenas apresentar um documento de identificação e informar o endereço correto. O Bondinho também oferece ambiente tranquilo para a leitura.

Endereço: Rua XV de Novembro, s/nº, (esquina com Rua Ébano Pereira) – Centro

Bondinho da leitura
Hoteis em Curitiba

5) CAPELA SANTA MARIA ESPAÇO CULTURAL:

Localizada no centro da cidade, a capela em estilo neoclássico foi construída pela Congregação Marista, em 1939, em devoção à Nossa Senhora da Conceição. Restaurada pelo município, foi transformada em sala de concertos.

Espaço destinado à música erudita, a Capela Santa Maria mantém uma programação permanente de concertos ao longo do ano, trazendo grandes nomes e importantes grupos de música erudita e antiga do Brasil e do exterior.

O espaço conta com sala de concertos, salas para ensaios, produção e acervo de partituras, além de importantes instrumentos como o piano Steinway, considerado um dos melhores do mundo. Veja programação aqui

Endereço: Rua Conselheiro Laurindo 273 – Centro

Capela Santa MAria Curitiba

6) CONSERVATÓRIO DE MPB DE CURITIBA:

O Conservatório de Música Popular Brasileira dedica-se ao ensino, à pesquisa e à produção de eventos artístico-culturais na área da música brasileira, popular autoral e folclórica. O Conservatório oferece cursos semestrais nas áreas de instrumento, canto, estruturação musical, história da música, didática e prática de conjunto. Promove workshops sob a orientação de importantes artistas da música brasileira e organiza programas musicais com o objetivo de incentivar e divulgar o trabalho dos músicos curitibanos. O Conservatório possui uma fonoteca, com acervo sonoro com mais de 4.500 títulos, entre LPs, CDs, fitas cassete e de vídeo, e conta também com uma biblioteca especializada em música popular brasileira.

Endereço: Rua Mateus Leme, 66, Largo da Ordem – São Francisco

7) CENTRO DE CRIATIVIDADE DE CURITIBA:

O Centro de Criatividade de Curitiba funciona como um laboratório de criação, com diversos ateliês e cursos das mais variadas modalidades artísticas. No Centro de Criatividade estão instalados o Teatro Cleon Jacques, espaço alternativo para as artes cênicas, o Ateliê de Escultura e a Casa da Leitura Augusto Stresser, unidade dedicada à literatura. O Centro de Criatividade também dispõe de salas de exposições temporárias. Possui aproximadamente 2.400 metros quadrados de área construída e forma o principal equipamento do Parque São Lourenço, numa área total de 230 mil metros quadrados.

Endereço: Av. Mateus Leme, 4700, Parque São Lourenço – São Lourenço

8) PORTÃO CULTURAL:

O complexo arquitetônico, com área de 4827,55 m2, está localizado em frente ao Terminal do Portão e abriga o MuMA – Museu Municipal de Arte de Curitiba, o Cine Guarani, o Auditório Antônio Carlos Kraide, a Casa da Leitura Wilson Bueno e um Centro de Arte Digital, além de Espaço de Convivência e salas para cursos e projetos de ação educativa. Totalmente revitalizado, o Portão Cultural transformou-se em atração para quem procura lazer aliado ao conhecimento, permitindo maior interação entre o público e os espaços, e oferecendo mais segurança ao visitantes, funcionários e acervos.

Endereço: Av. República Argentina, 3430 – Portão

9) MUSEU DE ARTE DA UFPR:

O acervo MusA é constituído a partir de uma coleção formada na UFPR desde os anos de 1960 – as obras desse período foram adquiridas através de premiações da UFPR em Salões oficiais de arte que aconteciam na capital: Salão Paranaense de Belas Artes e o Salão de Belas Artes da Primavera no Clube Concórdia. Essa primeira coleção foi reunida pela primeira vez em 1991 – onde foi possível vislumbrar uma ideia de criação de um museu universitário voltado para artes plásticas. No decorrer da década de 1990 – mais precisamente na gestão da Pró Reitoria de Extensão e Cultura Maria José Justino o projeto de criação do museu foi ganhando forma. Através de uma esforço institucional naquele período houve uma articulação muito grande para artistas e colecionadores doassem obras para o futuro MusA. Com a extinção da Delegacia Regional do MEC em 1998 as obras de arte dessa instituição foram transferidas para o MusA.

A partir daí o acervo cresceu numericamente, e ganhou destaque por possuir grandes nomes da arte paranaense e nacional.

Impulsionado pela exposição “Impressões do Acervo: A coleção de Gravuras do Musa” em 2016 um movimento de especializar o acervo em gravuras, diversos artistas e colecionadores por intermédio de Dulce Osinski realizam uma expressiva doação de gravuras.

Hoje o acervo é formado por pinturas, gravuras, esculturas e está em constante ampliação pois recebe um número expressivo de intenções de doações. Além de seu acervo museológico o museu possui um acervo bibliográfico e documental aberto à pesquisadores.

Endereço: Rua Quinze de Novembro, 695 (entrada pela Portaria da Praça Santos Andrade)

10) SOLAR DO BARÃO:

Neste complexo cultural estão reunidas importantes unidades da Fundação Cultural de Curitiba, relacionadas às artes gráficas: o Museu da Fotografia, o Museu da Gravura e a Gibiteca. O Solar do Barão conta ainda com salas de exposições, utilizadas para mostras de artistas nacionais e internacionais. Também estão disponíveis ateliês de gravura, com a oferta de cursos de artes visuais para crianças e adultos; a Loja da Gravura, que coloca à venda obras de artes feitas nas diversas técnicas de gravura; o Centro de Documentação e Pesquisa Guido Viaro, uma biblioteca especializada em artes; e a Sala Scabi, um auditório destinado a apresentações e discussões culturais.

Endereço; Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533 – Centro

Hoteis em Curitiba

Você poderá gosta também de:

5 LOCAIS LEGAIS PELO CENTRO DE CURITIBA

12 COISAS PARA FAZER GASTANDO POUCO EM CURITIBA

10 LOCAIS MAIS VISITADOS EM CURITIBA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

93 − 92 =

error: Oops. Conteúdo protegido !!
Rolar para cima
Rolar para cima