Localizado no final da Av. de Mayo, esse edifício foi construído a mando do italiano Luis Barolo, que migrou para Argentina e fez fortuna com fazendas de gado e exportação de tecidos. Sua inspiração foi o poema épico do século 14 chamado A Divina Comédia de Dante Alighieri.
Há vários símbolos em seu interior que remetem à obra ou à maçonaria, uma vez que seu proprietário integrava a “sociedade secreta”.
Conheça mais sobre a história secreta do palácio:
A altura de 100 metros do edifício, correspondem aos 100 cantos do trabalho de Dante. Os nove pontos de acesso ao edifício representam os 9 círculos e as 9 hierarquias do inferno.
A fachada e a torre neoclássica evocam a arquitetura expressionista de Gaudi enquanto também traz o melhor exemplo da arquitetura Art Nouveau em Paris.
O palácio é dividido em três partes: inferno, purgatório e céu. A galeria do térreo ( o inferno), atravessa todo o edifício e tem no piso vários círculos de bronze e vidro, que deixam a luz penetrar no piso inferior. Representam o fogo do inferno.
Para conhecer o purgatório e o céu, é preciso fazer a visita guiada do palácio. Saiba mais sobre os tours diurnos e noturnos, assim como preços no site do palácio Barolo.
No topo do edifício, há um farol de vidro e varandas de onde se pode ter uma vista de toda cidade. Essa parte representa o céu.
Os símbolos maçônicos podem ser vistos no hall do elevador. O piso é um mosaico preto e branco. A ponta da flecha que aponta os andares dos elevadores, em cima das portas, é uma flor-de-lis. Na placa onde se lê “ascensor” a letra “a” tem um compasso.
Parte prática:
Endereço: Avenida de Mayo, 1370.
Gostou da história do palácio Barolo? Já conhecia?
Organize sua viagem com FUIPORAIBLOG. Passagens, acomodação, seguro, passeios e etc.. Clique na imagem abaixo:
Cadastre-se no blog para receber atualizações:
Erro: Formulário de contato não encontrado.