12 curiosidades sobre a Sicília – Já sabia?

12 curiosidades sobre a sicilia italia

Como um descendente de siciliano, o melhor da Itália é a Sicília. Claro! 🙂

A Sicília é rica em cultura, povo acolhedor, belas praias e comida…..muita comida!

A Sícília pode não ser o local mais “glamoroso” da Itália, mas com certeza, ninguém te olhará de cara feia por você ser um estrangeiro interessado na cultura deles.

Poderia escrever páginas e páginas sobre a Sicília, mas vamos às curiosidades…

1) Na Sicília não existe regime – O povo come muito e muito bem. Muita coisa frita. Pizza frita, berinjela frita, Sardinha frita etc… Doces, muitos doces que você não irá resistir. Então, você vai engordar SIM!

2) Na Sicília e suas ilhas satélites, ao todo, há 10 vulcões mas, o mais famoso, é o Etna ainda bem ativo. Você o vê de praticamente qualquer local da cidade de Catânia. Próximo de onde está localizado.

3) A Sicília é uma região cujo nome se deve ao Sicanos, um povo que habitou esta ilha há alguns séculos atrás. Trinacria foi outra das suas denominações devido á sua forma triangular. Foi conquistada primeiro pelos gregos, romanos, vândalos e então normandos.

4) O povo siciliano é exaltado – Eu descrevo diferente. Digo que não é um povo acostumado com “água morna”. TUDO tem paixão ou drama. Então, não ligue se você estiver conversando com siciliano (a) e ele(a) parecer que vai lhe “mandar longe” no próximo segundo. Lembre-se… eles tem “paixão” quando falam. Quase uma cena de teatro.

5) Trânsito caótico – Nas grandes cidades como Palermo e Catânia, o trânsito é confuso e caótico (nada relacionado a engarrafamento). Até para os do norte da Itália é considerado caótico. Não respeitam muito sinal, correm, xingam, gritam e buzinam. Mas, para quem já passou por Roma, Nápoles ou cidades brasileiras, nada alienígena.

6) As feiras de rua na Sicília – Um show à parte. As de Palermo (Vucciria, Ballarò e Capo), a de Catânia (Pescheria, Mercato de Piazza Carlo Alberto) e a de Ortigia. Uma melhor do que a outra, mas especial atenção ao Mercado de Ballarò em Palermo, com origem árabe.

7) A Sicília não é apenas a maior ilha da Itália , mas em todo o Mediterrâneo.

8) A Sicília é a região da Itália com mais lugares reconhecidos como Patrimônio Mundial pela UNESCO. São 7: o já Monte Etna, a área arqueológica de Agrigento, a vila romana del Casale na Piazza Armerina, as ilhas Eolie, as cidades barrocas de Val di Noto, a cidade de Siracusa e a rota árabe – Normando de Palermo e Monreale para Cefalù.

9) Uma das curiosidades da gastronomia siciliana é a tradição profundamente enraizada da comida de rua . Recentemente, a revista Forbes classificou a cidade de Palermo na 5ª posição dos melhores lugares para comer na rua e como a primeira capital europeia da comida de rua .

10) Catânia..a cidade negra – Várias construções e atrações de Catânia utilizam pedras de lava como material de construção. São palácios, casas, igrejas, monumentos, pavimentação de ruas e até o porto, tudo construídos com pedras de lava. Devido a isto, Catânia é chamada de “cidade negra”.

11) Na Sicília, estão os dois maiores teatros gregos da Europa e da África : o teatro grego de Siracusa e o de Taormina; é essa ordem, uma curiosidade sobre a Sicília que a coloca em uma posição importante no mapa da arqueologia antiga.

12) Uma das características únicas da Sicília é que a influência de diferentes culturas fez com que a culinária siciliana tivesse muitas influências africanas . Por esse motivo, uma das curiosidades da Sicília é que, em uma de suas cidades, em San Vito lo Capo, um dos pratos mais preparados é o cuscuz. Todos os anos, o Cous Cous Fest é realizado para escolher o melhor cuscuz da ilha. A tradição trapanesa determina que seja feita com peixe , mas também é geralmente cozida com legumes ou carne.

Agora que você já conhece um pouco sobre a Sicília, que tal visitá-la no futuro?

Veja todos os posts sobre Catânia aqui

Todos os posts sobre Palermo aqui.

Auguri a tutti!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

53 + = 58

error: Oops. Conteúdo protegido !!
Rolar para cima
Rolar para cima