Viaje, colabore e impacte!

Comunidade para trabalho voluntário e experiências

Viaje como voluntário,viva experiências transformadoras e cause impacto positivo no mundo.

INTRODUÇÃO

Algumas pessoas estão se dando conta de que viajar vai muito além de visitar locais turísticos, comer e fazer compras. Essas pessoas procuram agregar experiência ou viajar com um propósito que impacte suas vidas. É o que vamos ver nesse post: Como viajar, colaborar, ter ótimas experiências, impactar positivamente na sua vida e no mundo e, além disso, economizar.

Infelizmente, no Brasil, a prática é ainda pequena. Viajar colaborando e fazendo trabalho voluntário. Mas, mundo afora, muito comum.

Tudo começou com pessoas que gostariam de dar um significado mais concreto e claro nas suas viagens, e os próprios nômades digitais.

TURISMO COLABORATIVO

Na contramão às relações que o capitalismo traz, o turismo colaborativo surge para apresentar novas formas de produzir, ajudar, compartilhar e economizar.

A economia compartilhada,termo que muito se ouve falar nos últimos anos, consiste nas trocas que não são necessariamente financeiras e as vantagens são para os dois lados envolvidos. 

Por exemplo, oferecer carona e pedir uma ajuda de custo para a gasolina é economia compartilhada, assim o passageiro economiza com a passagem de ônibus e o motorista não arca com todos os custos do carro sozinho. Bicicletas na rua em que todos podem alugar também são um exemplo.

Dentro desse novo mundo de economia compartilhada, o turismo colaborativo veio para mudar a ideia de que viajar é para poucos. Trocar algumas horas de trabalho na semana por acomodação diminui e muito o custo de uma viagem, além de trazer experiências e vivências únicas que um intercâmbio de trabalho tem.

O turismo colaborativo é a ideia de viajar trocando habilidades por acomodação e outras vantagens. O conceito é simples: você ajuda algum hostel, projeto de impacto social ou projeto ecológico em diversas funções possíveis e, em troca, ganha a acomodação no lugar onde está voluntariando. 

COMO FUNCIONAM AS RELAÇÕES COLABORATIVAS

Relações colaborativas são aquelas que, além de ajudar o próximo, buscam incentivar a troca sem necessariamente envolver dinheiro. Esse tipo de relação é baseada na empatia, no desenvolvimento do outro e na evolução do conjunto.

Em resumo, as relações colaborativas são como um trabalho em equipe!

SOBRE A WORLDPACKERS

A Worldpackers é uma plataforma onde você pode encontrar relações colaborativas e ter uma fantástica experiência de vida!

Na Worldpackers, a relação colaborativa funciona da seguinte forma: o anfitrião, seja um hostel, ONG, projeto ecológico ou outros projetos, precisa de alguém para ajudar em tarefas simples do projeto e o viajante precisa de um lugar para ficar por algum tempo sem gastar muito. Pronto! Encontro perfeito! O anfitrião encontrou alguém para ajudá-lo e o viajante um lugar para ajudar!

É importante lembrar que uma viagem turismo colaborativo não tem nenhuma conexão com relações de trabalho ou remuneradas. Quando se trata de uma relação de trabalho é preciso existir contrato, remuneração, horas de trabalho de acordo e, dependendo do país, um visto específico para isso.

Em uma relação colaborativa não existe esse vínculo empregatício, as horas não passam de 30 por semana e a relação entre anfitrião e voluntário é de amizade, não a de chefe e empregado.

Entenda melhor:

Veja aqui tudo o que você precisa saber para ser aceito em um voluntariado. Aqui você encontra também como viajar fazendo voluntariado.

Veja aqui alguns trabalhos como voluntário pelo Brasil.

Aqui, pela Europa.

Programas de voluntariados por habilidades, você encontra aqui

Você já pensou na hipótese?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 1 =

error: Oops. Conteúdo protegido !!
Rolar para cima
Rolar para cima