A interessante história do Bairro Parque Los Andes

O interessante Bbairro PArque Los Andes em Chacarita Buenos Aires

Surgiu como projeto em 1924, foi inaugurado quatro anos depois e é composto por 12 edifícios e 130 apartamentos. 

No bairro portenho de Chacarita , bem próximo ao maior cemitério da Argentina, existe um conjunto de apartamentos conhecido como “Barrio Parque Los Andes“.

Como decidi ficar neste bairro em Buenos Aires dessa vez, resolvi pesquisar o que havia de “diferente” por alí. Bingo! Esse conjunto de apartamentos com uma história e arquitetarua maravilhosa.

Esse conjunto de casas, projetado há mais de nove décadas, está distribuído em 12 prédios com estrutura semelhante. E, apesar das modificações, muitos mantêm seu design original. 

Portanto, além de ser um grande espaço residencial , também é um dos bairros planejados mais emblemáticos da Cidade de Buenos Aires.

Índice de conteúdo

HISTÓRIA

O condomínio fechado ocupa um quarteirão inteiro e possui 12 prédios cercados por parques e jardins internos.

Parece uma luxuosa obra construída nos últimos tempos. No entanto, o complexo foi inaugurado em outubro de 1928 e quando foi projetado fazia parte das “casas baratas” destinadas a substituir a superlotação que existia nos cortiços de Buenos Aires naquela época.

O condomínio fica no bairro da Chacarita e ocupa o quarteirão das ruas Guzmán, Concepción Arenal, Rodney e Leiva. No projeto tinha o nome de “Gamma” porque era o terceiro de um conjunto onde outros dois se chamavam “Alfa” e “Beta”, pensados ​​para Palermo e Flores, mas nunca fabricados. Mais tarde seu nome oficial seria “Casa Coletiva do Parque Los Andes”.

Estas casas não foram pensadas apenas para ter ar e luz (ainda existem as pérgulas e parques infantis, assim como os jardins e a fonte central); Contavam também com um bom serviço de higiene e quartos com 4 x 4 metros de altura, cozinhas e fogões, banheiro com banheira embutida, lavanderia e até um duto com sua correspondente porta metálica para descartar os resíduos . Além disso, havia lojas, uma biblioteca e até um teatro com 150 lugares. Ainda existe uma biblioteca, mas nao pertence exclusivamente ao condomínio.

O autor da obra foi Hermin Hilario Bereterbide, nascido em Rosário, militante e formado em arquitetura em 1917. Sua preocupaçõ foi centrada em dar qualidade de vida aos mais necessitados.

Um ponto muito marcante do Barrio Parque Los Andes é que alguns prédios, no andar térreo, possuíam espaços comerciais que estavam incluídos no desenho original do projeto. 

Portanto, à época de sua inauguração, essas casas coletivas possuíam 23 grandes lojas. , No entanto, com o passar do tempo, foram-se transformando em novos apartamentos e/ou dependências. 

Também é importante destacar que esse curioso bairro da Chacarita tinha um pequeno teatro e uma creche .

LOS ANDES HOJE

O parque Los Andes hoje deixou de ser popular. Um bairro movimentado com todo tipo de comércio, metrô basicamente à porta, um parque com mesmo nome bem à frente com árvores, atividades ao ar livre e, obviamente os preços deixaram de ser popular. Os apartamentos são grandes, de 82 m2 ou mais. ùnica desvantagem: não tem elevador.

Eu achei um anúncio de venda de um apartamento para vocês terem uma ideia de como são por dentro. Esse tipo não é um dos maiores. Veja fotos e preço aqui.

Quer saber como pe viver no condomínio? Esses 3 vizinhos nos contam como é a experiência. Veja aqui.

Viagem personalizada a Buenos Aires

Gostei tanto do bairro, da história e arquitetura, que resolvi fazer um post sobre o local e compartilhar com vocês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

− 1 = 1

Rolar para cima
Rolar para cima