Quem nunca se sentiu observado, que atire a primeira pedra.
Com evolução da tecnologia, você pode estar sendo observado sem se dar conta. Para quem não sabe o que estou falando, há relatos de anfitriões que colocam micro câmeras escondidas no apartamento/ quarto para que possam observar você no apartamento. Voyerismo? talvez, ou loucura mesmo.
Já li e ouvi vários relatos sobre apartamentos do AIRBNB, mas nao só. Há também o caso do apartamento em Porto, Portugal, alugado pelo site Booking.
O caso do apartamento do Porto – PT pelo Booking. Clique aqui.
Outro caso como o casal que descobriu câmera no apartamento de São Vicente- SP. Clique aqui
Mas isso não se aplica apenas a apartamentos de locação, mas você sabia que muitos motéis tem o espelho falso e que você pode estar sendo observado do outro lado “na íntegra??”
COMO IDENTIFICAR:
1) Lanterna do celular:
Desligue as luzes do ambiente e passe a lanterna vagarosamente por todo ambiente. Se uma câmera estiver escondida alí, as lentes irão refletir a luz. Bingo!
2) Lugares suspeitos:
Uma maneiras também fácil de saber se estão espiando você por meio de câmeras escondidas é checando locais suspeitos. Pequenos buracos que não parecem ter muita serventia podem ser utilizados para fazer as gravações, especialmente em banheiros e quartos, onde as pessoas costumam se trocar ou tomar banho.
Vale checar também lâmpadas, detectores de fumaça, objetos que possam parecer estranhos e onde mais seu faro apontar que possa existir algo errado.
3) Espelho falso:
Existem também câmeras escondidas em espelhos, bem ao estilo BBB. Para testar um espelho possivelmente falso, você só precisa encostar seu dedo na superfície.
Se a imagem refletir uma lacuna entre seu dedo e o reflexo, está tudo bem. Caso contrário, esse é um espelho falso e, provavelmente, estão filmando você por ele. Caso de motéis, por exemplo.
4) Aplicativos:
Uma das maneiras mais simples de se identificar câmeras escondidas é usando um aplicativo gratuito, chamado Fing. Disponível para Android e iOS, ele consegue detectar se alguma câmera IP está conectada á rede wi-fi do apartamento.
Outro aplicativo também bem prático é o Hidden Camera Detector. Escaneia o local para achar câmeras. Eu, particularmente, acho esse mais prático e fácil de usar. Android e iOS.
COMO AGIR:
Assim que encontrar a câmera, tire foto como prova, saia, entre em contato com o aplicativo/site AIRBNB. BOOKING ou outros. Guarde /imprima/ faça um print de tela da reclamação. Servirá também como prova. Vá até a delegacia mais próxima, faça um B.O. e comunique o anfitrião pelo aplicativo /site. NÃO FAÇA POR WHATSAPP OU TELEFONE. Depois não haverá provas.
De acordo com a política do sites de locação, o anfitrião deve informar EXPLICITAMENTE se há câmeras no interior do imóvel e onde estão (sendo vedada câmeras em dormitórios e banheiros). Se não estiver comunicado na plataforma, o anfitrião pode responder processo por invasão de privacidade, danos morais e etc..
Você já passou por alguma história parecida? Comente.
Leia também: