22 locais “diferentes” em Curitiba – PR

22 locais diferentes em Curitiba

Curitiba é uma cidade que acontece “por baixo dos panos” e, se você quiser conhecer locais bem legais e fora do “circuito batido”, tem que ficar esperto.

Curitiba possui locais para todo tipo de público, ou quase todos.

Neste post, vamos ver alguns locais que não estão necessariamente na lista “moda” e nem locais que todo mundo frequenta, mas que certamente trarão boas experiências a quem tem interesse em conhecê-los.

Eis a lista:

1 . SFCO 179

Localizado no bairro mais alternativo de Curitiba, o São Francisco, este espaço revitalizado na rua São Francisco e onde encontramos várias coisas legais para fazer por alí, como : loja, café , restaurante, drinks, fábrica de chocolates, espaço para eventos e um jardim muito legal. Este local dá “ares de Cidade Baixa”, de Porto Alegre.

Endereço: Rua São Francisco, 179.

2 . BABETTE CAFÉ

Babette fica ao lado da Aliança Francesa de Curitiba, na alameda Prudente de Moraes. Cardápio possui influência da culinária francesa, e onde você encontra porções, sopas, drinks e vinhos além de ser um local pet friendly. 

Endereço: Prudente de Moraes, 1101.

3. PASSEIO PÚBLICO DE CURITIBA

Pouco frequentado até pelo curitibano de uns anos pra cá, infelizmente.

Primeiro parque da cidade criado em 1886, viu sua decadência nos anos 90 e agora todo revitalizado com coreto digital (música ou filmes), plantas, flores, carrinhos de lanche, 3 lagos, Jardim de Mel, ponte pênsil, deck, palco flutuante, playground adaptado para crianças com necessidades especiais, pista para caminhadas, ciclovia, sanitários; espaço para animais de estimação: Playpets.

Endereço:  Rua Presidente Carlos Cavalcanti, s/n

4. MEMORIAL ÁRABE DE CURITIBA

Grupo étnico predominante no Norte da África e no Oriente Médio, em Curitiba contou com maior presença de sírios e libaneses, que formaram uma relevante colônia na cidade e têm no Memorial Árabe uma homenagem.

O prédio lembra o estilo arquitetônico das edificações mouriscas por elementos como a abóbada, as colunas, os arcos e os vitrais e alí dentro, funciona uma biblioteca sobre assuntos árabes.

No interior da construção, sobre um pedestal de mármore, está a escultura representativa do escritor Gibran Kalil Gibran.

Endereço: Praça Gibran Khalil Gibran

5. MUSEU PARANAENSE

Inaugurado em 1876, o Museu Paranaense reserva um bom acervo que conta a história do estado do Paraná e também de Curitiba. O edifício do Palácio São Francisco, onde funciona hoje o museu, já valeria a visita pela linda arquitetura, porém os mais de 400 mil itens do acervo em exposição são uma ótima surpresa para os turistas que desejam conhecer mais sobre o estado.

Endereço: R. Kellers, 289 – São Francisco.

6. VILA URBANA (FECHOU)

A Vila é marcada pelo conceito de sustentabilidade, contando com uma forte relação com energias renováveis, captação de luz solar, modelo de construção rápido, simplificado e com aproveitamento de materiais. É um oásis em meio à intensidade de um centro metropolitano. Áreas de convivência, praças de alimentação ao ar livre, feira de orgânicos, shows, exposições artísticas, bicicletários e bebedouros para pets permitirão às pessoas que a frequentarem uma nova relação com a cidade e com o seu dia a dia. É um resgate da qualidade de vida de quem diariamente trabalha, estuda, visita e frequenta o Centro da Cidade, com todas as suas características e peculiaridades.

Endereço: Marechal Deodoro, 686 – Centro

7 . LOCAL PÃES

Para os fãs de de pães de fermentação natural. Com valorização da produção local, serve cafés, foccacias, rolinhos de canela, pães e muito mais, além de receber encomendas.

Endereço: Saldanha Marinho, 1070 – Centro

8 . CAFÉ DO PAÇO

O Sesc já se tornou sinônimo de excelência quando o assunto é cultura. Em Curitiba, há um centro cultural administrado pela instituição, que abriga o Café do Paço, um local em que os turistas podem se deliciar com as bebidas quentes e geladas, além de doces.

Pode ser um ponto de parada para conhecer o edifício e outros pontos turísticos da cidade.

Endereço: Praça Generoso Marques, Térreo 189 – Centro

9. BOSQUE DE PORTUGAL

Uma homenagem à língua portuguesa e a Portugal é o objetivo desse bosque, que fica no bairro jardim social. O espaço público é antigo e foi inaugurado em 1944. Nele, é possível ver vários pilares de azulejos, com inscrições de versos de poetas portugueses renomados, como Luís de Camões, Gregório de Matos, Castro Alves, Camilo Pessanha entre outros.

Endereço: Rua Fagundes Varela,774 – Jardim Social

10 . PALACETE DOS LEÕES

O Palacete dos Leões tem mais de 100 anos. foi construído em 1902. Quem morava na mansão histórica era a família Ermelino de Leão Júnior, que acompanhava de perto o ciclo da erva mate no estado. Hoje o local é tombado como patrimônio histórico e recebe diversas exposições de pintura, desenho, gravuras, fotografias e obras em 3D.

Endereço: Av. João Gualberto, 530 – Alto da Glória

11. CAPELA SANTA MARIA

A Capela foi inaugurada em 1939 dentro da antiga sede do Colégio Santa Maria. Hoje, o espaço virou uma bela sala de concertos. Desde 2008, é também a casa oficial da Camerata Antiqua de Curitiba. Por isso, é comum presenciar algum ensaio durante a tarde. A Capela Santa Maria fica na rua Conselheiro Laurindo, 273, e funciona de segunda a sexta, das 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00, além dos horários de concertos. A entrada para visitação é de graça.

Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 273

12. CAFÉ DA LIVRARIA ARTE E LETRA

A livraria aposta nos livros diferentes, mais difíceis de encontrar, e dá destaque a autores locais. Por la você encontra também editora e laboratório gráfico.

Nada melhor do que passa uma tarde fria de Curitiba vasculhando livros interessantes e um bom café.

13 . ARMAZÉM SANTA ANA

Localizado no bairro Uberaba, um pouco longe do centro, você vai encontra um típico armazém de secos e molhados. O Armazém Santa Ana foi inaugurado em 1934. É o mais antigo de Curitiba ainda em funcionamento.

Os donos, netos do fundador Paulo Szpak, um ucraniano que chegou ao Brasil em 1929, mantêm muitas tradições antigas: os salames são pendurados no teto, as compotas ficam sobre o balcão, os banquinhos são de palha e estão à venda tamancos de madeira e penicos.

Lá você encontra uma boa feijoada, carne de onça, tilápia, salames, boa cerveja e mais…

Endereço: Av. Salgado Filho, 4460 – Umbará

14. CINE PASSEIO

O Cine passeio trouxe de volta a época dos cinemas de rua como alternativa às somente salas de cinema de shopping. graças a Deus! 🙂

Veja o que o complexo oferece e programação aqui no site.

Endereço: Rua Riachuelo, 410 – Centro.

15. SOLAR DO BARÃO

Neste complexo cultural estão reunidas importantes unidades da Fundação Cultural de Curitiba, relacionadas às artes gráficas: o Museu da Fotografia, o Museu da Gravura e a Gibiteca. O Solar do Barão conta ainda com salas de exposições, utilizadas para mostras de artistas nacionais e internacionais. Também estão disponíveis ateliês de gravura, com a oferta de cursos de artes visuais para crianças e adultos.

Endereço: Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533 – Centro.

16. AP DA TREZE

O AP da Treze é um espaço de criação artística em que o teatro, a música e a arte se encontram em apresentações e eventos repletos de cultura. Sediado em um charmoso imóvel na Rua 13 de Maio, realiza apresentações o ano todo. Para saber da programação, você precisa entrar no grup ode whatsapp deles aqui.

Endereço: Rua 13 de Maio, 1001 – Centro.

17 . SOFAR SOUNDS

Projeto internacional que chegou a Curitiba em 2014, tem como ideia realizar shows secretos pela cidade com uma vibe intimista e superdiferente. Para ficar por dentro das próximas apresentações, basta seguí-los nas redes sociais.

18. GINGER

Para conhecer o Ginger Bar, seu cardápio e as atrações incríveis que oferece, é preciso ter em mãos a senha de acesso da semana. A carta de bebidas e o menu de comidas são atrações à parte. Para descobrir a senha da vez, é só mandar aquele alô no inbox das redes sociais do bar!

19. PADARIA AMÉRICA

Desde 1913 com suas receitas tradicionais e caseiras dos pãoes e bolos. Pão artesanal italiano, broa de semente de girassol e muito mais…

Endereço: Rua Pres. Carlos Cavalcanti, 942 – São Francisco

20. TEATRO NOVELAS CURITIBANAS

O antigo casarão da família Vieria Cavalcanti, construído em 1902, virou espaço cultural de Curitiba em 1992, tornando-se Teatro Novelas Curitibanas. “O vampiro e a polaquinha”, de Dalton Trevisan, foi o primeiro espetáculo a dar início às atividades do teatro. O local se dedica desde então à encenação de espetáculos teatrais da capital.

Endereço: Rua Carlos Cavalcanti, 1222 – Centro

21. LIMÃO ROSA CAFÉ

Num dos bairros mais calmos de Curitiba, Vila Izabel, o Limão Rosa Café tem ótimos doces, salgados, cafés e pode-se almoçar também. Vale muito a pena. Ar de tranquilidade .

Endereço: Rua Eurides Cunha, 256 – Vila Izabel

22. TARANTINO

Local descontraído onde você pode levar seu pet, comer hamburger, espetinho, petiscos, boa cerveja e ambiente também ao ar livre.

Endereço: R. Guaianazes, 130 – Vila Izabel

Gostou da lista? já conhece algum local?

PASSEIOS

LIVROS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

89 + = 90

error: Oops. Conteúdo protegido !!
Rolar para cima
Rolar para cima