Incontestável que umas das melhores culinárias do país é a do Rio Grande do Sul pelas diferentes influências que a formaram.
Italiana, portuguesa, alemã, espanhola, africana, judaica e influências portenhas também, porque não, além da toda nossa cozinha campeira. Peculiaridades nas cozinha da serra, da fronteira, do norte e da capital..Porto Alegre
Rio Grande do Sul é sinônimo de fazer amigos comendo, e muito bem.
Não colocarei o chimarrão porque é óbvio demais, né? 🙂
Vamos à lista:
1) CARRETEIRO:
Ou arroz carreteiro / arroz de carreteiro e outros, como chamam por aí. Prato criado por mercadores que atravessavam os pampas gaúchos em carros de boi, e logo se tornou popular também entre os vaqueiros. Receita simples. A original é composta de charque, alho, cebola, pimentão,tomate, arroz e tempero verde (salsa). Hojé há receitas com outros tipos de carnes mais nobres como esta aqui que também fica muito bom!
2) CAFÉ COLONIAL:
O colono do interior do estado precisava de um café da manhã bem reforçado para o dia de trabalho e aí surgiu o café colonial, o qual era oferecido também a viajantes ao sul do Brasil e preparado ao estilo germânico pelos próprios colonos. Hoje servido em boa parte da serra gaúcha e em alguns locais na capital.
Lembrando que o café colonial no Rio grande do Sul não é como em alguns locais fora do estado que já vi. ..a kilo. acho o fim da picada! No Rio Grande do sul é servido estilo “rodizio” na mesa. Pães, geleias, vinho tinto e branco, sucos, café, leite, chá. frango frito, salames, queijos, pastéis e etc..
Onde comer na serra: Coelho Café, Café Colonial Bela Vista
Onde ir em Porto Alegre: Café Colonial Bela Vista – Av Cristóvão Colombo, 545 -Floresta.
3) ESPETO CORRIDO:
Foi criado em Londrina, no Paraná, mas aperfeiçoado pelos gaúchos e, hoje, as melhores churrascarias do país são de gaúchos, ou assadores gaúchos. A história sobre a criação do rodízio você pode ler aqui.
Há churrascarias com espeto corrido mais sofisticados e outras mais “raiz” espalhadas pelo Rio grande do Sul. As mais raiz são simples, nada glamorosas e tem uma finalidade: comer churrasco. Ponto. Rodizio inclui salsichão (linguiça), vazio, alcatra, carne de porco, coração de frango, frango, costela e outros. Polenta frita, arroz, salada de maionese, salada mista e pronto!
Rodízio raiz em POA – GIOVANAZ, DOM HENRIQUE
4) GALETO:
O galeto é considerado um dos três principais pratos do Rio Grande do Sul, juntamente com o carreteiro e o churrasco. Refeição típica das colônias italianas da serra do estado. Servido com uma farta sequência de pratos como radicci, polenta, massas e salada de maionese.
Onde comer: Galeteria Alvorada (Caxias), Nostro Galeto (POA), Di Paolo (Caxias / Gramado / POA), Mamma Mia ( Gramado / POA).
5) MATAMBRE RECHEADO:
Popular na Argentina e Uruguai também, o matambre é bem comum no Rio Grande e facilmente achado nos açougues gaúchos. A carne é recheada com linguiça. cenoura, pimentão e assada no forno ou cozida no bafo.
6) XIS GAÚCHO OU XIS:
Aqui chamamos de simplesmente Xis..versão BEM melhorada dos sanduíches estilo americanos do Madero e outros. Pelo menos eu acho.
Pão enorme com recheios diversos que pode ser: bacon, ou carne de panela, ou calabresa, ou frango, ou coração de frango etc…
Veja lista de onde comer Xis por Porto Alegre e região aqui.
7) PUCHERO:
De origem castelhana, é prato típico da região da fronteira, é um cozido com aipim (mandioca), batata doce, abóbora, couve-flor, além de outros legumes e verduras, tudo isso adicionado a diversos tipos de carnes: dentre elas peito bovino abada e linguiça.
Onde comer em POA: Marquez Gastronomia
8) DOCES:
Com influências principalmente portuguesa, italiana, espanhola e alemã, o Rio Grande traz uma variedade de doces para engordar mesmo!!. Alguns deles:
a) sagú
b) ambrosia
c) cuca
d) chimia (geleia alemã)
e) arroz doce
Deu água na boca? Só vir para o Rio Grande do Sul!!
Veja 8 EXPERIÊNCIAS DIFERENTES EM PORTO ALEGRE.
.