5 locais legais pelo centro de Curitiba

O centro de Curitiba concentra boa parte cultural e boa gastronomia da cidade. Ao contrário de dias da semana, quando é bem movimentado, nos finais de semana fica quase vazio e proporcionando boas caminhadas.

Alguns locais para visitar no centro:

 

1) PASSEIO PÚBLICOS AOS SÁBADOS:

Já se chamou Jardim Botânico, no século passado.
Primeiro parque público de Curitiba, foi inaugurado pelo presidente da Província do Paraná, Alfredo d’Escragnolle Taunay, em 2 de maio de 1886.

Foi a primeira grande obra de saneamento da cidade com lagos, pontes e ilhas em meio ao verde. Zoológico pioneiro de Curitiba, abriga até hoje pequenos animais. Seu portão é cópia do que existiu no Cemitério de Cães de Paris.

Aos sábados há também a tradicional feijoada do parque e a feira de orgânicos.

Ótimo dia para caminhar por lá e fazer compras

Como toda capital brasileira, Curitiba também não deixa de ter seus problemas com trombadinhos e furtos. Portanto, cuidado com pertences.

Endereço – Rua Luiz Leão, s/n°. – Centro

2) CONFEITARIA TEATRO

Na saída do Passeio Público , uma para da para um doce, pizza , café, mas não espero um atendimento bom. Povo por alí quase sempre de mau humor, mas vale a parada. Local bem tradicional.

Endereço: Rua Alfredo Bufren,339 – Centro.

Ofertas de hospedagem em Curitiba. Clique na imagem abaixo:

3) PRAÇA SANTOS ANDRADE

A Praça Santos Andrade já foi chamada de Largo Lobo de Moura (1879), Largo Duque de Caxias (1878) e de Largo Thereza Christina (1890) e, em 1901, ganha sua atual denominação. Este espaço até a década de 1910 não havia recebido muita atenção da administração municipal. Era local de passagem para o Passeio Público e a Praça do Mercado (atual Generoso Marques), recebia eventualmente companhias circenses, servia como depósito de lixo e também marcava o “final” da cidade.

A situação modifica-se ao longo da década de 1910, com a escolha do local para sediar a Universidade do Paraná – cuja construção ocorre entre 1913 e 1914.

A praça, bem organizada e limpa, é uma ótima opção  para caminhada e visita ao prédio da UFPR

4) MEMORIAL ÁRABE

Homenageando a cultura do Oriente Médio, funciona como biblioteca especializada. O prédio lembra o estilo arquitetônico das edificações mouriscas por elementos como a abóbada, as colunas, os arcos e os vitrais.

Com pouco mais de 140 metros quadrados de área construída, o Memorial tem o formato de um cubo e está colocado sobre um espelho d’água. No interior da construção, sobre um pedestal de mármore, está a escultura representativa do escritor Gibran Kalil Gibran.

EndereçoPraça Gibran Khalil Gibran

5) PAÇO DA LIBERDADE

Inaugurado em fevereiro de 1916, na atual Praça Generoso Marques, o antigo Paço Municipal foi construído para ser a primeira sede própria da prefeitura. Projetado pelo então prefeito Cândido de Abreu, com colaboração do escultor Roberto Lacombe, o Paço substituiu o mercado que havia ali. A prefeitura permaneceu no prédio até 1969. Cinco anos mais tarde, um convênio firmado entre o Estado e o Município permitiu que ele se tornasse sede do Museu Paranaense, até 2002. O prédio é um dos mais importantes monumentos da cidade, com linhas arquitetônicas que se enquadram no ecletismo – mistura de tendências arquitetônicas de períodos diversos da história e que começou a se disseminar em Curitiba no final do século XIX.

Hoje, o Paço possui um centro cultural e um ótimo café para passar as tarde chuvosas de Curitiba.

Endereço: Praça Generoso Marques

LEIA TAMBÉM SOBRE O ALTERNATIVO BAIRRO DE SÃO FRANCISCO, NA REGIÃO CENTRAL. CLIQUE AQUI

Participe da Free Walking Tour Curitiba. Clique na imagem e saiba como funciona:

Passagens promocionais para Curitiba. Clique na imagem e escolha a data:


Seguros Promo

Ofertas de hospedagem em Curitiba. Clique na imagem abaixo:

Cadastre-se no blog e receba atualizações:

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

44 + = 52

error: Oops. Conteúdo protegido !!
Rolar para cima
Rolar para cima