Como usar o transporte público em Bursa

Bursa é uma cidade grande com um ótimo sistema de transporte público.

É sempre bom a gente saber usar o transporte público de uma cidade quando a visita e ainda mais quando podemos economizar. Nesse post, vamos ver os meios de transporte em Bursa e como usá-los da melhor forma.

INTRODUÇÃO

Em Bursa você encontra metrô, ônibus e Bonde (tram). Para usá-los de forma econômica e descomplicada, existe o Bursakart.

SOBRE O BURSAKART

A chave para usar o transporte público de Bursa é o Smart BursaKart (BuKart). O BursaKart é um cartão de plástico que serve como bilhete reutilizável em ônibus urbanos, bondes e metrôs. (Também pode ser usado para pagar alguns banheiros públicos e pagar a taxa de entrada em alguns museus.) Para usar seu BursaKart, coloque-o na frente do scanner ao entrar em uma estação de metrô ou ao embarcar em um ônibus ou bonde. A taxa apropriada será automaticamente deduzida do crédito contido no seu BursaKart. 

Você pode comprar seu Smart BursaKart em quiosques automáticos em qualquer estação de metrô da cidade. Ao comprar seu BursaKart, certifique-se de também comprar créditos para tarifas de transporte , veja  tarifas atuais aqui. Você pode comprar mais crédito para o seu BursaKart a qualquer momento usando os quiosques de ingressos automáticos ou em alguns mercados de esquina e quiosques de rua. Infelizmente, os quiosques automáticos de ingressos não oferecem serviço em outros idiomas além do turco. Então, quando você se aproximar de um quiosque de ingressos, selecione BURSAKART SATINAL para comprar seu BursaKart. Em seguida, insira a quantidade apropriada de dinheiro. Depois que a máquina emitir seu BursaKart, você poderá colocar seu cartão no leitor de cartões do quiosque e selecionar DOLUM YAP para adicionar mais crédito ao seu cartão. Se você sabe que viajará apenas de ida, também pode comprar bilhetes de ida e de uso único selecionando a opção BILET SATINAL no quiosque.

Ônibus, bondes e metrôs aceitam apenas bilhetes pré-comprados e BursaKarts – eles não aceitam dinheiro. Observe, no entanto, que o BursaKart não é aceito em táxis ou dolmuses (microônibus particulares). Esses são apenas em dinheiro.

METRÔ

Existem duas linhas de metrô que passam por Bursa. A linha 1 vai de Emek, no lado noroeste da cidade, até Arabayatağı, no distrito oriental de Yıldırım. A linha 2 vai de Üniversite até as cidades do extremo leste de Kestel e Gürsü. Ambas as linhas passam diretamente sob o centro da cidade e fazem paradas nas estações centralmente localizadas de Merinos, Osmangazi, Şehreküstü e Demirtaşpaşa. O sistema de metrô funciona todos os dias desde o início da manhã até por volta da meia-noite, com partidas a cada 9 ou 10 minutos. O metrô é uma maneira rápida e fácil de transitar pela cidade.

Veja aqui o mapa do sistema de metrô da cidade .

ÔNIBUS

A rede de ônibus urbanos é extensa – há mais de 200 linhas de ônibus que levam e saem de todos os pontos da cidade. Os horários de partida variam de acordo com a rota e a hora do dia. Os ônibus urbanos vêm em duas cores: amarelo e azul esverdeado. Para fins práticos, não há diferença entre os dois, e ambos os tipos de ônibus aceitam BursaKarts como pagamento.

Algumas das rotas mais atraentes para turistas abaixo:

– 1/GY: Terminal de balsa Mudanya IDO ↔ Estação de metrô Emek
– 1/M: Terminal de balsa Mudanya BUDO ↔ Estação de metrô Emek
– 1/C: Centro da cidade ↔ Īnkaya
– 5/G: Estação de metrô Küçük Sanayi ↔ Gölyazı
– 22: Cidade centro ↔ Cumalıkızık
– 38: Terminal de ônibus intermunicipal ↔ Centro da cidade
– 48: Centro da cidade ↔ Uludağ University
– 93: Terminal de ônibus intermunicipal ↔ Uludağ University
– 94: Terminal de ônibus intermunicipal ↔ Teleferik (teleférico de montanha)
– 96: Terminal de ônibus intermunicipal ↔ Çekirge
– B-20/A e B-20/B: estação de metrô Acemler ↔ vila Misi
– D-19: estação de metrô Arabayatağı ↔ Saitabat
– F-1: Mudanya ↔ Terminal de ônibus intermunicipal
– F-3: Mudanya ↔ Teleferik (teleférico de montanha)
– 1/A, 2/E, 29/A, 3/C, 48/A, 9/PA, E- 12: Centro da cidade ↔ Çekirge/Muradiye

LINHAS DE BONDE

Existem 2 linhas de bonde no centro da cidade. O bonde verde e branco (T3) passa em linha reta pelo centro da Zafer Plaza até Çınarönü. Use esta linha para chegar a lugares como Emirsultan e Yıldırım. O bonde vermelho (T1) circula o centro da cidade e faz paradas em locais importantes, como Kent Meydanı (Osmangazi), Kültürpark, Altıparmak, Timurtaşpaşa, Ulu Camii e Heykel. Se você está querendo ir de um ponto a outro no centro da cidade e não quer andar a pé, os bondes são uma ótima opção. O custo para um passeio é de 1 TL e BursaKarts são aceitos como pagamento.

Veja um mapa de rotas para as duas linhas de bonde aqui .

Uma terceira linha de bonde está em andamento para conectar o terminal rodoviário intermunicipal e Kent Meydanı no centro da cidade. Esta será certamente uma opção bem-vinda para quem viaja para Bursa de ônibus.

Se os meios de transporte públicos não te levam aonde você quer ir, sempre há táxis e dolmuses . Os táxis são abundantes no centro da cidade e geralmente são uma maneira conveniente de se locomover. Um dolmus é um microônibus ou carro particular que percorre uma rota definida pela cidade. Você pode saber para onde um dolmus está indo lendo a lateral do microônibus ou a placa na parte superior do carro. Se você estiver em uma rota de dolmus e vir um dolmus indo em sua direção, apenas sinalize e entre. Você pode andar por um preço consideravelmente menor do que um táxi – a maioria dos passeios de dolmus são 2 ou 3 TL. Táxis e dolmuses aceitam apenas dinheiro.

Agora você pode usar o transporte público de Bursa com confiança.. Só ir!

PARA SUA VIAGEM

Um Local no blog para você preparar suas viagens e onde você encontra: passagens, seguro viagem, acomodações e mais. Clique na imagem.

PASSEIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

− 2 = 8

error: Oops. Conteúdo protegido !!
Rolar para cima
Rolar para cima