Sinimbu – Uma bela opção rural no RS.

O que fazer em Sinimbu

Uma cidade basicamente de imigrantes alemães como alternativa para o turismo rural.

Sinimbu, cidade do interior do Rio Grande do Sul, próximo a Santa Cruz, é um local cheio de cultura e natureza para você explorar, além de, juntamente com a cidade de Rio Pardinho, fazer parte da Rota Germânica da área. Vamos ver um pouco de história do local e o que fazer.

HISTÓRIA

Várias versões são dadas a respeito da origem o nome da cidade, mas a versão mais acertada é a de homenagem ao Dr. João Lino Vieira Cansanção de Sinimbu, que foi o presidente da província de São Pedro do Rio Grande do Sul, tendo determinado a colonização das linhas Sinimbu, São João da Serra, Dona Josefa e Andréas. 

O primeiro imigrante alemão a chegar em Sinimbu, foi João Backes, recebendo em meados do século XIX o lote de terras número 35. Em julho de 1878, Carlos Trein Filho foi contratado para realizar a medição e a demarcação dos lotes cedidos nas localidades de São João e Sinimbu. Em abril de 1905, após o movimento de alguns moradores, a localidade de Sinimbu passa a ser distrito de Santa Cruz do Sul. O desenvolvimento acelerou-se com a Lei municipal n.º 18810/82, que delimitou e ampliou a área urbana da sede do distrito. A primeira tentativa de emancipação ocorreu em 1987, mas só foi garantida no plebiscito de 10 de novembro de 1991. Aproximadamente 75% da população é de origem alemã, e os demais se dividem entre lusos, italianos, negros e índios. O município é privilegiado por inúmeras belezas naturais e destaca-se por suas características culturais e históricas, tornando-se um excelente atrativo turístico no turismo rural, colonial e de lazer.

O QUE FAZER / VER
ROTA GERMÂNICA

A Rota Germânica do Rio Pardinho (Sinimbu – Santa Cruz do Sul) é uma viagem de volta ao passado, onde a cultura alemã mantém viva suas belezas e particularidades como tradição. A região preserva a arquitetura, a gastronomia, o artesanato e os hábitos e costumes originais dos colonizadores alemães. O nome tem sua origem no rio que percorre os dois municípios.

Vimos aqui a Rota Germânica pertencente à cidade de Rio Pardinho,. Agora vamos veressa rota pertencente à cidade de Sinimbu.

1 – IGREJA NOSSA SENHORA DA GLÓRIA

Sua construção iniciou em 1927. Trata-se de um suntuoso templo em estilo gótico. A planta foi projetada pelo arquiteto Simão Gramlich. É uma das mais belas igrejas deste estilo no Estado.

2 – MALHARIA E ARTESANATO SINIMBU

Confecção de roupas de tricô à máquina, prontas ou sob medida.

A Malharia e Artesanato Sinimbu também conta com trabalhos em tricô, crochê, bordados de fita e ponto cruz.

A Malharia e Artesanato Sinimbu é situada na Rua José Thomé Sobrinho, nº 240, no centro de Sinimbu.

Visitas apenas com agendamento prévio pelo whats:  (51) 99898-9669

3 – GRUTA NOSSA SENHORA DE LOURDES

Construída após uma inspiração divina que o padre Edmundo Reckziegel teve para homenagear a santa. É um local ótimo para visitação e reflexão, pois é rodeada por uma natureza exuberante, ideal para repouso.

4 – IGREJA EVANGÉLICA DE SINIMBU

A construção da Igreja Evangélica de Sinimbu foi iniciada em 1939 e inaugurada em 27 de novembro de 1949. O engenheiro Otto Hermann Menchen foi o responsável pela planta da igreja que hoje é um dos mais belos templos do município.

KAFFEEHAUS

Cafeteria e pizzaria situada na entrada de Sinimbu, em um antigo depósito de tabaco do Século XIX. O casal é super simpático e fazem questão de mostrar tudo.

Existe também uma pousada ao lado, que eles mesmos administram pelo AIRBNB. Olhe aqui.

PRAÇA DE SINIMBU

Andar pela Praça de Sinimbu, nos finais de semana, é uma boa ideia se você quer ter contato com locais, dar uma olhada na feira de artesanato e também comprar umas cucas.

A NATUREZA

Obviamente aproveitar a natureza exuberante no entorno…

SINIMBU MAIS HISTÓRIA

Projeto que resgata a história dos casarões tombados na cidade. Para conhecer o projeto e navegar pelos casarões, clique aqui.

Você já conhece a cidade de Sinimbu? O que acha? Não conhece? Agende um passeio com TONI NA ESTRADA. foi ele quem me levou a conhecer esses locais únicos. Mencione FUIPORAIBLOG.

Resolva tudo em só local: Passagens, seguro, acomodação e acessórios para sua viagem. Clique na imagem:

ORGANIZAÇÃO DE VIAGEM

Veja também:

ROTA GERMÂNICA DO RIO PARDINHO

4 CAFÉS EM SANTA CRUZ DO SUL

O ANTIGO SANATÓRIO KAEMPF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

22 + = 23

error: Oops. Conteúdo protegido !!
Rolar para cima
Rolar para cima