O que ver na Rota Germânica do Rio Pardinho

O que fazer em Rio Pardinho RS

Um roteiro com belezas naturais, gastronomia e cultura.

1 – INTRODUÇÃO

Em Santa Cruz do Sul, um dos principais núcleos da colonização alemã no estado do Rio Grande do Sul, conhecida internacionalmente por sua cultura e indústria do fumo, uma das melhores opções de turismo rural, cultural e ecológico é a Rota Germânica do Rio Pardinho. Um roteiro exuberante, que impressiona pelas belezas naturais e culturais. O distrito de Rio Pardinho situa-se a 10 quilômetros do centro de Santa Cruz do Sul. Fundado em 1852, mantém vivas as tradições da época, bem como a arquitetura preservada de casarões, a gastronomia típica e o artesanato local.

Cafés, restaurantes e artesanatos permitem uma convivência com as famílias de descendentes alemães em seu dia a dia, acompanhando as rotinas e atividades tão comuns à vida do interior. A Rota Germânica do Rio Pardinho também propicia a integração de duas cidades, Santa Cruz do Sul e Sinimbu. Mas, Sinimbu é parte de um outro post….

Vamos ver alguns locais para visitar pela região

2 – IGREJA IMIGRANTE

Considerada Patrimônio Histórico Cultural. É a mais antiga Igreja Evangélica do Estado, datada de 1866. Foi construída em pedra grês por pessoas da própria comunidade. Tem seu púlpito esculpido em madeira. Não bastassem seus atributos particulares, mantém-se conservado, ao lado da igreja, o cemitério que abriga lápides escritas em alemão, pertencentes aos primeiros imigrantes.

3 – CUCAS GRESSLER

A Kuchenhaus comercializa cucas e produtos coloniais como schimier, lingüiça, tortas, rocamboles, bolachas, pão caseiro entre outros, todos deliciosos e com um toque colonial.

4 – MOSTEIRO DAS MONJAS BENEDITINAS

É um recanto de paz e espiritualidade e proporciona um momento para apreciar a simplicidade e beleza do local, que fica em Linha Travessa. Lá há peças de artesanato confeccionadas pelas Monjas, como as velas decorativas, licores e geleias artesanais. O local funciona também como hospedaria para quem procura retiros. SITE.

5 – RESTAURANTE VERDE VALE (FECHADO)

O visitante pode experimentar a culinária típica alemã, como a galinha recheada, a tripa grossa, a linguiça cozida, Eisbein (joelho de porco) e pernil de porco. Aqui também é possível apreciar diversos outros pratos e deliciosas sobremesas. A culinária típica alemã é servida de segunda a sábado (sob agendamento), domingo é aberto aos visitantes. FACEBOOK.

6 – CAFÉ COLONIAL CASA DO COLONO

Impossível passar batido.

Buffet livre com o melhor do café colonial alemão e uma loja onde você pode comprar pães, vinho, linguiça, cucas e todo mais..SITE.

7- BARRAGEM DE CAPTAÇÃO DO LAGO DOURADO

Fica a alguns minutos do Centro da cidade. Nela são captados aproximadamente 500 litros de água por segundo que vão por adutores até o Lago Dourado, 5 quilômetros abaixo, além de ser uma suntuosa obra da engenharia que merece ser admirada.

Quem leva? TONI NA ESTRADA. Toni mora em Santa Cruz e leva para fazer esse belo passeio. Veja o cana dele no Youtube e entre em contato. Mencione que viu no FUIPORAÍBLOG.

Já conhece o local? O que achou?

8 – LIVROS

Quer saber mais sobre a história, cultura e culinária gaúcha? Veja abaixo:

9 – ORGANIZE SUA VIAGEM

FUIPORAIBLOG ajuda você a organizar sua viagem em um só local. Clique na imagem a saiba mais:

ORGANIZAÇÃO DE VIAGEM

10 – PASSEIOS PELO RS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

70 − = 69

error: Oops. Conteúdo protegido !!
Rolar para cima
Rolar para cima