Pichincha – local da vida noturna de Rosário

Pichincha, local de vida noturna em Rosário Argentina

Em Rosario existem diferentes tipos de bairros com sua história e seus “emblemas”. Hoje, é sobre o bairro “Pichincha”.

Nos últimos anos, Pichincha, formado pelas ruas Tucumán, Oroño, Francia, Jujuy, Brown e Rio Paraná, deixou de ser um bairro histórico por seus prostíbulos, teatros, cabarés, histórias de prostituição e bandidagem protagonizadas pela máfia, a um dos mais populares e concorridos da noite em Rosário. Com muitas opções gastronômicas, já que são pelo menos 2 lugares por quarteirão. Vamos ver um pouco de história do bairro e onde ir.

1- HISTÓRIA

No final do século XIX e até meados do século XX, era principalmente uma área de bordel . O bairro de Pichincha deve seu nome à Batalha de Pichincha, ocorrida no Equador, uma das principais batalhas das guerras de independência americanas.

Este bairro teve seu bordel florescente entre 1880 e 1930 com a organização Zwi Migdal , uma quadrilha criminosa judaica que lidava com a escravidão branca de mulheres. Estas foram trazidas para o nosso país enganadas e forçadas à exploração sexual em bordéis sob a proteção da corrupção policial . A fachada usada pela quadrilha para atrair mulheres jovens era a de uma Sociedade Judaica de Ajuda Mútua. Sob a promessa de conseguir trabalho e um futuro melhor, eles As trouxeram de lugares pobres da Europa Oriental e, uma vez na região, as prostituíram. 

O que vai fazer em Rosário?

Muitos bordeis funcionaram clandestinamente enquanto o município tentava controlar seu crescimento, mas, apesar de seus esforços, o “império bordel “ conhecido como Pichincha decolou. Muitas operavam legalmente e eram registradas de acordo com uma portaria de 1913 que estabelecia zonas para o estabelecimento desses negócios. 

A maioria desses lugares, e a própria organização, desapareceram por volta de 1930, quando as leis que protegiam a prostituição como negócio legal foram revogadas. Alguns subsistiam ilegalmente sob vários nomes e mascarados em outras áreas, como cafés ou uísques.

Para conhecer mais sobre o assunto, veja os livros oferecidos por Amazon. Clique sobre as capas dos livros.

2 – O BAIRRO HOJE

Hoje Pichincha perdeu sua marca de bordel e tornou-se um importante pólo cultural na cidade de Rosário. Desde 2002, o Ministério da Cultura do Município e o mercado de antiguidades Feria Retro funcionam aqui, além de vários bares e restaurantes.

O que vai fazer em Rosário?

Foram identificados 20 estabelecimentos bordéis cadastrados com nome e endereço, mas fala-se que havia mais de 60 no bairro. Dos edifícios originais, apenas 3 permanecem hoje, que em seu tempo eram os mais luxuosos. Entre elas está a casa de Madame Safó, onde depois funcionou um hotel; o Petit Trianon e  Finalmente, há El Elegante, que ainda existe como um lar de idosos. 

3- ONDE IR

Impossível listar todos os locais para conhecer devido à quantidade, mas selecionei alguns que visitei.

3-1-FEIRA ARTESANATO / ANTIGUIDADES

A feira de artesanato e antiguidades acontece todo sábado e domingo o dia todo. São várias stands desde comida, roupas, artesanato local, antiguidades, livros etc… Localiza-se ao final do Blv. Oroño em direção ao rio, à esquerda.

3-2- DISTRITO PICHINCHA

Após caminhar pela feira bateu aquela fome? Só atravessar a rua e você encontra o Distrito Pichincha. Um patio com vários food trucks a escolher. Crepes, carne, pancho , massas e muitas outras coisas. Sábado e domingo das 12h à meia noite e, de segunda a sexta das 18:00 a meia noite. Av. Rivadavia 2355.

3-3- MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DE ROSÁRIO

O MACRO (Museu de Arte Contemporânea de Rosário) foi inaugurado em 16 de novembro de 2004. Está localizado nos antigos silos Davis, uma construção localizada às margens do rio Paraná, composta por oito cilindros de cimento originalmente utlizados para armazenamento de grãos. A torre de dez andares hoje é utilizada para exposições, administração e atendimento ao público.  Av. de la Costa Estanislao López 2250.

3-4- COMEDOR BALCARCE

Um bodegón famoso da cidade. Também conhecido pelo locais como “El Vómito”. Aqueles locais para comer bem e barato. Brown 2093.

3-5- BARES RESTAURANTES

Há vários barese restaruantes pelas ruas Tucumán, Oroño, Francia, Jujuy, Brown e Rio Paraná, onde bares lotam à noite dando uma amosfera diferente ao local. Só caminhar por elas e escolher.

Alguns deles:

Quando vistar Rosário, vá até o bairro Pichincha. diversão, arte e boa comida, na certa!

LINKS

Você também poderá gostar de:

6 MELHORES BODEGONES DE ROSÁRIO PARA CONHECER

PASSEIOS

O que vai fazer em Rosário?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ 76 = 84

error: Oops. Conteúdo protegido !!
Rolar para cima
Rolar para cima