O que fazer na interessante Ouro Preto

O que fazer em Ouro Preto Minas Gerais

Tudo que você precisa saber sobre uma das cidades históricas mais importantes do país.

A antiga Vila Rica teve grande importância durante o período colonial brasileiro e foi o palco da Inconfidência Mineira, um dos maiores movimentos separatistas da história do país, e ainda guarda muitos resquícios daquele período.

Além disso, a cidade é recheada de bons museus, tem restaurantes incríveis, pousadas e muitas atrações imperdíveis.

Vamos ver o que fazer por esta bela cidade.

1 – PRAÇA TIRADENTES

O coração da cidade fica na Praça Tiradentes, que ganhou esse nome em homenagem ao mais importante inconfidente, e reúne as atrações mais famosas da cidade.

É ali, por exemplo, que ficam o Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas e o Museu da Inconfidência, um dos mais renomados do Brasil, bem como vários bares, restaurantes e pousadas.

É também na praça que ocorrem os principais eventos do calendário da cidade, incluindo os festivais de cinema e inverno da UFOP que movimentam a vida cultural local.

2 – AS MINAS DE OURO PRETO

Uma boa dica é aproveitar para explorar as incríveis minas espalhadas por toda a cidade. Essas minas foram bastante ativas no período colonial e dali saiu boa parte dos minerais preciosos extraídos em Minas Gerais. Hoje, estão desativadas e abertas à visitação pública.

Mina do Chico Rei é a mais famosa, mas não é a única. Você também poderá conhecer as minas Du Veloso, do Palácio VelhoTreze de MaioFelipe dos Santos e muitas outras.

3 – AS IGREJAS

Há quem diga que existe uma igreja em cada esquina de Ouro Preto. Não é bem assim, mas quase. A quantidade de templos históricos na antiga Vila Rica certamente surpreende: são 19 igrejas centenárias!!

Igreja de Nossa Senhora do Pilar é a mais famosa graças a seu interior ricamente ornado e completamente coberto de ouro

Você também poderá conhecer as igrejas de São Francisco de AssisNossa Senhora das Mercês e MisericórdiaSão Francisco de Paula e muitas outras.

4 – MUSEUS

Nada melhor do que aproveitar sua visita a uma cidade histórica tão importante quanto Ouro Preto para mergulhar nos ricos acervos de seus muitos museus.

Além do Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas e Museu da Inconfidência, você também poderá visitar o Museu Casa Guignard, a Casa de Tomás Antônio Gonzaga, o Museu Casa dos Contos e muitos outros.

5 – RUA DIREITA

Principal via da cidade no período colonial, a rua Direita (oficialmente chamada rua Conde de Bobadela) é o endereço de dezenas de construções centenárias muito bem-preservadas, que ajudam a contar a rica história do Brasil.

A rua é agradável, coberta por pedras e casarões tombados como Patrimônio Histórico Nacional, incluindo o Museu Casa dos Contos, com entrada gratuita.

Faça uma caminhada pela região e aproveite para conhecer os bons restaurantes instalados por lá.

6 – FEIRA DE PEDRA SABÃO

Depois de passear pelo centro histórico, siga para o Largo do Coimbra para fazer umas compras na Feira de Pedra-Sabão.

Vários artesãos oferecem seus trabalhos por lá e você pode garantir lembranças personalizadas de viagem por um bom custo-benefício.

7 – PARQUE ESTADUAL DO ITACOLOMI

Uma boa opção de lazer ao ar livre, especialmente se você gosta de passar tempo em meio à natureza.

Com entrada gratuita e diversas trilhas que percorrem as belezas do cerrado mineiro, o parque é a casa do Pico do Itacolomi, famosa formação rochosa que pode ser avistada de qualquer ponto de Ouro Preto.

8 – MIRANTES

aproveite cada nova vista para descobrir Ouro Preto. Seja do topo de montanhas, das sacadas dos casarões, do topo das ladeiras..

Experimente ver a Igreja de São Francisco de Assis a partir da Casa de Tomás Antônio Gonzaga. Suba até o topo da cidade para ver Ouro Preto no Mirante da UFOP (R. Santo Antônio do Salto) ou no Mirante do Morro São Sebastião (R. Ladeira João de Paiva)

Assista ao pôr do sol no alto da Igreja São Francisco de Paula ou na varanda do Museu da UFOP. E sempre repare a vista de todas as igrejas por onde passar. Cada uma delas permite ver outras várias igrejas de Ouro Preto. E esse é um dos maiores espetáculos da cidade.

Ja visitou Ouro Preto? O que achou?

PASSEIOS

PASSAGENS

HOTÉIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

79 − 71 =

error: Oops. Conteúdo protegido !!
Rolar para cima
Rolar para cima