Se você está planejando uma viagem a Roma e está procurando coisas gratuitas para fazer pela cidade, saiba que é possível sim.
Coloco aqui 7 coisas gratuitas para fazer pela Cidade Eterna.
Organize sua viagem a Roma com FUIPORAIBLOG. Clique na imagem:
Índice de conteúdo [esconder]
1) História da arte: Caravaggio, Michelangelo e mais:
O segredo para admirar obras-primas artísticas valiosas gratuitas é visitar igrejas e basílicas .
Exemplo: Caravaggio .
Suas obras são exibidas nas igrejas de:
Exemplo: Michelangelo está presente com seu Moisés em San Pietro in Vincoli ou com a Pietà na Basílica de São Pedro .
Menos famosos, mas dignos de uma visita, são também as pinturas em perspectiva de Del Pozzo em Sant´Ignazio. Primeiro exemplo de 3D da história.
2) Arqueologia – Coliseu e Fóruns:
Pode não dar a mesma sensação de grandeza, mas para desfrutar de uma vista deslumbrante de toda a área, vá para os terraços panorâmicos do Capitólio , é uma experiência a não perder. Assim, você terá literalmente a seus pés toda a Roma Antiga : do arco de Septímio Severo ao Coliseu, das Basílicas à Cúria, da Via Sacra à casa das Virgens Vestais.
Caminhando por Via Alessandrina,você também pode apreciar os grandes fóruns imperiais de Trajano , Augusto e Nerva com seus extraordinários mercados, colunas, templos e muito mais!
3) Terraços Panorâmicos:
Uma excelente possibilidade que a cidade oferece é a de poder admirar todas as riquezas da cidade de cima graças aos famosos terraços panorâmicos .
Único em seu tipo, eles oferecem uma visão da ilimitada Roma.
Um dos mais famosos é o terraço do Pincio com vista para a Piazza del Popolo .
Do Gianicolo , uma colina localizada atrás de Trastevere , graças à sua posição estratégica com vista para o rio, será possível admirar uma vista deslumbrante de toda a cidade.
Daqui é possível reconhecer a Basílica de San Pietro , a imensa cúpula do Panteão , o tamanho majestoso do Vittoriano e muito mais.
4) Primeiro domingo do mês com museus entrada livre:
Fazem parte da lista dos gratuitos:
- As quatro sedes do Museu Romano Nacional ,
- Os banhos de Caracalla ,
- O Castel Sant’Angelo.
Mas se a visita estiver agendada para outra época do mês, aqui estão algumas outras sugestões.
Para os amantes da arqueologia e da história romana, recomendo o Museu da Via Ostiense instalado dentro de Porta San Paolo ou o importante Vittoriano com o túmulo do Soldado Desconhecido, o memorial militar às Bandeiras, o Museu Central do Risorgimento e o espaço exposição de arte moderna e contemporânea, que oferece sempre algumas exposições curiosas e interessantes para visitar, tudo de graça.
E lembre-se também que os Museus do Vaticano são gratuitos no último domingo de cada mês!
5) Parques e Vilas:
Para descansar depois de tanto caminhar , você pode escolher vários locais .
Os parques de Roma não são apenas oásis de paz imersos no verde, eles guardam muito preciosos tesouros artísticos.
a) Villa Doria Pamphilj:
Com o Casino del Bel Respiro , o escritório de representação da Presidência do Conselho de Ministros ou o parque de Villa Celimontana al Celio enriquecido por numerosas peças da coleção Mattei espalhadas nos jardins, entre os quais se destaca o obelisco egípcio de Ramsés II .
b) Villa Borghese:
O parque mais central dentro abriga a Galeria Borghese e o Museu do mesmo nome. A vila tem vastas áreas verdes com jardins italianos e fontes de todos os tipos.
c) Giardino Degli Aranci ( Parco Savello):
O jardim encantador está localizado no topo da colina Aventino: a partir daqui você terá um ponto de observação especial, tanto para o Circus Maximus, e para o Tibre e Trastevere.
A entrada é pela via Santa Sabina.
6) Ilha Tiberina e Gueto Judeu:
Um passeio na única ilha do rio Tibre não pode faltar.
Em uma área tão pequena, milênios da história estão presentes. Habitada e frequentada desde a época romana, nunca deixou de representar o ponto de conexão e a caminhada entre as duas margens do rio.
Uma jóia mais singular do que rara, da qual também é possível admirar o extraordinário trabalho de engenharia das paredes do Tibre que, desde o final de 1800, protege a cidade das inundações.
Para combinar com a visita, recomendamos a caminhada até o bairro judeu próximo que o Papa Paulo IV estabeleceu como um gueto real em 1555 e que foi finalmente desmantelado apenas no final do século XIX. Teatro de atrocidades e abusos por muitos séculos, hoje o gueto brilha e volta a ser vivo e frequentado graças aos esforços da comunidade judaica. Para ler mais sobre o bairro judeu, veja meu outro post aqui
7) Trastevere:
Alma popular desde os tempos da Roma antiga, Trastevere será capaz de dar surpresas contínuas e infinitas em cada esquina. Restaurantes, bares, cores, lojas…Basta caminhar por ele.
Agora você pode ir a Roma e não gastar 1 Euro!!
Sabe de algum outro local para indicar? Escreva nos comentários abaixo.
Organize sua viagem com FUIPORAIBLOG. Clique na imagem:
Cadastre-se no blog e receba atualizações:
Erro: Formulário de contato não encontrado.