Turismo de Experiência: O que é?

Turism ode experiência o que é

Há pessoas que gostam de tudo já preparado, pronto, sem surpresas e sem improvisos e, além disso, querem conhecer os pontos famosos de uma cidade, umas fotos, jantares e, talvez, um pouco de história. Estes são os turistas.

Há os que também (ou não), querem isto, mas querem também algo que o faça voltar para casa com uma experiência nova e algo que acrescenta algo às suas vidas. O turismo de experiência.

Mas o que são viagens de experiência?

Os especialistas as definem como “jornadas para fora de onde se mora, que envolvam experiências memoráveis e ativas. Cultural, natural, social ou espiritualmente. Sobretudo que enriqueçam a vida do viajante e melhorem sua maneira de relacionar-se com as pessoas e o mundo”.  Viagens assim exigem maior desprendimento intelectual, intensidade física, sujeição a desconfortos, envolvimento com a natureza, gastronomia, costumes, cultura e imersão em comunidades remotas. É um novo nicho no mercado. Em geral são jornadas não padronizadas, fora dos circuitos tradicionais e conceitualmente menos focadas em pontos turísticos e mais na participação do que na contemplação e, você pode ter este tipo de experiência nos locais mais manjados do mundo!

O site Embarque na Viagem mencionou alguns sites de turismo de experiência. Vamos conhecer alguns:

1. VOLUNTEER VACATIONS:

Volunteer Vacations, uma agência de turismo especializada para quem quer viajar e ao mesmo tempo participar de alguma experiência de voluntariado. Eles ajudam o viajante a ter uma experiência de viagem que inclui o trabalho voluntário, voltado para ajudar alguma causa significativa. É o turismo consciente! A ideia é juntar o passeio em um destino que você queira ir, com a atividade de alguma ONG local. Com isso, é possível encontrar roteiros como salvar vidas de animais e ao mesmo tempo curtir as praias de Bali, aproveitar as belezas e a gastronomia da Índia enquanto ajuda adultos, idosos e crianças de rua de Delhi ou ainda poder optar por ações no Brasil mesmo, como trabalhar na ONGADAPTSURF, ajudando deficientes físicos em divertidas e encorajadoras aulas de surfe nas belas praias da Cidade Maravilhosa.

2. AURORA BOREAL:

na verdade não é uma empresa, mas sim um fotógrafo que se especializou em encontrar o fenômeno que deu nome ao seu blog, o Aurora Boreal blogVer a aurora boreal acontecendo é uma das minhas metas de viagem e fazendo algumas pesquisas não descobri muitas empresas brasileiras especializadas em criar roteiros para isso. Mas foi então que encontrei o blog do Marco Brotto e pesquisei um pouco de sua trajetória. Ele passou a organizar expedições desde que se arriscou numa viagem num cruzeiro para o Alasca por 10 dias e não conseguiu ver nem um risco verde no céu. Então, depois de voltar frustrado, resolveu estudar pesquisar bastante sobre o assunto, se tornando um dos maiores “Caçadores” de aurora boreal do Brasil (quiça do Mundo) e possui um dos maiores acervos de fotos profissionais do fenômeno. Desde 2008, Brotto organiza roteiros em grupos para vários países onde é possível ver a aurora, mas se você não pode (ou não quer) ir em uma de suas expedições, sem problemas, você pode contar apenas com a ajuda dele em seu planejamento e na logística de sua aventura, pois ele pode auxiliar definindo as melhores rotas, com a pesquisa de condições do tempo (e probabilidade do fenômeno aparecer nas condições meteorológicas do período) e até com contatos locais para ajudar no momento de sua viagem. As expedições guiadas por Brotto para encontrar a Aurora Boreal, sejam na tríplice fronteira entre a Suécia, Finlândia e Noruega ou no Alaska são realizadas muitas vezes por ano.

3.WELCOME SURF TRIPS:

Welcome Surf trips é bacana para aquela galera que curte pegar boas ondas, mas precisa de uma ajuda para encontra-las por ai ao redor do mundo. A equipe é formada por agentes de viagens, fotógrafos, vídeomakers e atletas, unidos pela paixão no surf, que pensam em tudo que envolve uma surf trip. A agência já organizou viagens para gente top do surf, como Adriano de Sousa, o “Mineirinho”, brasileiro campeão mundial de surf de 2015. Através da agência é possível encontrar hotéis, comprar passagens ou reservar pacotes completos para diversos destinos no mundo onde existem grandes locais para o surf, como Costa Rica, Porto Rico, Hawaii, África do Sul, Marrocos, Cabo Verde e muitos outros picos de surf.

4. ALO AVENTURA E EXPEDIÇÕES:

Alo Aventuras & Expedições é uma empresa especializada em tours OFF-Road. Com sede em Tiradentes-MG, eles visam oferecer roteiros com foco nos caminhos da Estrada Real em Minas, mas oferecem transfers de Minas, Rio e São Paulo. Os tours são feitos personalizados e para grupos pequenos, o que torna a experiência totalmente única. Eles podem programar seu roteiro para fazer a Estrada Real saindo do Rio ou de Minas, com passagens por cidades históricas como Outro Preto e Diamantina, além de outros pontos de interesse no caminho que são menos conhecidos, mas com muita riqueza cultural. Além disso é possível optar por outras rotas, como a Rota SUL Tiradentes x Paraty- Ouro Preto – Tiradentes x Diamantina (a partir de 3 dias), a Rota Abrigo das Águas – Serra da Mantiqueira, Chapadas Diamantina (BA),Veadeiros (GO) e Jalapão (TO). Isso tudo com muita aventura e curtindo belas paisagens que só um tour off-Road pode proporcionar.

5. FAVELA SCENE

Favela Scene é uma agência de experiência bem legal, especializada em tour de experiência que mistura as belezas do Rio e a cultura local de quem vive na comunidade do Santa Marta, no bairro de Botafogo no Rio.  Gilson Fumaça, nascido e criado na favela e que tem uma história incrível de vida, superação e de evolução no empreendedorismo.

A história da Favela Scene começou quando o Fumaça resolveu mudar sua vida estudando turismo e entrou no projeto governamental Rio Top Tour, lançado em 2010 na comunidade, e que qualificou o Santa Marta como destino turístico. Depois de 2 anos ele saiu do projeto, se formou como guia de turismo, se credenciou na Embratur e abriu a Favela Scene. Atualmente é possível fazer um tour pela favela, com experiências que podem envolver um churrasco na laje, conhecer a noitada na comunidade e até oficinas de samba. Além disso a agência também possui um hostel, com o mesmo nome, dentro da comunidade. Mas o melhor é poder ver tudo de um ponto de vista de quem é morador e sair de lá com boas experiências vividas e com novos amigos.

6. MAIS ASAS

O site Mais Asas é um site feito por cariocas para quem quer curtir a Cidade Maravilhosa, muito além do Cristo Redentor e do Pão de Açúcar. Criado em meados de 2013, o objetivo era poder vender atividades que mostrassem o estilo de vida do carioca E se intitulam um “AirBnb de experiências locais”. É possível comprar experiências, criar grupos para experiências personalizadas ou ser um “anfitrião de experiências“. Basta entrar em contato com eles e dizer qual sua ideia e como mostrar o Rio de uma maneira diferente!

7. SABIAR

O site Sabiar é uma uma plataforma consolidadora de experiências, aulas e cursos de diversos temas no mundo, que envolvem lazer, aprendizado e desenvolvimento pessoal, como por exemplo fazer uma aula de Flamenco em Sevilha, na Espanha. O objetivo deles é oferecer uma forma de unir educação e turismo, fazendo com que em sua viagem você aprenda alguma coisa de forma divertida e interativa. O site foi lançado em 2015 pelas sócias Adriana Lima e Fernanda Bolguese. Adriana também é blogueira de viagem e conhece com muita propriedade o que os viajantes procuram. Arte, culinária, música, bebidas e aventuras são apenas alguns dos temas que o site oferece para os viajantes, sem contar que ainda é possível oferecer as experiências de presente ou montar de forma personalizada para grupos.

7. TOUR PABLO ESCOBAR:

Depois de ficar famoso com a popularização da série Narcos, o traficante Pablo Escobar também virou tema para um tour. Agora, uma visita à Colômbia já pode ser uma ótima oportunidade para conhecer mais sobre a história do Cartel de Medellín e entender os efeitos do tráfico de drogas no país. Clique aqui para conhecer o tour.

8. DIRIGIR UMA FERRARI:

Nada mais italiano do que uma Ferrari e, portanto, este pode ser o passeio ideal para quem visita o país. A empresa Tereza Ferrari oferece opções de pacotes para viajantes de luxo que queiram passar 8 dias dirigindo pelas estradas da Toscana, com saída de Roma e tendo Florença como destino final.

9. APRENDER GASTRONOMIA NA FRANÇA:

No roteiro Provence Bike Tour, que dura seis dias, os participantes pedalam por campos de lavanda, vinhedos e pomares de cerejas. Visitam também mercados de agricultores, moinhos de azeites, aldeias medievais, abadias e castelos antigos.

Há também degustação de vinhos, trufas e aulas de culinária.

10. MENDOZA ENOGASTRONÔMICA:

Permita-se desfrutar de cinco dias em Mendoza, na Argentina. Com mais de mil bodegas, que produzem cerca de um bilhão de litros de vinho ao ano, Mendoza recebe o apelido de “adega da Argentina”. Participe de degustações exclusivas nas bodegas Catena Zapata, Salentein e Andeluna. Além disso, saboreie refeições inesquecíveis em alguns dos melhores restaurantes locais. Clique aqui para conhecer o tour.

11. ALENTEJO – PORTUGAL

Há pelo menos três décadas o Alentejo  permanece intocado. As suas paisagens são compostas por vinhedos, árvores de cortiça, campos e vilarejos acomodados no alto de colinas. Visite o Convento do Espinheiro, erguido no século 15, e o Cromeleque dos Almendres, o maior sítio megalítico de Portugal, construído entre 4000 e 5000 AC. Outro atrativo do roteiro é o jantar privado com os proprietários de um antigo palácio real do século 18. Clique aqui 

12. VALE DOS VINHEDOS – RIO GRANDE DO SUL:

O Vale dos Vinhedos localiza-se no triângulo formado pelas cidades de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul e Garibaldi, no coração da Serra Gaúcha, no estado do Rio Grande do Sul. Os vinhos produzidos no vale são os únicos do país a apresentar o selo de indicação de procedência (desde 2002) e o de denominação de origem (desde 2011) – estes selos são garantias de qualidade dos vinhos. Vivencie com toda força a herança deixada pela imigração italiana na região. Clique aqui

Seja qual for sua ideia de experiência em viagem , sempre haverá uma!

Você também poderá gostar do post: SLOW TRAVEL

2 comentários em “Turismo de Experiência: O que é?”

  1. É isso mesmo, cada vez mais as pessoas procuram um turismo diferenciado, fora dos “rebanhos”, e experiência é mesmo a palavra chave. As pessoas não querem apenas “ir de férias”, elas querem viajar, fazer coisas diferentes, viver novas experiências. E ainda bem que assim é. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 2 =

error: Oops. Conteúdo protegido !!
Rolar para cima
Rolar para cima