O que fazer no bairro República – Santiago

O que fazer no bairro república Santiago de Chile

bairro República é muito importante na história de Santiago pelo fato da indústria de nitrato.

1 – HISTÓRIA

Dezenas de famílias, enriquecidas pela indústria do nitrato, vieram para a área para construir mansões magníficas e, assim, demonstrar sua ascensão social.

Assim se tornou um bairro de elite articulado em torno do elegante Clube Hípico e do Parque O´Higgins (construído pela família Cousiño, proprietária da renomada Viña Cousiño Macul ).

Este também foi o primeiro bairro de Santiago a ter eletricidade e calçada de paralelepípedos, símbolos do requinte da cidade.

2 – O QUE VER EM REPÚBLICA

2.1 – BAIRRO UNIVERSITÁRIO

Foto: Santiagoando

Ao caminhar pelo bairro, você notará que, junto com o vizinho Bairro Dieciocho , eles são um exemplo da influência francesa na arquitetura chilena e no estilo de vida das elites do século XIX e início do século XX.

Hoje ele se transformou em um espaço que nos transporta ao longo dos anos, mas não é por isso que quero dizer que está desatualizado.

Graças à extensa vida universitária da região, o lugar se tornou um dos favoritos dos mais jovens.

A expansão da cidade atingiu este bairro na década de 1930, novamente impulsionando a migração de famílias ricas, desta vez para o leste de Santiago : para o nascente bairro El Golf.

Deixaram para trás casarões de arquitetura neoclássica e Tudor, que ao longo dos anos foram recuperados por Universidades que trouxeram dinamismo ao bairro e ajudaram a resistir essas testemunhas de outra época.

Isso deu uma nova vida a este setor, tornando-se conhecido hoje como um dos principais bairros universitários de Santiago .

É por isso que se tornou um excelente local para vários bares e restaurantes.

2.2 – CASAS ART DÉCO

Depois de 1930, outros projetos inovadores foram realizados, como as casas de estilo Art Déco na Pasaje República , que você pode percorrer a partir da Alameda na rua General García.

Outro marco é o Virginia Opazo Ensemble de 1944, um oásis e uma cápsula do tempo projetada por Luciano Kulczewski , o “gaudí chileno”.

É constituído por um ilhéu de 33 casas brancas de fachada contínua que recomendo que visite ( Rua Virgínia Opazo, entre Alameda e Salvador Sanfuentes )

2.3 – MUSEO SALVADOR ALLENDE

MSSA possui em seu acervo cerca de 2.800 obras de artistas contemporâneos, doadas ao Chile em apoio ao projeto do presidente Salvador Allende, e posteriormente em apoio à resistência contra a ditadura de Augusto Pinochet.

há outras exposições que apontam para o momento histórico e político de que o museu trata, incluindo objetos pessoais de Salvador Allende  (se você tem interesse em saber mais sobre essa época, visite o Museo de la Memoria .

2.4 – PARQUE O´HIGGINS E FANTASILANDIA

O Parque O’Higgins conta em em suas dependências com diversas áreas verdes com lago com pedalinho, quadras de tênis, parques infantis, espaços para praticar esportes, locais para realizar churrasco, piqueniques e para descansar. No parque no primeiro fim de semana de cada mês ocorre a Feria de las Pulgas Acuaristas de Santiago. Uma feira muito legal onde se vende produtos diversos. Além disso, dentro do parque você encontra um complexo de museus ( Museo del Huaso, Museo de Insectos y Caracolas, Plaza de las Artesanías) e a Fantasilândia, o maior parque de diversões do país com mais de 30 atrações. Para quem desejar passar um dia no Parque O’Higgins, existem diversos restaurantes populares próximos às atrações.

2.5 – ANDAR PELA AV REPÚBLICA

Andar pela Av. República e conhecer os casarões de época. Imperdível!

3 – ONDE COMER

O restaurante Ana Maria é tradicional no bairro ao estilo comida caseira bem feita e várias opções como: peixes, carnes, frangos, carne na brasa, mas…

Endereço: Club Hipico, 475

Foto: Ana Maria

O Taberna El Hoyo é um local sem frescura, familiar, com típica comida chilena e música ao vivo. Lugar perfeito para você experimentar o famoso “terremoto”. Veja as especialidades da casa aqui.

Endereço: San Vicente, 375.

Foto; Trip Advisor

Para quem não quer gastar muito, pode ir na Papa John´s comer uma pizza. Você ode escolher em tamanho media, família e XL.

Endereço: Toesca 1844.

Para ver mais restaurantes pela região do Parque O´Higgings, veja aqui..

4 – ACOMODAÇÃO

5 – PASSEIOS

6 – CONHEÇA MAIS O CHILE

7 – LINKS

Você também poderá gostar de:

2 PASSEIOS DE TREM DESDE SANTIAGO

O QUE FAZER NO BAIRRO LASTARRIA

.

Gostou do post? Compartilhe com amigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ 49 = 58

error: Oops. Conteúdo protegido !!
Rolar para cima
Rolar para cima