Como preparar o doce uruguaio – Chajá

Por
Como preparar o doce uruguaio Chajá

Esse doce é famoso por todo Uruguai e definitivamente não é para quem está de regime.

O Chajá é uma verdadeira delícia . Feita de uma combinação de bolo esponja, merengue, pêssegos, doce de leite e creme, a sobremesa foi criada em 27 de abril de 1927. Seu criador foi Orlando Castelhana, da confeitaria “Las Familias”, de Paysandu, cidade uruguaia.

Seu nome Chajá, é devido a uma ave natural da América do Sul, muito comum no Uruguai. Ao observar sua plumagem arejada e corpo tão leve, seu criador comparou-o a sobremesa, adotando o nome.

Quem nos ensina a fazer é minha conterrânea (Porto Alegre), Isadora Becker, do canal Gastronomismo, no Youtube.

Veja também 10 comidas para experimentar no Uruguai.

Vamos então assistir ao vídeo da Isadora ensinando a fazer o Chajá!

Lista de ingredientes para você preparar seu chajá:

6 ovos

180g de açúcar refinado

180g de farinha de trigo

1 colher de chá de baunilha

300g de doce de leite

1 lata de pêssegos em calda

500g de nata

100g de açúcar refinado

1 colher de chá de baunilha

1 pacote de merengues assados

Modo de preparo:

Começa-se fazendo o pão-de-ló, batendo os ovos em uma batedeira até começarem a espumar e ir adicionando o açúcar aos poucos. Bater até ficar bem claro e bem fofo (cerca de 10 minutos). Acrescentar a farinha aos poucos, misturando sempre com muita delicadeza. Levar a uma assadeira redonda, untada, de cerca de 25 centímetros de diâmetro. Assar por 30-35 minutos em forno pré aquecido à 180 graus. Retirar do forno e deixar esfriar. Enquanto isso, bater a nata ou creme de leite fresco com o açúcar e a baunilha até ficar em ponto de chantilly e cortar os pêssegos em tiras. Levar o pão de ló já frio a uma boleira e cortar em 3 camadas com a ajuda de uma linha de costura. Separar as camadas. Na de baixo, começar umidificando com a calda dos pêssegos e distribuindo uma camada generosa de doce de leite. Cobrir com merengues amassados e fechar com a camada do centro do pão de ló. Umidificar de novo com a calda do pêssego e, desta vez, cobrir a camada com chantilly e distribuir os pêssegos em calda. Finalizar fechando com a ultima camada do bolo e distribuindo o resto do chantilly pela superfície do bolo, como se fosse uma cobertura. Com cuidado, grudar merengues assados nas laterais e em cima do bolo. Guardar na geladeira e servir.

Gostou do doce? Então vamos lá comprar os ingredientes e preparar nesse fim de semana!

Compartilhe o post com amigos..

.

Sem comentários ainda

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code