8 Palavras e Expressões Usadas Pelos Paisas – Região Medellin – Colômbia

9 espressoes e palavras usadas pelo Paisas

A Colômbia é um país muito diversificado no uso do espanhol, cada região do país possui palavras e expressões diferentes que são importantes saber se você viajar para Antioquia.

Abaixo compartilhamos algumas das expressões e palavras mais utilizadas pelo Paisas, região de Antioquia, onde fica Medellin.

1 – PARCE / PARCERO

Esta palavra é muito popular e é usada para se referir a um amigo. Seu uso é comum entre os jovens e é muito utilizado na cidade de Medellín quando alguém diz olá, por exemplo: Hola, Parce!

2 – CHARRO

O significado é um pouco difícil de descrever porque é usado em diversas ocasiões, significa algo estranho ou alguém estranho. Ese hombre tan charro …

3 – ESTAR AMAÑADO

Você provavelmente vai perceber que esta é uma das perguntas que os taxistas mais fazem em Medellín. Muitas vezes é usada para perguntar se você se sente bem em um lugar. Si está amañado?

4 – DE UNA

Sinônimo de “listo” (pronto), é uma forma de dizer que você está pronto para o que lhe propõem. E é usado dizendo:. Claro, de una . Listo, de una .

5 – IR A LOLIAR

É o plano apreciado entre amigos nos finais de semana. É dar um passeio e olhar as vitrines das lojas de roupas ou ir a um shopping para ver o que as lojas de moda oferecem. Não significa ir às compras, mas sim ver sem comprar.

6 – IR A TINTIAR

Como o café é a bebida que os colombianos mais consomem diariamente, é comum dizer para alguém: Vamos tintiar? Quer dizer, vamos nos encontrar para tomar um café e conversar um pouco? Lembremos que na Colômbia tinto é um café preto ou um café americano, não tem o mesmo significado que no Brasil onde significa uma taça de vinho tinto.

7 – OME

Quando você quiser exclamar admiração por uma situação você pode dizer… “ome” que é a forma abreviada de dizer “hombre”

8 – MONTAÑERO

Antioquia é um departamento (estado), que se caracteriza por ser rodeado de montanhas, o montanhista é aquele que vem das montanhas. Seu uso pode ser depreciativo se não for bem utilizado, por exemplo, alguém pode dizer a outra pessoa “não seja tão montanhista”. Seu outro uso pode significar simplesmente que é alguém que vem das montanhas ou dos camponeses.

Gostou das expressões? Qual já conhecia?

LINKS

Os Principais Bairros de Medellín: Um Guia para a Diversidade Urbana e Cultural
Um Exemplo de transformação ? Comuna 13 em Medellin
Uma Breve História da Região e do Povo Paisa na Colômbia

VIAGEM PERSONALIZADA

Crie sua viagem personalizada a Medellin. Clique na imagem:

LOJA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

29 + = 34

error: Oops. Conteúdo protegido !!
Rolar para cima
Rolar para cima