Conheça a Aldeia Cumalikizik em Bursa

Vila Cumalikizik em Bursa, Turquia

Uma aldeia que mantém os costumes da época otomana, bem ao lado de Bursa.

Uma antiga vila otomana localizada a 12 quilômetros na rodovia BursaAnkara, a leste de Bursa, a 3 quilômetros em direção à periferia norte de Uludağ e construida em 1300.

Em breve…

SOBRE A VILA

O nome “kızık” é mencionado em Divan-ı Lugat-it Türk no século 11, pois havia assentamentos turcomenos chamados “kızık” na Anatólia e no norte da Síria. Acredita-se que as aldeias Kızık em Bursa tenham sido construídas no início dos anos 1300. Cumalıkızık é a mais bem preservada e autêntica dessas aldeias, representando a estratégia otomana de conquistar primeiro as áreas rurais e depois as cidades, proporcionando um interior seguro para suas forças.

Era uma Aldeia Waqf – ou seja, pertenceu para sempre a uma instituição pública (Complexo) e serviu de fonte de renda para a construção dos Complexos e da nova cidade. Um cemitério, e uma praça com velho plátano no centro estão localizadas na entrada da vila. Esta praça é o espaço mais largo da aldeia que tem uma textura densa. Apesar de ser uma área comum pública, esta área foi deixada vazia com a intenção de ser incluída no cemitério no futuro, pois estava próxima. Atualmente, é usado como local do bazar pelos aldeões. Todas as ruas da vila são cobertas com pedra natural e o meio das ruas é inclinado para permitir que a água da chuva escorra do meio da rua.

A vila de Cumalıkızık, nas encostas do Monte Uludağ, a 13 quilômetros do centro de Bursa, protegeu seu modo de vida tradicional e sua atmosfera histórica até hoje. Em um museu a céu aberto com suas casas originais que refletem a estrutura arquitetônica otomana, as pequenas ruas de pedras planas com um canal no centro para drenar a água da chuva e as estruturas monumentais. As casas de adobe, as paredes de cores diferentes, as fontes da rua nos levam de volta no tempo.

Cumalıkızık todos os anos recebe milhares de turistas e continua a produção agrícola também sem interferência. Os agricultores vendem produtos artesanais e caseiros na praça da cidade, onde você poderá comprar e também artesanatos diversos.

Além de uma volta ao passado com as ruas e arquitetura, você poderá também comer nos inúmeros cafés e restaurantes da vila com um toque caseiro.

COMO CHEGAR

A maneira mais rápida e menos complicada é ir de táxi. A corrida que fiz do centro de Bursa até a vila saiu TL 100,00 ou equivalente a R$ 28,00 ( outubro /22), para um trajeto de 18 Km.

Você poderá também pegar os micro ônibus que saem de diversas áreas do centro, mas achei meio complicado para encontrar qual realmente iria até lá. O valro dos micros é de TL 10,00 ou R$ 2,80 ( outubro / 22).

Passe uma tarde nessa inesquecível vila e volte ao passado por algumas horas.

PASSEIOS

LINKS

Você poderá se interessar também por:

36 FATOS SOBRE A TURQUIA

6 APPS PARA VOCÊ USAR EM ISTAMBUL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

− 3 = 4

Rolar para cima
Rolar para cima